O novo plano industrial da Stellantis, que marcará o início da gestão de Antonio Filosa como CEO global, pode ser adiado. A informação foi revelada por Ed Ditmire, chefe de relações com investidores da Stellantis, durante uma conferência com analistas realizada antes da divulgação dos resultados do terceiro trimestre, prevista para 30 de outubro de 2025.
“Se inicialmente havíamos indicado o primeiro trimestre de 2026, agora talvez seja mais preciso dizer na primeira metade de 2026. Tomaremos a decisão definitiva em breve e comunicaremos no momento oportuno”, afirmou Ditmire.
6
Fonte: Stellantis
Até agora, o plano industrial era esperado para o início de 2026, com foco em uma reestruturação mais ampla após a saída de Carlos Tavares e a ascensão de Filosa ao comando global do grupo. O executivo brasileiro — que liderou as operações da Stellantis na América do Sul antes da promoção — deve imprimir uma nova direção estratégica ao conglomerado, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Maserati.

Foto de: Stellantis
Ditmire não detalhou as razões do possível adiamento, mas a Stellantis enfrenta queda nas vendas em alguns mercados, especialmente na Europa, e desafios regulatórios ligados às novas regras de emissões e tarifas da União Europeia.
Nos últimos meses, o grupo vem revendo planos de investimento e de produção em diferentes regiões, além de preparar um novo ciclo de produtos elétricos para várias de suas marcas.

22
Fonte: Stellantis
Na Itália, a empresa já havia comunicado na última primavera europeia que trabalha em uma atualização do plano específico para o país, com a intenção de ampliar e remodelar as operações locais “à luz das condições atuais de mercado, das incertezas regulatórias na UE e do impacto das tarifas”.
Por enquanto, não há informações sobre o impacto dessa revisão em outras regiões, mas a expectativa é que a América do Sul — e o Brasil em particular — tenham papel importante na nova estratégia industrial, considerando a relevância da Fiat e a produção local de modelos híbridos.
O novo plano industrial também deve definir o futuro de marcas-chave como a Alfa Romeo, que planeja lançar a nova geração do SUV Stelvio até o fim de 2025, mas pode ter adiado projetos subsequentes.
Com o processo de reorganização em curso e novas nomeações de executivos, incluindo o novo CEO da Maserati, a Stellantis prepara o terreno para sua próxima fase — ainda que com algum atraso no cronograma inicial. Vamos acompanhar os próximos passos.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com