Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Por que o VW T-Cross foi mal no Euro NCAP e o Chery Tiggo 7 não?

Por que o VW T-Cross foi mal no Euro NCAP e o Chery Tiggo 7 não?

Na sessão de testes de outubro de 2025,o Euro NCAP, o programa europeu de avaliação de segurança para carros novos, colocou mais uma avalanche de novos modelos sob suas lentes escrupulosas.

Os resultados são bastante animadores, pois dos dezoito carros testados, quinze obtiveram uma classificação geral de 5 estrelas, enquanto um obteve 4 estrelas e, infelizmente, dois pararam em apenas 3 estrelas do Euro NCAP. Um desses que tirou a menor nota foi a configuração europeia do Volkswagen T-Cross, produzida por lá para aquele mercado e sem conexão com o SUV feito e vendido no Brasil. Por outro lado, os Chery Tiggo 7 e 8 entraram no grupo dos que tiveram nota máxima. Veja alguns dos destaques:



Audi Q3, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Audi Q3 – 5 estrelas

Nota máxima para o novo Audi Q3, que recebeu 5 estrelas graças aos resultados consistentes nos vários testes de segurança impostos pelo programa Euro NCAP. Nenhuma porcentagem recorde em segurança, mas altas porcentagens médias em todas as áreas, começando com um bom 87% para proteção de adultos.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
87% 86% 80% 78%


BMW X3, testes de colisão do Euro NCAP 2025

BMW X3, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

BMW X3 – 5 estrelas

Nem mesmo o BMW X3 deixa de atingir a meta de cinco estrelas do Euro NCAP. O SUV alemão de tamanho médio recebe nota máxima com boas classificações de segurança, apenas um pouco acima do seu rival Audi Q3 em proteção para adultos e auxílios ao motorista.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
88% 84% 77% 80%


Cadillac Optiq, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Cadillac Optiq, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Cadillac Optiq – 5 estrelas

O Cadillac Optiq é o SUV crossover elétrico americano nascido na China que obteve 5 estrelas no primeiro teste do Euro NCAP. As médias obtidas nos testes de colisão e na avaliação de auxílios à direção e ADAS são de bom nível e, de qualquer forma, superiores às obtidas recentemente por outros modelos da marca americana.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
83% 81% 76% 74%


Chery Tiggo 7, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Chery Tiggo 7, testes de colisão do Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Chery Tiggo 7 (avaliação) – 5 estrelas

O Chery Tiggo 7 foi reexaminado após os primeiros testes em julho, depois que o fabricante chinês corrigiu um problema encontrado nos airbags laterais traseiros em caso de impacto lateral para o mercado europeu. O novo teste rendeu ao SUV asiático 5 estrelas, resultado estendido ao seu gêmeo espanhol, o Ebro S700. Na Itália, o carro foi rebatizado e adaptado pela DR Automobiles e vendido como DR 6.0 e Sportequipe 6, enquanto no Brasil é comercializado sob a marca Chery, mas por meio da CAOA. Ele agora brilha com 85% de proteção para crianças.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
82% 85% 80% 78%


Ebro S800, i teste de colisão Euro NCAP 2025

Ebro S800, gêmeo espanhol do Chery Tiggo 8, no teste de colisão Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Chery Tiggo 8 (avaliação) – 5 estrelas

Um pouco maior que o Tiggo 7, o Chery Tiggo 8 ainda é um SUV chinês com motores a gasolina e híbrido plug-in. Ele sempre obtém 5 estrelas com resultados baseados em seu irmão menor e resolve o problema de segurança anterior dos airbags traseiros. Na Espanha, ele é vendido como Ebro S800 e, na Itália, como DR 7.0 e Sportequipe 8.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
82% 85% 80% 78%


Volkswagen Golf, i teste de colisão Euro NCAP 2025

Volkswagen Golf, i teste de colisão Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Volkswagen Golf (avaliação) – 5 estrelas

A avaliação do Volkswagen Golf em sua oitava geração, esta presente no Brasil na versão GTI apenas, confirma a classificação de 5 estrelas do Euro NCAP, com bons níveis de segurança, especialmente na proteção de crianças. Em comparação com o teste de 2022, o desempenho na proteção de pedestres e ciclistas melhorou.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
80% 86% 85% 79%

Volkswagen ID.4 (avaliação) – 5 estrelas

O Volkswagen ID.4 elétrico, oferecido no Brasil apenas por assinatura, volta a ser testado pelo Euro NCAP e, mais uma vez, ganha 5 estrelas. Acima da média estão os 89% alcançados na segurança do ocupante adulto.

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
89% 87% 84% 76%


Volkswagen T-Cross, i teste de colisão Euro NCAP 2025

Volkswagen T-Cross, i teste de colisão Euro NCAP 2025

Foto de: Euro NCAP

Volkswagen T-Cross (avaliação) – 3 estrelas

O Volkswagen T-Cross, que passou por uma reformulação há dois anos para o mercado Europeu, não era submetido aos testes de colisão do Euro NCAP desde 2019, quando obteve 5 estrelas. Nos novos testes de 2025, o resultado é bem diferente: 3 estrelas. A “culpa” por esse resultado é de 74% na proteção de adultos, 60% para pedestres e ciclistas e 57% no ADAS (fraco desempenho da frenagem automática de emergência).

Proteção de adultos Proteção de crianças Proteção de usuários vulneráveis da estrada Sistemas de assistência ao motorista
74% 81% 60% 57%

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…