No final de outubro, a Volkswagen do Brasil anunciou a aquisição de linhas de crédito de R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES, voltadas para o desenvolvimento e produção de modelos híbridos em todas as modalidades — híbridos leves (MHEV), híbridos convencionais (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). A marca afirmou que todos os veículos desenvolvidos para a América do Sul terão ao menos uma opção eletrificada.
Um dos modelos que pode chegar primeiro é a nova geração do Nivus, podendo aparecer em 2028. Durante outra apresentação à imprensa, a Volkswagen voltou a falar do futuro, mas contemplando as novas interfaces de usuário por meio de telas, como a da multimídia e a do painel de instrumentos. Então seria esse o futuro painel dos carros eletrificados da marca? Fica a dúvida.
Novas interfaces de usuário em telas da Volkswagen
Foto de: Motor1 Brasil
A empresa confirmou ainda que o primeiro modelo equipado com a futura plataforma eletrificada MQB37 será produzido na unidade Anchieta em São Bernardo do Campo (SP) com sistema HEV flex, ou seja, híbrido pleno com possibilidade de uso de etanol, aproveitando o potencial dos biocombustíveis nacionais.
Isso vai de encontro com o lançamento do VW T-Roc de nova geração na Europa, trazendo o primeiro sistema híbrido pleno (HEV) da marca. Já se especulava que as novas gerações de Nivus e T-Cross beberiam dessa fonte, tanto na propulsão quanto no design. No entanto, o T-Cross é feito em São José dos Pinhais (PR), enquanto o Nivus já é fabricado na unidade Anchieta.

4
Fonte: Placa Verde
Mas não só isso, o T-Roc também pode ser equipado na Europa com um sistema híbrido-leve de 48V com um sistema modular onde o motor elétrico faz parte de um conjunto que inclui a transmissão e o compressor do ar-condicionado também.

OTTO, a IA automotiva da VW que estreia no Tera
Foto de: Volkswagen
OTTO, a IA da VW
Também em outubro, a Volkswagen iniciou as operações da Otto, sua nova inteligência artificial automotiva generativa. O sistema, desenvolvido no país, é o primeiro do tipo criado por uma montadora nacionalmente e já está disponível para os clientes do Novo VW Tera que possuam plano de carro conectado ativo e utilizem o sistema operacional Android.
Mais do que um simples assistente virtual, o OTTO foi criado para oferecer uma interação contínua e personalizada entre o motorista e o veículo, dentro do conceito de Companionship, que busca aproximar emocionalmente o condutor de seu carro, pelo menos é o que diz a Volkswagen.
Com o comando de voz “Fala, OTTO!”, o sistema responde a perguntas abertas, fornece informações sobre o veículo, indica manutenções, explica trechos do manual de forma interativa e pode até sugerir rotas, verificar o clima e localizar serviços próximos.
A tecnologia foi desenvolvida pela equipe VW Tech_, iniciativa de inovação tecnológica da Volkswagen, em parceria com a Accenture Brasil e com o time de Design da Volkswagen Américas.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com