O novo Cayenne elétrico segue em testes na Europa e já deixa claro que quer manter o legado de ser um SUV para entusiastas, mesmo trocando o V8 por motores elétricos. Em vez de circuito fechado, o protótipo rodou em montanhas históricas e situações de reboque pesado, tudo para mostrar que desempenho, estabilidade e praticidade ainda são parte da receita.
Um dos destaques foi a subida de Shelsley Walsh, na Inglaterra, uma das pistas mais antigas do automobilismo mundial. O Cayenne camuflado bateu o recorde anterior para SUVs, baixando o tempo em mais de quatro segundos e cravando 31,28 segundos em 914 metros de pista com trechos estreitos e inclinação de até 16%. Nos primeiros 18 metros, a marca foi de 1,94 segundo, números de carros esportivos monoposto, mas com pneus de rua.
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Fonte: Porsche
A Porsche também mostrou que quer manter a versatilidade que fez do Cayenne um sucesso entre famílias e quem precisa de um carro que faz tudo: mesmo totalmente elétrico, o SUV vai ter capacidade de reboque de até 3.500 kg, igual à versão a combustão.
Isso só é possível com um projeto que combina a plataforma PPE de 800 volts, mesma base do Macan EV, mas adaptada para o porte maior. Para efeito de comparação, o Macan Turbo elétrico já entrega 639 cv e faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos — o Cayenne, maior e mais pesado, deve ficar na casa dos 3 a 3,5 segundos.

Foto de: Porsche
Oficialmente, a Porsche diz apenas que o elétrico será “pelo menos tão potente” quanto o atual Turbo E-Hybrid, que usa um V8 biturbo somado a motor elétrico para gerar 729 cv e 95 kgfm, acelerando de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos. A conferir.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid atual
Foto de: Porsche
Geração antiga continua
Enquanto o irmão menor Macan vai perder as versões a combustão até 2026, o Cayenne vai seguir outra rota. A Porsche já deixou claro que o modelo a gasolina não sai de cena tão cedo: motores V8 seguirão até 2030, convivendo ”em harmonia” com a nova geração totalmente elétrica.
A geração atual já oferece um sistema de eletrificação, ainda que não tão avançado quanto o que o Cayenne Electric vai trazer. Hoje, o SUV usa motores híbridos plug-in, com preços que começam em R$ 795 mil na versão E-Hybrid e chegam a R$ 1,36 milhão na esportiva Turbo E-Hybrid.
Na configuração E-Hybrid, o conjunto combina um motor a combustão 3.0 V6 de 304 cv com um motor elétrico de 176 cv, entregando potência combinada de 470 cv e torque de 66,3 kgfm. Já na Turbo E-Hybrid, o motor a combustão sobe para um 4.0 V8 com 599 cv, também combinado a um motor elétrico de 176 cv, elevando o total para 739 cv e 96,9 kgfm de torque.