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Porsche 718 Boxster e Cayman a gasolina saem de linha em outubro

Sabíamos que esse dia chegaria, então não fique muito triste com o fato de a Porsche estar prestes a aposentar sua dupla 718 movida a gasolina. Os atuais Boxster e Cayman estão em seu leito de morte desde o ano passado, quando foram retirados de linha na Europa devido a regulamentações mais rígidas de segurança cibernética. Conforme apurado pelo Motor1.com, o resto do mundo também os perderá no final deste ano.

O chefe de comunicação de produto da Porsche Cars North America, Frank Wiesmann, nos informou que o Boxster e o Cayman de quarta geração (série 982) entraram em seus últimos meses de produção. As últimas unidades estão programadas para produção em outubro.

Embora a principal fábrica de Zuffenhausen (ALE) esteja montando os carros desde 2016, parte da produção foi transferida em 2022 para Osnabrück (ALE), onde a Volkswagen continuará a fabricar o T-Roc conversível até 2027.

O ano passado foi o último completo de produção do cupê de motor central e do conversível, com um aumento de 15% nas vendas, para 23.670 unidades. No primeiro trimestre de 2025, os registros caíram 22%, para 4.498 veículos, o que não é surpreendente, considerando que o 718 deixou de ser produzido para a União europeia e em outros mercados, seguindo a legislação do Velho Conitnente.

Deve-se observar que o Boxster RS Spyder e o Cayman GT4 RS permanecem, pois as edições especiais foram isentas dos regulamentos devido às suas tiragens limitadas de produção.

Embora os modelos descontinuados quase sempre sejam rapidamente substituídos por versões de nova geração ou veículos diferentes, a Porsche está dando um tempo com o sucessor (indireto) do 718. O Boxster e o Cayman elétricos ainda estão em fase de desenvolvimento e, portanto, não serão lançados este ano. Em discurso na reunião geral anual da marca, o CEO Oliver Blume disse que os carros esportivos silenciosos (elétricos?) chegarão em “médio prazo” e acrescentou que ambos serão “ainda mais dinâmicos, ainda mais potentes e com uma experiência de direção pura”.




A Porsche admitiu que sua meta anterior de que os veículos elétricos respondam por 80% das vendas anuais até 2030 não é mais viável. Ainda assim, isso não muda o fato de que o Boxster e o Cayman com motor de combustão interna desaparecerão.

No entanto, Zuffenhausen está aplicando uma estratégia diferente ao restante de sua linha. O Cayenne coexistirá com a próxima variante elétrica até a década de 2030. O Panamera também manterá seus motores a gasolina até a próxima década. O motor V8 biturbo de 4 litros está sendo reprojetado para atender aos padrões Euro 7 e o sua produção continuará até a década de 2030.

A Porsche também está considerando um novo SUV movido a gasolina para substituir o Macan movido a combustão, lançado há 11 anos. Se aprovado, o modelo ainda sem nome chegaria perto do final da década com trens de força térmicos e híbridos.

A montadora alemã também está considerando adicionar motores a combustão a veículos originalmente destinados a serem totalmente elétricos. Em novembro passado, o ex-diretor financeiro da empresa, Lutz Meschke, mencionou essa possibilidade surpreendente.

Blume também mencionou que o alcance elétrico “continuará a crescer conforme planejado”. Sua declaração indica que o grande SUV de três fileiras que foi anunciado pela primeira vez há alguns anos ainda está em desenvolvimento.

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