Os próximos meses serão agitados para a Jeep no Brasil. Sua participação no Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para os dias 22 a 30 deste mês, promete revelar boa parte dessas novidades, com a segunda aparição pública do Avenger e também a presença da nova geração do Cherokee, recém-apresentada nos Estados Unidos.
O Avenger já foi confirmado pela marca para o país e terá produção na planta do grupo Stellantis em Porto Real (RJ), hoje responsável pela fabricação da linha Citroën nacional, composta por C3 hatch, Aircross e Basalt.

A escolha da localidade faz sentido. Diferente de Renegade, Compass e Commander, o futuro menor integrante da família Jeep utiliza a base CMP, comumente usada por modelos da Peugeot e da Citroën.
Bastante compacto, o SUV possui 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Comparado ao Renegade, o Avenger é 22 centímetros mais curto, mas tem entre-eixos apenas 1 cm menor. Seu porta-malas, por outro lado, é maior: acomoda 380 litros, contra 320 litros do irmão mais robusto. Dessa forma, o modelo deve ocupar a mesma faixa de mercado dos novos SUVs de entrada, como VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.

Foto de: Stellantis

Foto de: Stellantis

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Fotos de: Stellantis
Ainda não se sabe qual motorização será utilizada, mas não será surpresa o uso do propulsor 1.0 T200 de três cilindros das demais linhas, possivelmente já com a tecnologia híbrida leve de 12V presente em Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 208 e 2008.

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Fonte: Jeep
Novo Cherokee
Outro modelo que marcará presença, ainda que apenas como visitante em um primeiro momento, é a nova geração do Cherokee. O SUV foi responsável por construir a imagem da marca no país durante os anos 1990, conquistando status mais refinado e robusto do que em outros mercados.
Na atual geração, apresentada no exterior há alguns meses, o modelo tornou-se uma espécie de irmão maior do novo Compass e é montado sobre a plataforma STLA Large da Stellantis. Mede 4.777 mm de comprimento, 2.123 mm de largura (com espelhos) e 1.717 mm de altura, com distância entre eixos de 2.870 mm — cerca de 152 mm mais longa que a anterior.

Foto de: Jeep
A grande novidade do Cherokee 2026 é a introdução de um trem de força híbrido com arquitetura de 350 volts, desenvolvido pela Stellantis especificamente para o SUV. É também o único conjunto disponível no lançamento, embora outras opções sejam esperadas em breve. Ele combina um motor 1.6 turbo de quatro cilindros com uma transmissão continuamente variável e dois motores elétricos.
O sistema é híbrido pleno, sem recarga externa. A parte elétrica é alimentada por uma pequena bateria de 1,08 kWh, que é recarregada pelo motor a combustão e pela frenagem regenerativa.

Foto de: Jeep

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Fotos de: Jeep
O conjunto entrega 213 cv de potência e 31,8 kgfm de torque. Segundo a Jeep, o Cherokee oferecerá mais de 800 km de autonomia, com consumo médio de 15,7 km/l em uso combinado entre cidade e estrada. A marca afirma ainda que o SUV acelera de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 8,3 segundos.

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Fonte: Jeep
Modelo secreto pode ser novo Compass
As novidades, porém, não terminam com esses dois modelos. A marca confirmou que exibirá, em sua coletiva de imprensa no dia 20 de novembro, um “segundo modelo global”. Considerando o portfólio da marca ao redor do mundo, as apostas recaem sobre a nova geração do Compass.
Apresentado em maio deste ano na Europa, o SUV começou a ser produzido em Melfi (Itália) em outubro. Maior, mais refinado e com foco na eletrificação, o novo Compass mudou completamente, inclusive na base estrutural. Sai a antiga Small Wide e entra a plataforma STLA Medium, modular e mais moderna, já utilizada pelo Peugeot 3008 na Europa e preparada para receber sistemas eletrificados e tecnologias avançadas.

Foto de: Jeep

Foto de: Jeep

Foto de: Jeep
Fotos de: Jeep
Com 4,54 m de comprimento, o modelo cresceu 14 cm em relação ao atual, sendo 13 cm a mais no entre-eixos (2,77 m), o que melhora o espaço interno. Também ficou mais largo (1,90 m) e mais alto (1,67 m). Nos mercados onde já é vendido, utiliza o motor 1.2 turbo com sistema híbrido leve de 48V, que entrega 147 cv e 23,5 kgfm, além da opção híbrida plug-in, que combina o mesmo 1.2 turbo a um motor elétrico mais potente, chegando a 197 cv e 35,7 kgfm. A bateria tem 19 kWh e autonomia elétrica de até 83 km pelo ciclo WLTP.
Além das versões híbridas, a nova geração ganhou pela primeira vez configurações 100% elétricas. Chamado de Compass EV, o modelo oferece três opções de motorização: tração dianteira com 213 cv e 35,2 kgfm (bateria de 74 kWh e alcance WLTP de 500 km), tração dianteira de 234 cv e 35,2 kgfm (bateria de 96 kWh e 650 km) e uma versão com tração integral, dois motores elétricos, 380 cv e alcance de 600 km. A recarga pode ser feita em corrente alternada de 11 kW (22 kW opcional) ou em corrente contínua de até 160 kW.
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