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Ranking revela as marcas com melhor qualidade

A reputação da alemã Audi como referência no segmento premium voltou a ser colocada em xeque após os resultados do Estudo de Qualidade Inicial (IQS) 2025 da J.D. Power, divulgado nos Estados Unidos, nos últimos dias. O levantamento, já em sua 39ª edição, ouviu 92.694 compradores e locatários de veículos do ano-modelo 2025 e mediu a quantidade de problemas relatados nos primeiros 90 dias de uso.

A média geral da indústria ficou em 192 problemas por 100 veículos (PP100), uma pequena melhora em relação ao ano anterior (194). No entanto, a Audi ficou entre as marcas com pior desempenho, registrando 269 problemas por 100 veículos, a pior colocação entre as premium e atrás de rivais diretas como BMW (194) e Mercedes-Benz (210). A Lexus, por outro lado, liderou com ampla vantagem, marcando 166 problemas, seguida por Nissan (169) e Hyundai (173).



Lexus, marca premium da Toyota, foi a que teve menor número de ocorrências 

Foto de: Motor1.com

Posição Marca Problemas por 100 Veículos
1 Lexus 166
2 Nissan 169
3 Hyundai 173
4 Jaguar 175
5 Chevrolet 178
6 Honda 179
7 Dodge 180
8 Kia 180
9 Buick 183
10 Genesis 184
11 Jeep 185
12 Subaru 187
13 Porsche 188
Média do estudo 192
14 Ford 193
15 BMW 194
16 Acura 198
17 GMC 200
18 Cadillac 200
19 Toyota 200
20 Lincoln 206
21 Land Rover 208
22 Mercedes-Benz 210
23 Chrysler 217
24 MINI 218
25 Ram 218
26 Mitsubishi 222
27 Mazda 225
28 Volkswagen 225
29 Infiniti 242
30 Volvo 258
31 Audi 269
Tesla* 200 (excluída)
Rivian* 274 (excluída)

* Tesla e Rivian foram excluídas do ranking oficial por não atenderem a todos os critérios do estudo.



Novo Nissan Kicks Platinum 2026

Mesmo com dificuldades financeiras, Nissan garantiu 2º lugar

Foto de: Nissan

O levantamento também revelou uma diferença expressiva entre marcas de volume e suas divisões premium. Enquanto a Nissan, mesmo com suas atuais dificuldades financeiras, aparece em segundo lugar geral, a Infiniti, sua marca de luxo, ficou entre as piores.

Para a Audi, o desempenho reforça críticas que já vinham surgindo nos últimos anos: acabamentos internos mais simples, plásticos rígidos em áreas antes ocupadas por peças metálicas ou cromadas ou com material sensível ao toque, e cortes de custos que vão na contramão da promessa de qualidade superior.



Audi A3 Sedan Performance Black 2025

Audi A3 Sedan Performance Black 2025

Foto de: Motor1.com

Oscar da Silva Martins, diretor de comunicação de produto e tecnologia da Audi, admitiu em entrevista recente que a marca “já foi melhor nesse aspecto” e prometeu recuperar o padrão nos próximos lançamentos. Internamente, executivos reconhecem que detalhes como painéis de porta, console central e acabamento de porta-luvas passaram a usar materiais mais econômicos, gerando desgaste mais rápido e perda de sensação de solidez, algo que marcou a ascensão da marca nos anos 90.

A J.D. Power também apontou tendências que afetam o resultado geral: os controles de climatização por tela sensível ao toque são uma das maiores fontes de reclamações, considerados pouco intuitivos. Porta-copos que não comportam copos de tamanhos variados também foram mencionados.



Audi A3 Sportback 2.0 TFSI 2025

Painel do Audi A3 Sportback 2.0 TFSI 2025

Foto de: Audi

Para completar, rivais como BMW, que já enfrentou problema semelhante na geração F30 do Série 3, buscam recuperar sua reputação com lançamentos mais refinados. Já a Mercedes-Benz também convive com críticas recentes de queda de qualidade, mas sem promessas claras de mudança a curto prazo.

Com a pressão de novas tecnologias, exigências de segurança cibernética e regras de emissões cada vez mais rigorosas, montadoras precisam equilibrar custos sem abrir mão de atributos que justificam o preço premium. Para a Audi, o desafio agora é voltar a fazer do seu acabamento um diferencial – e não seu maior ponto fraco.

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