No fim do ano de 2023, quando a nova geração do Duster foi apresentada na Europa, a Renault da América do Sul foi categórica: ”Não chegará à nossa região”. Na época, já se falava em um novo SUV com projeto próprio feito no Brasil, que hoje já sabemos ser o Boreal. Ele terá posicionamento mais refinado e ocupará o segmento de médios.
Entretanto, um flagra recente da nova geração do Duster, feito por @lucas_perseghetti e postado pelos nossos colegas do @placaverde. revela que um protótipo do modelo vem sendo testado no interior de São Paulo, na cidade de Valinhos. Mas qual será sua finalidade por aqui?
Ainda que a marca francesa tenha descartado sua chegada há quase 3 anos, é inegável que o futuro portfólio da fabricante terá um buraco de novos produtos na faixa acima do Kardian, hoje vendido na faixa entre R$ 112.690 e R$ 145.990, e o novo Boreal, cotado para ocupar a faixa dos R$ 200 mil. É uma diferença bem considerável, e que hoje é ocupada pela geração atual do Duster nacional, lançada em 2020.
Com dois modelos recém-lançados, é difícil justificar os preços de um modelo que já mostra sinais de idade, principalmente por utilizar uma base diferente da que já é utilizada no Kardian, estará no Boreal e também equipará a nova picape intermediária da marca. A plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) será o futuro da marca, colocando o atual Duster em risco.
Geração atual do Duster estreou em 2020 no Brasil
Foto de: Motor1.com
Conta também para uma possível chegada o fato de o modelo continuar a ser vendido como Renault pelo mundo – inclusive na América do Sul, tendo chegado recentemente na Colômbia – não sendo um carro exclusivamente comercializado pela subsidiária romena do grupo, a Dacia. A linha Duster, apesar de sua idade, tem longa história no mercado e potencial para ser tratado como um modelo icônico dentro do grupo.
Seu tamanho também não canibalizaria nenhum dos dois irmãos, oferecendo espaço intermediário entre eles. No comprimento, a nova geração do Duster europeu possui 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros.

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Fonte: Motor1 Argentina
Modelo pode ser teste para sistema híbrido
Há também a possibilidade de estarmos diante de uma mula para novas motorizações eletrificadas que equiparão os próximos Renault na região. Utilizando a mesma base do Boreal e do Kardian, a homologação seria facilitada.
Lá fora, o modelo conta com uma configuração chamada E-Tech, composta por um motor 1.6 de quatro-cilindros a gasolina com propulsor elétrico associado. Há ainda uma opção mais simplificada, caso do 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e sistema híbrido-leve de 48 Volts (neste caso com tração 4×4), que poderia antecipar a utilização da tecnologia no 1.3 turbo, que será utilizada no Boreal e já está na atual geração do Duster por aqui.