No mundo dos veículos off-road, alguns nomes são inesquecíveis. Entre eles está o Mitsubishi Pajero, um ícone das décadas de 1980 e 1990 que acumulou vitórias no Rally Dakar e conquistou espaço definitivo no coração dos aventureiros.
Após quatro anos fora do mercado de SUVs de grande porte, a Mitsubishi parece pronta para resgatar essa história. Protótipos já foram flagrados rodando na Europa e, com exclusividade, o Motor1.com produziu uma projeção que antecipa o possível visual da nova geração.
4
Fonte: Motor1.com
Os flagras mostram que a nova geração deve apostar em um visual mais quadrado, lembrando modelos de grande porte como Toyota Land Cruiser Prado e Jeep Grand Cherokee. O design combina rusticidade e futurismo, no estilo dos Land Rover Defender, mas preservando a identidade própria da Mitsubishi. A frente adota faróis de LED verticais, grade em colmeia de grandes proporções e para-choque reforçado com proteção inferior aparente.
A carroceria alta, o teto plano e os vidros amplos reforçam o apelo aventureiro, enquanto a traseira traz lanternas horizontais e vidro quase reto, inspirados no Nissan Patrol. A linguagem de design tem como referência o conceito Destinator, revelado recentemente em mercados do sudeste asiático. Fontes ligadas ao projeto indicam que o modelo pode usar a plataforma CMF-C/D, do grupo Renault Nissan Mitsubishi, que também serve de base para o Nissan Armada, Qashqai e Mitsubishi Outlander.
Eletrificação a caminho
A mecânica deverá seguir a tendência de eletrificação. A opção mais provável é um conjunto híbrido plug-in com motor 2.4 a gasolina e cerca de 302 cv, já presente na nova geração do Outlander PHEV. Outra possibilidade é um sistema híbrido convencional, como o 1.5 e-Power de 190 cv usado no Qashqai. Em qualquer configuração, versões com tração integral devem estar presentes para manter a reputação do modelo no off-road.

Mitsubishi Outlander (2025)
Foto de: Mitsubishi
Se os planos se confirmarem, o lançamento poderá acontecer até o fim de 2025, marcando o retorno de um nome que vendeu mais de 3,3 milhões de unidades ao redor do mundo e colecionou vitórias no Rally Dakar. Um capítulo que a Mitsubishi quer reabrir em um mercado onde a eletrificação começa a pesar tanto quanto a capacidade no fora de estrada.