Após quatro meses consecutivos de retração, o mercado de veículos novos na Itália retomou a trajetória positiva em setembro com 126.679 unidades comercializadas, uma alta de 4,1% sobre o mesmo mês do ano anterior de acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país.
Apesar da recuperação, o acumulado do ano (1.167.437) segue 2,9% abaixo de 2024, com volume quase 300 mil unidades inferior ao de 2019, segundo o Best Selling Cars Blog. A Fiat (12.326) manteve uma liderança folgada e apresentou a maior evolução entre as dez principais marcas, crescendo 35,7% em relação a setembro de 2024.
43
Fonte: Motor1.com
|
POS. |
MARCA |
SET.25 |
% SET.25 |
SET.24 |
% SET.24 |
% VAR. 2025/2024 |
|
1º |
FIAT |
12.326 |
9,7% |
9.086 |
7,5% |
35,7% |
|
2º |
TOYOTA |
9.986 |
7,9% |
9.704 |
8,0% |
2,9% |
|
3º |
VOLKSWAGEN |
9.572 |
7,6% |
9.754 |
8,0% |
-1,9% |
|
4º |
DACIA |
7.742 |
6,1% |
7.631 |
6,3% |
1,5% |
|
5º |
BMW |
6.047 |
4,8% |
6.431 |
5,3% |
-6,0% |
|
6º |
AUDI |
5.986 |
4,7% |
5.286 |
4,3% |
13,2% |
|
7º |
JEEP |
5.545 |
4,4% |
5.577 |
4,6% |
-0,6% |
|
8º |
PEUGEOT |
5.414 |
4,3% |
6.528 |
5,4% |
-17,1% |
|
9º |
RENAULT |
5.372 |
4,2% |
7.711 |
6,3% |
-30,3% |
|
10º |
MERCEDES-BENZ |
4.780 |
3,8% |
5.201 |
4,3% |
-8,1% |
|
11º |
FORD |
4.306 |
3,4% |
5.706 |
4,7% |
-24,5% |
|
12º |
KIA |
4.048 |
3,2% |
4.190 |
3,4% |
-3,4% |
|
13º |
HYUNDAI |
3.916 |
3,1% |
4.147 |
3,4% |
-5,6% |
|
14º |
CITROËN |
3.854 |
3,0% |
1.295 |
1,1% |
197,6% |
|
15º |
MG |
3.810 |
3,0% |
3.230 |
2,7% |
18,0% |
|
16º |
SKODA |
3.323 |
2,6% |
3.384 |
2,8% |
-1,8% |
|
17º |
SUZUKI |
3.079 |
2,4% |
3.613 |
3,0% |
-14,8% |
|
18º |
OPEL |
3.045 |
2,4% |
3.553 |
2,9% |
-14,3% |
|
19º |
ALFA ROMEO |
2.657 |
2,1% |
1.913 |
1,6% |
38,9% |
|
20º |
BYD |
2.471 |
2,0% |
239 |
0,2% |
933,9% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
|
TOTAL |
126.679 |
100,0% |
121.720 |
100,0% |
4,1% |
|
|
ACUMULADO |
1.167.437 |
100,0% |
1.202.184 |
100,0% |
-2,9% |

45
A Toyota (9.986) consolidou sua posição como vice-líder pelo 5º mês consecutivo. Já a BMW (6.047) alcançou seu 3º top 5 seguido na Itália, consolidando-se como uma das marcas premium mais estáveis do mercado. Em contraste, a Renault (5.372) registrou a maior retração do top 10 (-30,3%). Entre as marcas emergentes, a BYD (2.471) alcançou recorde histórico e figurou pela 2ª vez no top 20.
No ranking de modelos, o Fiat Panda (7.671) manteve com folga a liderança geral. O Jeep Avenger (4.857), próximo lançamento da marca no Brasil, repetiu a segunda posição conquistada em abril e maio, igualando seu melhor resultado no mercado italiano, enquanto o Dacia Sandero (4.138) completou o pódio com desempenho estável — suficiente para permanecer vice-líder no acumulado de 2025.

23
Fonte: Dacia
|
POS. |
MODELO |
SET.25 |
% SET.25 |
SET.24 |
% SET.24 |
% VAR. 2025/2024 |
|
1º |
FIAT PANDA |
7.671 |
6,1% |
7.030 |
5,8% |
9,1% |
|
2º |
JEEP AVENGER |
4.857 |
3,8% |
3.959 |
3,3% |
22,7% |
|
3º |
DACIA SANDERO |
4.138 |
3,3% |
4.131 |
3,4% |
0,2% |
|
4º |
TOYOTA YARIS CROSS |
3.087 |
2,4% |
3.241 |
2,7% |
-4,8% |
|
5º |
TOYOTA YARIS |
2.780 |
2,2% |
2.455 |
2,0% |
13,2% |
|
6º |
DACIA DUSTER |
2.776 |
2,2% |
3.002 |
2,5% |
-7,5% |
|
7º |
VW T-ROC |
2.588 |
2,0% |
2.520 |
2,1% |
2,7% |
|
8º |
FIAT GRANDE PANDA* |
2.526 |
2,0% |
– |
– |
– |
|
9º |
CITROËN C3* |
2.247 |
1,8% |
– |
– |
– |
|
10º |
TOYOTA AYGO X |
2.227 |
1,8% |
1.180 |
1,0% |
88,7% |
|
11º |
VW TIGUAN |
2.218 |
1,8% |
2.019 |
1,7% |
9,9% |
|
12º |
MG ZS |
2.216 |
1,7% |
1.875 |
1,5% |
18,2% |
|
13º |
RENAULT CLIO |
2.214 |
1,7% |
3.187 |
2,6% |
-30,5% |
|
14º |
FORD PUMA |
2.129 |
1,7% |
2.391 |
2,0% |
-11,0% |
|
15º |
RENAULT CAPTUR |
1.989 |
1,6% |
3.053 |
2,5% |
-34,9% |
|
16º |
PEUGEOT 208 |
1.900 |
1,5% |
3.191 |
2,6% |
-40,5% |
|
17º |
BYD SEAL U* |
1.851 |
1,5% |
– |
– |
– |
|
18º |
BMW X1 |
1.644 |
1,3% |
2.433 |
2,0% |
-32,4% |
|
19º |
KIA SPORTAGE |
1.637 |
1,3% |
1.985 |
1,6% |
-17,5% |
|
20º |
OPEL CORSA |
1.635 |
1,3% |
2.518 |
2,1% |
-35,1% |
|
21º |
PEUGEOT 3008 |
1.524 |
1,2% |
747 |
0,6% |
104,0% |
|
22º |
VW T-CROSS |
1.473 |
1,2% |
1.687 |
1,4% |
-12,7% |
|
23º |
SUZUKI SWIFT |
1.464 |
1,2% |
1.455 |
1,2% |
0,6% |
|
24º |
KIA PICANTO |
1.416 |
1,1% |
1.203 |
1,0% |
17,7% |
|
25º |
HYUNDAI I10 |
1.369 |
1,1% |
1.208 |
1,0% |
13,3% |
|
26º |
VW GOLF |
1.339 |
1,1% |
1.318 |
1,1% |
1,6% |
|
27º |
MERCEDES GLA |
1.311 |
1,0% |
1.252 |
1,0% |
4,7% |
|
28º |
FIAT 600 |
1.299 |
1,0% |
1.115 |
0,9% |
16,5% |
|
29º |
ALFA ROMEO TONALE |
1.298 |
1,0% |
1.319 |
1,1% |
-1,6% |
|
30º |
NISSAN QASHQAI |
1.245 |
1,0% |
1.042 |
0,9% |
19,5% |

18
Fonte: Peugeot
A Toyota assegurou dois representantes no top 5 – Yaris Cross (3.087) e Yaris (2.780). Embora tardiamente, o Fiat Grande Panda (2.526) surgiu pela 1ª vez entre os dez mais vendidos. Entre as maiores variações, o Peugeot 208 (1.900) apresentou a maior retração do ranking (-40,5%), enquanto o Peugeot 3008 (1.524) surpreendeu com vendas dobradas. Outro marco importante foi a primeira aparição do BYD Seal U (1.851) no top 20, sinalizando o avanço dos elétricos chineses.
Observação (*): Resultados de setembro/24 indisponíveis para os modelos em destaque.
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