Não parece, mas a atual geração do Hyundai HB20 já vai para seu sexto ano de mercado. O modelo, lançado em meados de 2019, já teve duas mudanças significativas de design e adesão de novos equipamentos desde então, mas já mostra sinais de idade.
Isso deve mudar em breve, como comprovam flagras dos nossos colegas do @placaverde. As imagens que você vê aqui, ao que tudo indica, são dos primeiros testes em solo nacional do próximo hatchback compacto da marca sul-coreana.
5
Fonte: @placaverde
Pelo já que podemos observar do carro das fotos, uma das maiores críticas da atual geração finalmente deve ser resolvida. No caso, falamos de seu espaço interno. O HB20 atual, vale lembrar, é um dos menores de seu segmento, tendo apenas 2.530 mm de entre eixos. A largura também parece mais generosa, enquanto as proporções gerais parecem seguir a tendência dos Hyundai atuais com linhas mais quadradas.
Um protótipo similar, vale lembrar, foi visto há alguns meses pelo portal Kindelauto rodando na Coreia do Sul, onde foi cotado como nova geração do I20, o primo europeu do nosso HB20.
Também não será surpresa se o modelo for unificado com seu primo I20 nesta geração. Vale lembrar que nos últimos anos a Hyundai deixou de oferecer o Accent na maioria dos mercados em que atuava e passou a exportar a atual geração do HB20 para outras regiões. Com regras cada vez mais rígidas de segurança e emissões, não há mais justificativa para que tenhamos um carro feito unicamente para o mercado interno.
Seja como for, a nova geração do compacto não deve demorar a aparecer, mantendo a motorização já conhecida do modelo atual, composta pelos motores 1.0 Kappa, aspirado, e o 1.0 TGDI, turbo. Com a tendência de eletrificação, entretanto, não será surpresa se o hatchback e seus derivados receberem hibridização do tipo leve, como a que já está presente no Kia Stonic, que faz parte do grupo Hyundai.