Apresentada em 2024, a BYD Shark nasceu como primeira empreitada da chinesa no tradicional segmento de picapes médias. As vendas, entretanto, nunca corresponderam às expectativas da marca. De janeiro a outubro desde ano, por exemplo, a picape média eletrificada vendeu apenas 922 unidades, tendo ficado atrás de todas as principais concorrentes da categoria.
A líder Toyota Hilux, por outro lado, alcançou 41.363 no mesmo período, enquanto a Ford Ranger ficou com 28.132. Como forma de tentar reverter estes números, a marca está oferecendo a Shark com condições especiais para o modelo. Hoje tabelada a R$ 379.800, aparece no site da BYD em promoção, com desconto de R$ 40 mil, saindo por R$ 339.800. Com isso, a Shark passa a custar menos que a Toyota Hilux SRX Plus (R$ 353.290), ou a Ford Ranger Limited, vendida por a partir de R$ 346.600.
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Fonte: Motor1.com
Para quem busca uma picape eletrificada, a Shark atualmente é a única a contar com hibridização do tipo plug-in, mais robusto, composto pelo motor 1.5 turbo e dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 29,6 kWh, que em conjunto geram 437 cv e 65 kgfm de torque.
Além da Shark, as únicas picapes médias a contarem com algum sistema de eletrificação no momento são as recém-lançadas Foton Tunland V7 e V9, que apostam em um sistema híbrido leve de 48v aliado a um motor 2.0 turbodiesel que rende até 170 cv.

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Fonte: Ford
Ford e VW também terão picapes híbridas
Alguns meses após ser apresentada na Europa, a Ford confirmou que lançará também na América do Sul a versão híbrida PHEV da Ranger. A inédita configuração será fabricada na Argentina, assim como as versões convencionais, e tem previsão de chegada para 2027.
Produzida atualmente na África do Sul, a Ranger PHEV já é vendida em mercados da Ásia e da Europa. A marca ainda não detalhou a configuração específica que será adotada na versão argentina, mas o modelo internacional utiliza o motor 2.3 EcoBoost turbo a gasolina, combinado a um motor elétrico de 100 cv e baterias de 11,8 kWh. O sistema oferece 281 cv de potência total e torque de 70,4 kgfm, além de autonomia elétrica de 43 km, suficiente para trajetos urbanos sem o uso do motor a combustão.

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Fonte: Falando de Carro
A Volkswagen seguirá caminho semelhante. A nova geração da Amarok, batizada de “Amarok South America”, também contará com versões híbridas e será derivada da chinesa SAIC Maxus Interstellar X. Ainda não se sabe até que ponto o modelo adotará o design da picape chinesa, mas o designer brasileiro João Carlos Pavone já apresentou uma projeção com mudanças na dianteira e ajustes sutis nas laterais.
A nova plataforma, desenvolvida em parceria com a SAIC, foi projetada para receber motores a gasolina, híbridos e elétricos. Segundo o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, a flexibilidade dessa base é um dos pilares da cooperação entre as empresas e permitirá à marca ampliar seu portfólio de veículos eletrificados na América do Sul.
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– Equipe do Motor1.com