A invasão russa na Ucrânia começou há três anos e meio e muitas coisas mudaram desde então. A segurança voltou a ser uma prioridade para a União Europeia, enquanto o cenário geopolítico abriu novas ameaças e oportunidades para os países ocidentais e para o resto do mundo. O setor automotivo não ficou imune a essas mudanças.
Quando a sociedade ocidental condenou a guerra iniciada por Vladimir Putin, todos os fabricantes de automóveis da Europa, dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia abandonaram a Rússia. Empresas como Toyota, Hyundai, Kia, Volkswagen e Renault sequer tinham instalações de produção no país. No entanto, apesar do tamanho do mercado russo, o décimo primeiro maior do mundo em 2021, todos foram embora.
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Fonte: Motor1.com
A China é a grande vencedora
Como era de se esperar, a retirada dos fabricantes ocidentais reduziu a concorrência, não apenas para o principal fabricante local, a Avtovaz/Lada, mas também para aqueles que nunca saíram. De repente, as marcas chinesas se depararam com um enorme mercado para seus veículos, considerando que os modelos mais antigos da Lada não são concorrentes diretos.
O resultado? Sua participação no mercado aumentou de 7% em 2021 (ano anterior à guerra) para 56% no primeiro semestre de 2025.
Em 2024, a Rússia se tornou o maior mercado estrangeiro para as marcas de automóveis chinesas.
| Origem | 2021 | JAN-JUN 2025 |
| Chinesa | 6,90% | 56,40% |
| Russa | 26,40% | 34,40% |
| Europeia | 27,80% | 3,10% |
| Coreana | 22,70% | 3,00% |
| Japonesa | 14,70% | 2,30% |
| Americana | 1,60% | 0,40% |
| Outra | 0% | 0,50% |
Os ocidentais realmente saíram de cena?
Dados da Diretoria de Segurança no Trânsito da Rússia (GIBDD) mostram que, nos primeiros seis meses de 2025, os fabricantes russos ficaram em segundo lugar, atrás dos fabricantes chineses, com uma participação de 34%. Juntas, as marcas chinesas e russas responderam por 90% das vendas de carros novos no país. Mas quem vende os 10% restantes?
A realidade, apesar das sanções, é que os consumidores russos continuam a comprar carros europeus, americanos, japoneses e coreanos. O líder nesse segmento é a Solaris, uma empresa russa que monta veículos Hyundai e Kia sem licença. O grupo russo AGR Automotive comprou a antiga fábrica da Hyundai em São Petersburgo, onde agora produz o Hyundai Creta, o Kia Rio e o Hyundai Accent, rebatizados de Solaris HC, KR e HS, respectivamente.
Logo após as 10.500 unidades vendidas pela Solaris, seguem-se a Toyota (quase 7.800 unidades), a BMW (5.300), a Mercedes (4.000), a Hyundai (3.200) e a Kia (3.000), entre muitas outras. Como isso é possível? Graças às importações paralelas, geralmente realizadas por pessoas físicas que compram diretamente da China, Coreia ou Europa por meio de países da Ásia Central, como o Cazaquistão, que atuam como centros de trânsito.
No primeiro semestre de 2025, 39.000 carros de marcas ocidentais foram vendidos na Rússia, apesar das sanções. Mais uma prova de como elas têm sido ineficazes.
Marcas de carros mais vendidas na Rússia
Dados do primeiro semestre de 2025
| Marca | Origem | Unidades vendidas no primeiro semestre de 2025 |
| Lada | Rússia | 162.791 |
| Haval | China | 63.929 |
| Chery | China | 55.250 |
| Geely | China | 35.578 |
| Changan | China | 30.017 |
| Belgee | China | 17.833 |
| GAZ | Rússia | 17.802 |
| Jetour | China | 15.705 |
| Omoda | China | 13.341 |
| Solaris | Coreia | 10.480 |
| Jaecoo | China | 9.809 |
| UAZ | Rússia | 9.783 |
| Exeed | China | 9.716 |
| Tank | China | 8.220 |
| Toyota | Japão | 7.780 |
| Moskvich | China | 7.359 |
| GAC | China | 7.352 |
| BMW | Alemanha | 5.278 |
| Lixiang | China | 5.130 |
| Jac | China | 4.576 |
| Sollers | Rússia | 4.381 |
| Mercedes | Alemanha | 4.022 |
| Xcite | China | 3.527 |
| BAIC | China | 3.359 |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.