Search
Close this search box.

Porsche fará esportivos elétricos ou a combustão?

Em 2022, a Porsche anunciou planos para lançar substitutos elétricos para Boxster e Cayman ainda nesta década. Apesar de um aumento menor do que o esperado na adoção de veículos elétricos, a dupla 718 sem gasolina ainda está a caminho. A marca aceitou a realidade de que os modelos a combustão continuam sendo uma necessidade no segmento de esportivos, onde o apetite dos compradores por motores térmicos continua a impulsionar as vendas.

Em setembro, a Porsche se comprometeu a instalar um motor a gasolina nas versões “top” do Boxster e do Cayman. Ironicamente, o anúncio foi feito apenas um mês antes do fim da produção da geração 982 da dupla. Um relatório interessante da Autocar sugere que a montadora alemã tem planos muito maiores do que se pensava inicialmente trazer de volta os propulsores a combustão para esses carros esportivos.

Acredita-se que essas versões “top” mencionadas pela Porsche sejam apenas uma solução temporária baseada nas bases antigas dos carros, de acordo com o relatório. Em outras palavras, diz-se que são versões com o emblema RS do Boxster e do Cayman, recentemente descontinuados. Os informantes  citados pela Autocar afirmam que o retorno da série 982 funcionará como um “tampão” até a chegada dos novos modelos com motor a combustão.

Se os rumores se confirmarem, a Porsche está reformulando a plataforma PPE Sport do 718 elétrico para suportar um motor a gasolina. Onde já ouvimos isso antes? O principal SUV da empresa também deveria ser exclusivamente elétrico, mas agora está sendo reformulado para acomodar a potência de combustão.




Voltar à prancheta para tornar os motores compatíveis com uma arquitetura originalmente projetada exclusivamente para motores elétricos e baterias inevitavelmente envolverá compromissos. Provavelmente, também não será barato. Ainda assim, a Porsche provavelmente fez as contas e concluiu que essa abordagem é mais econômica do que desenvolver uma plataforma a combustão totalmente nova do zero para servir de base aos novos 718 Cayman e Boxster.

Por mais desejáveis e emocionantes que fossem os antigos Boxster e Cayman, a Porsche se deparou com um obstáculo legal. Os carros tiveram que ser retirados da maioria dos mercados europeus em julho de 2024, quando o novo Regulamento Geral de Segurança da União Europeia entrou em vigor. Ambos os modelos não conseguiram atender aos requisitos atualizados de segurança cibernética, o que levou à sua retirada antecipada da UE. O Cayman GT4 RS e o Boxster RS Spyder foram isentos graças ao seu status de baixo volume.



Porsche 718 Cayman GT4 RS

Na época, a Porsche optou por não atualizar a plataforma para manter os carros à venda na Europa. Essa decisão fazia sentido, já que o Boxster e o Cayman já estavam chegando ao fim de seu ciclo de vida globalmente. No entanto, a Autocar informa que a plataforma antiga terá uma segunda chance com o retorno do Cayman GT4 RS e do Boxster RS Spyder. Esses modelos serão vendidos junto com a próxima geração de EVs antes que a Porsche migre as versões a gasolina para a mesma plataforma PPE Sport que sustenta os carros elétricos.

Espera-se que os 718 elétricos sejam lançados em algum momento de 2026, e os modelos RS a gasolina provavelmente serão lançados logo em seguida. A transição das variantes a combustão para a nova plataforma não é esperada até perto de 2030.

Além do Boxster, do Cayman e do SUV grande, outro Porsche com motor a combustão que não foi planejado originalmente é o sucessor do Macan de primeira geração. Ele está previsto para 2028 com um nome diferente, deixando o Macan elétrico como o único portador desse emblema.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Hyundai vai ter novo Elantra no Brasil, mas não como você pensa

Já faz tempo que a coreana Hyundai não oferece mais no Brasil o sedã médio…

Jaguar demite designer de carro polêmico? Marca nega!

É sabido que o Jaguar Type 00, um conceito apresentado há um ano para mostrar…

Honda e Detran-SP fazem recall da Takata em veículos de pátio

O Detran de São Paulo iniciou uma ação inédita para regularizar recalls de segurança em…