Se as peruas de entrada patinam nas vendas até mesmo no continente europeu, a Audi RS6 Avant segue na contramão. A superperua de 600 cv teve no primeiro semestre de 2025 o maior volume de pedidos da sua história, um feito raro em um mercado dominado por SUVs.
A informação foi confirmada ao jornal alemão Automobilwoche por Alina Seysen, porta-voz de vendas e marketing da marca. Além do recorde, a RS6 ajudou a aumentar em 41% o desempenho comercial da divisão Audi Sport em relação ao mesmo período do ano passado. A conta considera apenas os modelos RS, sem incluir versões S menos radicais como fazem Mercedes-Benz e BMW com seus AMG e M de entrada.
12
O resultado é ainda mais impressionante porque a atual geração já está no fim do ciclo de vida. Nas duas primeiras gerações, a RS6 foi oferecida como sedã e perua. Desde a terceira, a aposta passou a ser exclusivamente na carroceria Avant, mantida também na atual C8. A RS7 Sportback é a alternativa para quem prefere um perfil fastback, mas o destaque permanece com a station wagon.
O momento favorável tem explicações. A nova Mercedes-AMG E63 Estate ainda não chegou, a BMW equipou o M5 Touring com sistema híbrido e a próxima RS6, já confirmada para a geração C9, terá motorização híbrida plug-in. Muitos clientes estão aproveitando para garantir um exemplar mais leve e puramente a combustão, mesmo que o modelo atual já conte com sistema híbrido leve.

Foto de: Audi
O V8 vai continuar, mas o peso e a complexidade de um híbrido plug-in podem afastar parte dos puristas. Ainda assim, ver uma station wagon de alto desempenho prosperar nesse cenário é um sinal de resistência. A Audi já indicou que as Avants esportivas continuarão firmes no catálogo.
Protótipos da próxima RS6 Avant e da nova RS4 Avant já foram flagrados. A RS4 deve manter todos os cilindros, mas ganhar motor elétrico e bateria. Um RS de quatro cilindros está descartado e, com o cinco cilindros em linha próximo do fim, tudo indica que o V6 será a base da próxima geração.

5
Fonte: YouTube
E a Audi Sport prepara mais novidades. Em setembro, a marca vai apresentar um conceito posicionado entre o TT e o R8, chamado internamente de “TT Moment 2.0”. A proposta é resgatar o impacto do TT original no fim dos anos 1990 e gerar o mesmo burburinho entre fãs e críticos.