Se no resto do mundo os sedãs vem perdendo espaço para os utilitários esportivos, o mesmo não pode ser dito da China. Por lá, o grupo Volkswagen ainda aposta forte no segmento de três volumes, como é o caso do VW Lavida Pro, um sedã médio com proporções de Jetta que é vendido ao lado do modelo norte-americano e acaba de ser atualizado para 2025.
Achou confuso? pois a situação piora mais se olharmos o portfólio da marca por lá. Como resultado da parceria da VW com os grupos SAIC e FAW, muitos modelos que são vendidos em outras partes do mundo recebem versões próprias para agradar as duas subsidiárias, e dessa forma, temos vários modelos de mesmo porte sendo vendidos lado a lado.


Foto de: Volkswagen
Hoje exclusivo do mercado chinês, a marca conta com uma geração inteiramente nova do Passat, que passou a ser vendido apenas como perua na Europa. Há ainda o Lamando, que é considerado uma versão mais esportiva e acupêzada do Jetta e, para quem quer algo menor que o Lavida Pro, há o Lavida XR, que é a versão asiática do nosso Virtus.
Voltando ao Lavida Pro, o sedã que ganhou vida por meio da joint venture SAIC-VW passou recentemente pelo escritório do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) para homologação. Não é exatamente um carro ousado, ele parece um sedã dos anos 2000 que recebeu uma atualização no estilo para 2025: maçanetas embutidas, barra de luz traseira interligando as lanternas e faróis finos.

Foto de: MIIT
Para ser gentil, não é o sedã mais empolgante que já vimos, mas, pelo menos, não é outro SUV. Dito isso, a distância em relação ao solo notavelmente generosa lembra muito a dos últimos Renault Logan com câmbio CVT ou do Volvo S60 Cross Country.
Sob o capô, há um motor 1.5 TSI que produz modestos 109 cavalos, enviados para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática. Medindo 4,71 metros, ele tem aproximadamente o mesmo tamanho do Jetta que conhecemos. Construído em uma variação da MQB, ele pesa cerca de 1300 kgs. Os documentos do MIIT mostram que a VW está mantendo as coisas básicas, oferecendo rodas de 15 e 16 polegadas.

Foto de: MIIT
Um carro como esse faria sentido no Brasil? Provavelmente não, visto que o Grupo VW já tem o segmento bem coberto com o Virtus e o Jetta GLI. Ainda sim, é de se invejar tamanho número de opções que o mercado chinês oferece, principalmente em categorias superiores, como a do Passat e do Arteon.
Fonte:
Ministry of Industry and Information Technology (MIIT)