A Mercedes-Benz Vans está preparando uma dupla celebração histórica: os 130 anos da criação de seu primeiro furgão comercial e o 30º aniversário do lançamento da Sprinter. Para marcar a ocasião, a companhia apresentou na sua sede em Stuttgart, Alemanha, a escultura “The BOuLDER”, que antecipa algumas das linhas da Sprinter de quarta geração. O modelo será lançado no salão IAA Transportation, em Hannover, em setembro do ano que vem.
O nome é um trocadilho de “boulder” (“pedregulho”, em inglês) com “bolder” (“mais ousado”). A escultura — talhada a partir de um bloco maciço de “material com aparência de pedra”, segundo a Mercedes — impressiona pelas dimensões: 6,50 metros de comprimento, 2,75 metros de altura e 2,50 metros de largura.
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Fonte: Mercedes-Benz
As linhas sugeridas na “pedra” indicam uma dianteira totalmente redesenhada, com capô mais longo e elevado, necessário para atender às futuras normas de segurança. Ainda não é possível ver muito do design, mas o elemento mais importante já está totalmente à mostra: a grade, que parece mais vertical — na versão elétrica, será plana e fechada, com barras horizontais que funcionarão como elementos de iluminação. Na traseira, o visual ficará mais quadrado e vertical, eliminando inclinações para otimizar o volume do compartimento de carga. De certa forma, trata-se de um retorno à Sprinter original de 1995.
A quarta geração do veículo comercial nascerá sobre arquiteturas totalmente novas: a VAN.EA (Van Electric Architecture) para os modelos 100% elétricos, e a VAN.CA (Van Combustion Architecture) para as versões com motores a combustão. Essas duas bases compartilharão cerca de 70% de seus componentes e serão fabricadas nas mesmas linhas de produção, permitindo uma enorme variedade de configurações, com opções de tração dianteira, traseira e integral, além de diferentes distâncias entre-eixos e alturas de teto. Haverá ainda versões chassi-cabine. A estreia será com as Sprinter totalmente elétricas.

Sprinter de terceira geração (3)
Foto de: Mercedes-Benz
Por enquanto, a Mercedes não divulga detalhes sobre os motores elétricos ou a combustão que serão utilizados, nem números exatos relativos à capacidade de carga ou transporte de passageiros.
No campo digital, o modelo trará o MB.OS (Mercedes-Benz Operating System), o mesmo sistema operacional utilizado nos atuais carros de passeio da marca. Rodando em computadores de alta capacidade com auxílio de Inteligência Artificial, o MB.OS permitirá que a van receba atualizações Over-the-Air (OTA) em todo o software. Assim, cada Sprinter permanecerá atualizada por anos — de forma semelhante a um smartphone, que recebe regularmente novos aplicativos e funções expandidas.
Segundo a Mercedes, essa arquitetura eletrônica permitirá o controle preciso de todos os atuadores e sensores, desde os sistemas de entretenimento, informação e recursos de conforto até a recarga das versões elétricas.
Um dos pontos principais para os frotistas é que o MB.OS oferecerá integração profunda com sistemas de gestão de frotas e monitoramento de uso pelos motoristas, além de acompanhamento preditivo de falhas — tudo isso com interface intuitiva, segundo a fabricante.

Benz Ideal Van 1899 — o veículo comercial mais antigo da marca ainda em operação (7)
Foto de: Mercedes-Benz
Há 130 anos, os primeiros furgões
Em 1896, Carl Benz desenvolveu seus primeiros veículos comerciais aproveitando chassis de carros de passeio. Um deles, registrado como “carruagem com carroceria fechada”, era um furgão que tinha como base o Benz Victoria (1893–1900). O outro, destinado a entregas e classificado como “pequena carruagem com carroceria removível”, utilizava o chassi do Benz Velo, um modelo mais leve e compacto (1894–1901). A tal carroceria removível permitia transformá-lo rapidamente em um automóvel de dois lugares, conferindo grande versatilidade. Na prática, tratava-se do primeiro veículo multiuso.
Ambos os modelos traziam motor monocilíndrico a gasolina, de quatro tempos, montado na traseira. No furgão com chassi Victoria, eram 2.650 cm³ e 5 cv, enquanto o modelo com chassi Velo tinha 1.045 cm³ e 2,75 cv.
Essa potência permitia que os veículos alcançassem velocidades máximas de 15 a 20 km/h totalmente carregados. O Victoria levava 300 quilos mais o chauffeur. Era, portanto, mais rápido que uma carruagem puxada por dois cavalos e podia transportar cerca de três vezes mais carga. Um novo segmento de mercado surgia.

Benz Ideal Van 1899 — o veículo comercial mais antigo da marca ainda em operação (5)
Foto de: Mercedes-Benz
A empresa Benz & Co., de Mannheim, Alemanha, entregou seu primeiro furgão à loja de departamentos Au Bon Marché, em Paris, em 5 de dezembro de 1896, pelo preço de 4.500 marcos (aproximadamente 45 mil euros, em valores corrigidos para 2025).
Hoje, o veículo comercial mais antigo da marca, ainda em condições de uso, é um furgão Benz de 1899, pertencente ao acervo do Mercedes-Benz Classic. O exemplar foi meticulosamente restaurado (chassi) e reconstruído (carroceria) para o aniversário de 130 anos, a ser celebrado em 2026.
Esse furgão foi fabricado sob licença na Inglaterra pela Hewetson’s Ltd, então representante oficial da Benz no Reino Unido. Conhecido como Ideal Van, tinha chassi do carro de passeio Benz Ideal (1898–1902), uma evolução do Velo. Seu motor de 1.045 cm³ rendia 3 cv e podia levar uma carga útil de cerca de 100 quilos mais o motorista. Modelos posteriores, com motor de 3,5 cv, podiam transportar 250 quilos.

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter
Foto de: Mercedes-Benz
Há 30 anos, a linha Sprinter
Lançada em 1995 na Europa, a Sprinter foi o primeiro veículo comercial da marca alemã a receber oficialmente um nome próprio — e não apenas siglas ou códigos, como seu antecessor, o Mercedes-Benz TN (1977–1995).
No Brasil, a estreia ocorreu em 1997, sucedendo o modelo MB 180, de tração dianteira, importado da Espanha entre 1994 e 1997.
A segunda geração foi lançada na Europa em 2006, mas só desembarcou no Brasil em 2012. Trazia sistemas de assistência avançados para a época, como controle eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.

Sprinter de terceira geração (1)
Foto de: Mercedes-Benz
A terceira geração, lançada em 2018 na Europa, chegou ao país em 2019, importada da Argentina. Trouxe design interno mais ergonômico e maior número de equipamentos de segurança ativa, incluindo ESP adaptativo, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré. Dependendo da configuração, há ainda direção elétrica, sistema multimídia MBUX, controle de cruzeiro e volante multifuncional. Atualmente, o motor oferecido no mercado nacional é o OM654, turbodiesel de quatro cilindros, utilizado em diversos carros de passeio da Mercedes lá fora.
Em 30 anos, foram vendidas cinco milhões de unidades da Sprinter no mundo todo — sendo 200 mil no Brasil.
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