O novo Volkswagen Tiguan, já flagrado em testes no Brasil, tem lançamento confirmado na Argentina para 23 de setembro. A terceira geração do SUV manterá o posto de modelo mais caro da gama da marca alemã na região, posicionado acima do Taos. A principal mudança será a eliminação da versão AllSpace de sete lugares, substituída por uma configuração única, com apenas cinco assentos.
O modelo destinado ao país vizinho será importado do México, aproveitando o acordo comercial que isenta tarifas de importação. Essa estratégia permitirá maior competitividade em relação aos rivais do segmento. O Taos, por sua vez, perdeu espaço na fábrica de Pacheco (ARG), que encerrou a produção local, e também passará a chegar da planta mexicana, já em sua versão reestilizada para a região.
114
Fonte: Volkswagen
Em Buenos Aires (ARG), unidades do novo Tiguan 250 TSi foram registradas por leitores e enviadas ao Motor1 Argentina, revelando o visual definitivo. O exemplar branco flagrado trazia motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático e tração dianteira. Posteriormente, a Volkswagen deve oferecer o SUV na configuração R-Line, com rodas maiores, estilo mais esportivo e detalhes exclusivos de design.
Construído sobre a plataforma MQB Evo, a mesma utilizada no Golf VIII, o Tiguan deixa de lado a diferenciação por mercados e passa a ser um produto global. A geração anterior tinha no AllSpace a versão exclusiva para América do Sul, mas agora o modelo adota um padrão único, sempre com cinco assentos, o mesmo que já é vendido na Europa e na Ásia. A mudança representa uma simplificação estratégica da linha.

3
Fonte: Motor1 Argentina
Nos principais mercados, o Tiguan oferece uma variedade maior de motores, incluindo opções a gasolina, híbridas e a diesel, com potências que vão de 130 a 272 cv. Há ainda versões com tração integral 4Motion, possibilidade que pode aparecer em variantes mais caras no futuro. Na Argentina, porém, preços e pacotes de equipamentos só serão revelados oficialmente no lançamento.

3
Fonte: @placaverde
Por aqui, SUV deve chegar após onda de esportivos
No Brasil, a estreia deve acontecer depois da ofensiva de esportivos que a Volkswagen planejou em 2025. O Nivus GTS já foi lançado no início do ano, seguido pelo Golf GTI em setembro e encerrando com o Jetta GLI, previsto para outubro. Até lá, segue à venda a geração anterior do Tiguan, sempre na configuração AllSpace R-Line 2.0 300 TSI, oferecida a partir de R$ 303.990.
Com a redução para cinco lugares, o Tiguan passa a ter um posicionamento diferente dentro do portfólio da marca. Nesta terceira geração, o foco recai no refinamento, enquanto a versatilidade de sete lugares ficará a cargo do SUV Tayron, já vendido na Europa e na Ásia. O modelo se posiciona frente ao Jeep Commander da mesma forma que o Tiguan disputa com o Compass: compartilhando bases mecânicas e eletrônicas, mas com identidades próprias.

Foto de: Motor1 Brasil

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Foto de: Volkswagen
Nos Estados Unidos, a nova geração do SUV é oferecido sempre com motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira ou integral. Já para o mercado mexicano, também há a opção de um motor 1.4 TSI, atendendo a uma faixa mais ampla de consumidores. Por aqui, fica a dúvida sobre qual será o posicionamento do SUV, já que ele sempre contou com motorização 2.0 turbo desde sua primeira geração.