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Porsche lança 911 Carrera 4S renovado com tração integral

Depois do facelift apresentado no ano passado, a marca acaba de revelar as novas variantes “S” com tração integral: o Coupé Carrera 4S, o Cabriolet e o Targa 4S. A principal novidade? Mais potência, lista de equipamentos de série mais generosa do que a dos antecessores e, claro, um aumento considerável no preço.

Sob o capô, os novos 4S seguem a mesma receita dos modelos Carrera S com tração traseira, trazendo o já conhecido flat-six biturbo de 3,0 litros, agora com 473 cv e 54 kgfm de torque. O ganho de potência vem, em grande parte, dos intercoolers herdados do 911 Turbo, segundo a própria Porsche.

Para efeito de comparação, o motor entrega a mesma potência do antigo Carrera GTS, mas com torque um pouco menor. A única transmissão disponível é a PDK de dupla embreagem com oito marchas — o câmbio manual segue restrito a versões mais puristas como o Carrera T e o GT3.

Entre os diferenciais dos novos 4S, estão o escapamento esportivo e os freios maiores, ambos vindos do antigo GTS. Seguem de série os amortecedores adaptativos, o diferencial traseiro com deslizamento limitado e rodas de 20″ na dianteira e de 21″ na traseira. Suspensão esportiva, eixo traseiro direcional, pacote Sport Chrono e os freios de carbono-cerâmica permanecem opcionais — mas, no caso do Targa 4S, o eixo traseiro direcional já vem de fábrica.



Porsche 911 Carrera 4S Coupé, Cabriolet e 911 Targa 4S

Foto de: Porsche

Por dentro, os novos 911 4S contam com mais revestimento em couro como item de série e o controverso painel de instrumentos 100% digital, uma das principais mudanças da geração atual. Outra curiosidade: o Coupé agora sai de fábrica como um dois lugares, mas o arranjo 2+2 ainda pode ser incluído sem custo. Já o Cabriolet e o Targa mantêm quatro lugares como padrão.

Nos Estados Unidos, cerca de metade dos 911 “S” vendidos têm tração nas quatro rodas — por isso, essa expansão faz diferença para a linha. Vale lembrar que, desde o facelift, o modelo de entrada com tração integral era o Carrera 4 GTS híbrido, o que deixava um “vazio” abaixo dele. Agora, os 4S ocupam esse espaço.



Porsche 911 Carrera 4S Coupé, Cabriolet e 911 Targa 4S

Foto de: Porsche

60 anos do Targa 

Aproveitando a ocasião, a Porsche celebra os sessenta anos da carroceria Targa, que fez sua estreia em setembro de 1965, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (ALE). Na época, o 911 Targa surgiu como resposta às discussões sobre a segurança dos conversíveis tradicionais, especialmente no exigente mercado norte-americano.

A primeira geração foi apelidada de “cabriolet da segurança” por trazer uma barra de proteção larga e inspirada no automobilismo. Com teto removível e janela traseira retrátil, o modelo combinava a liberdade de um conversível com a proteção de um cupê fechado. O nome Targa veio da lendária corrida de resistência italiana, a Targa Florio — inspiração para tantas soluções da marca.



Porsche 911 Carrera 4S Coupé, Cabriolet e 911 Targa 4S

Foto de: Porsche

Hoje, o 911 Targa é um verdadeiro ícone, aperfeiçoado em engenharia e design ao longo de seis décadas. Com o lançamento da geração 993, em 1993, o teto deixou de ser removido manualmente, tornando o uso ainda mais prático. Desde 2006, todos os Targa são oferecidos exclusivamente com tração integral, reforçando sua versatilidade para todas as estações.

A partir de 2014, o modelo ganhou um módulo de teto totalmente automático, capaz de abrir ou fechar tudo em apenas 19 segundos, em uma coreografia impressionante: o vidro traseiro se move para trás enquanto o teto se dobra de forma elegante. A clássica barra de proteção e o vidro traseiro envolvente seguem homenageando o Targa original. O sistema atual está disponível em quatro cores: preto, azul, vermelho e marrom.



Porsche 911 Carrera 4S Coupé, Cabriolet e 911 Targa 4S

Foto de: Porsche

Preços

Mas, como era de se esperar, as novidades vem acompanhadas de um reajuste salgado no mercado dos EUA. O Carrera 4S Coupé 2026 parte de US$ 156.450, o que equivale a cerca de R$ 860 mil, e representa um aumento de US$ 16 mil (R$ 88 mil) sobre o modelo 2024 — um aumento que a Porsche justifica com mais conteúdo e desempenho.

O Carrera 4S Cabriolet sobe para US$ 169.650 (R$ 933 mil), enquanto o Targa 4S custa US$ 171.350 (R$ 943 mil). E mesmo com os valores mais altos, a marca garante: a demanda por novos 911 continua muito acima da oferta.

Já por aqui, a linha 911 parte de R$ 930 mil na versão Carrera e pode chegar aos R$ 1.180.000 na Carrera GTS. No entanto, nenhuma configuração oferecida no Brasil tem tração integral neste momento. Até o momento, a Porsche ainda não confirmou uma data para a chegada das configurações com tração nas quatro rodas para o esportivo em nosso mercado.

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