Uma importante inovação no mundo automotivo vem da Romênia: foi iniciada a produção do primeiro motor de injeção direta movido a gás natural do mundo feito em larga escala. Quem assina esse registro é a Horse Technologies, uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de propulsão de baixa emissão, nascida da joint venture entre o Grupo Renault e o fundo Geely para a produção de motores a combustão e híbridos de última geração.
A estrela é o novo HR12 LPG, um motor turbo de três cilindros de 1,2 litros projetado para funcionar tanto com gasolina quanto com GLP (gás liquefeito de petróleo, equivalente ao nosso GNV). Além do combustível duplo, a verdadeira revolução está no uso da tecnologia de injeção direta aplicada ao GLP, uma solução nunca antes vista em um motor produzido em série.
5
Fonte: Newspress
Tecnologia de ponta e eficiência ambiental
O novo motor também integra um sistema híbrido leve de 48 Volts, com um gerador de partida acionado por correia (BSG), proporcionando torque adicional durante a aceleração, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo as emissões de CO2.
O desempenho é de 140 cv (103 kW) a 5.500 rpm e 23,4 kgfm de torque disponível a partir de 2.100 rpm. Quando abastecido com gás natural, o motor garante uma redução de 9% nas emissões de CO2 em comparação com a gasolina.
O sistema de combustível de GLP foi totalmente reprojetado: o motor apresenta um sistema de injeção direta especialmente desenvolvido, um vaporizador eletrônico para controle preciso da compressão e componentes mecânicos reforçados. O tanque de GLP está posicionado no compartimento do estepe, sem sacrificar o espaço interno.
Projetado para a Europa e além
Desenvolvido por equipes de engenharia na Romênia (Bucareste, Titu e Mioveni), o motor HR12 LPG está em conformidade com a norma Euro 6e e pronto para atender aos futuros padrões Euro 7. Ele será produzido na fábrica da Horse em Mioveni (ROM), que tem capacidade de produção de 450.000 motores por ano.
“O HR12 LPG é uma demonstração concreta de nosso compromisso com a inovação em todas as áreas de propulsão”, explicou Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies. “Somos os primeiros no mundo a utilizar a injeção direta de GLP em um motor de produção: é um passo decisivo para aqueles que acreditam em combustíveis alternativos”.

O motor de injeção direta HR12 LPG para GLP (gás natural)
Foto de: Newspress
Por que se trata de um avanço tecnológico?
No momento, não há nenhum outro motor de injeção direta para GLP produzido em série em grande escala como o HR12 LPG. A maioria dos motores bicombustíveis (gasolina/GPL) ainda usa a tecnologia de injeção indireta, em que o GLP é misturado ao ar antes de entrar nos cilindros. Isso limita a eficiência e o desempenho em comparação com a gasolina.
O motor a GLP HR12 é um avanço tecnológico porque combina três inovações nunca antes combinadas em um motor a GLP (injeção direta, híbrido leve e produção em escala industrial), permitindo uma combustão mais precisa e otimizada, melhorando a potência, a eficiência e reduzindo o consumo e as emissões.