A Volkswagen do Brasil iniciou oficialmente a operação do OTTO, sua nova inteligência artificial automotiva generativa. O sistema, desenvolvido no país, é o primeiro do tipo criado por uma montadora nacionalmente e já está disponível para os clientes do Novo VW Tera que possuam plano de carro conectado ativo e utilizem o sistema operacional Android.
A ativação do recurso marca um passo importante na estratégia de transformação digital da marca e no avanço do conceito de carro conectado no mercado brasileiro.
41
Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Primeira IA automotiva feita no Brasil
Mais do que um simples assistente virtual, o OTTO foi criado para oferecer uma interação contínua e personalizada entre o motorista e o veículo, dentro do conceito de Companionship, que busca aproximar emocionalmente o condutor de seu carro, pelo menos é o que diz a Volkswagen.
Com o comando de voz “Fala, OTTO!”, o sistema responde a perguntas abertas, fornece informações sobre o veículo, indica manutenções, explica trechos do manual de forma interativa e pode até sugerir rotas, verificar o clima e localizar serviços próximos.
A tecnologia foi desenvolvida pela equipe VW Tech_, iniciativa de inovação tecnológica da Volkswagen, em parceria com a Accenture Brasil e com o time de Design da Volkswagen Américas.

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Integração com a conectividade VW
O OTTO foi apresentado pela primeira vez durante o lançamento do Novo VW Tera. O sistema combina grandes modelos de linguagem do Google com arquitetura proprietária da Volkswagen, integrando dados do veículo e aplicativos externos.
A chegada da IA é mais um avanço dentro do ecossistema digital da Volkswagen, que teve início em 2020 com o lançamento do VW Play no Nivus, e foi ampliado em 2024 com o VW Play Connect e o app Meu VW 2.0, com recursos como internet a bordo, controle remoto de funções e alertas inteligentes de manutenção.
Atualmente, os modelos T-Cross e Tera já saem de fábrica com o sistema VW Play Connect, e o Novo Taos 2026 também passará a contar com o recurso.

27
Fonte: Fábio Trindade
Novo passo no ecossistema digital da Volkswagen
Com o OTTO, a marca reforça sua posição como pioneira no uso de IA generativa no setor automotivo nacional e amplia o alcance de seus serviços digitais. O recurso integra o Volks Club, programa que reúne benefícios como Sem Parar gratuito, vouchers para abastecimento e pontos mensais no programa Livelo, aproximando ainda mais a montadora de seus clientes.
Segundo a Volkswagen, o lançamento do OTTO “abre um novo capítulo” na jornada de inovação da empresa no Brasil e representa um avanço na personalização da experiência de condução.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com