Após apresentar o primeiro carro da linha Neue Klasse, a BMW já prepara seu próximo passo e adiantou como será o futuro elétrico do Série 3. Batizado de i3, o sedã beberá da fonte do SUV iX3 e trará elementos inspirados nos modelos da marca dos anos 70 e 80, em uma combinação de retrofuturismo e alta tecnologia.
Se o nome soa familiar, é porque já foi usado na década passada e representava um pequeno hatch com formato diferentão, porta traseira suicida e movido por eletricidade. Aquele modelo marcou a fase inicial de popularização dos elétricos entre marcas tradicionais, mas foi deixado de lado em favor de carros de design mais convencional. Agora, o nome retorna em um dos produtos mais importantes e com maior volume globalmente para a marca alemã.
109
Fonte: BMW
O Série 3 é um dos veículos mais emblemáticos da BMW e, ao longo de 50 anos e sete gerações, tornou-se sinônimo de esportividade, conforto e inovação. Nenhum outro carro está tão intimamente ligado ao sucesso global da marca. Por isso, a primeira variante elétrica da Série 3 chega com status de marco, reunindo tecnologia de ponta, experiência digital ampliada e a promessa de manter vivo o prazer de dirigir que consagrou o sedã.
Oliver Zipse, CEO da BMW, destacou: “Maior autonomia elétrica. Carregamento mais rápido. Uma experiência digital ainda mais intensa.” Em seguida, explicou que toda a linha se beneficiará dos avanços da plataforma Neue Klasse, independentemente do tipo de motorização, e que a decisão de começar pelos segmentos de maior volume reflete a intenção de acelerar a transição elétrica, levando inovação ao maior número de clientes no menor tempo.

8
Fonte: BMW
O que já sabemos do i3 2026
Do ponto de vista técnico, o BMW i3 deverá compartilhar soluções com o iX3. Estão previstos um cockpit panorâmico, autonomia próxima de 800 km, carregamento ultrarrápido de até 400 kW e a nova arquitetura de computador chamada Heart-of-Joy, que centraliza funções digitais e de condução. A marca garante que esses avanços serão aplicados a toda a gama, incluindo modelos compactos e de luxo.
O protótipo já roda camuflado em testes, mas a BMW adianta que o sedã manterá proporções clássicas de carro esportivo, com linhas marcantes e postura elegante. O lançamento está previsto para o próximo ano e abrirá caminho para outras variantes eletrificadas do próximo Série 3.

Sedã manterá proporções de três volumes tradicional
Foto de: BMW
Entre elas está a perua i3 Touring, que levará o modelo elétrico para o segmento das station wagons, ainda relevante na Europa e recentemente reforçado pelo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake. Outra novidade será o i3 M, versão esportiva prevista para 2028. Testado em Nürburgring, ele promete estabelecer novos padrões entre os elétricos de alto desempenho, com rumores apontando para potência entre 600 cv e 700 cv.
No design, o carro terá clara inspiração nos conceitos i Vision Dee e Vision Neue Klasse, revelados em 2023. Eles anteciparam linhas mais limpas e proporcionais, com grade menor e faróis afilados, em contraste com o estilo carregado dos BMW atuais. O i3 de produção seguirá esse caminho, mas preservará a silhueta de três volumes que sempre caracterizou o Série 3.

Interior seguirá o que já foi visto no BMW iX3
Foto de: BMW
O interior também será renovado com o sistema iDrive X, que introduz o Panoramic Vision, display que ocupa toda a base do para-brisa, e uma tela central de 17,9″. A nova arquitetura eletrônica terá capacidade de processamento até 20 vezes maior que a atual, reforçando o caráter tecnológico do sedã. Essas versões elétricas vão conviver com o Série 3 tradicional, que seguirá em produção pelo menos enquanto houver demanda global por motores a combustão.