Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Stellantis defende híbridos como transição responsável

Stellantis defende híbridos como transição responsável

Numa das palestras mais aguardadas do Electric Days 2025, a Stellantis falou sobre a pluralidade de opções de eletrificação que oferece no mercado brasileiro, que vão de híbridos leves até veículos 100% elétricos. Ministrando a palestra, João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios da empresa, também defendeu o carro híbrido como uma opção de transição energética responsável.

Segundo o executivo, a produção veículos eletrificados nacionalmente não gera uma mudança radical nas linhas de montagem e para os fornecedores das montadoras, protegendo empregos na indústria. Ao mesmo tempo, já contribui para a redução de emissões dos veículos.

Cada grau de eletrificação gera um aumento de complexidade do processo produtivo e, consequentemente, no custo pago pelos consumidores. Dessa forma, sistemas híbridos leves (MHEV), como os encontrados nos SUVs Fiat Pulse e Fastback Hybrid, entregam a experiência híbrida com um custo mais acessível. De acordo com Medeiros, a tecnologia MHEV foi desenvolvida e é produzida no Brasil.

O executivo afirmou que um Pulse Hybrid acrescenta de R$ 2 mil a R$ 3 mil reais ao preço do SUV da Fiat na comparação com uma configuração equivalente sem eletrificação. Por outro lado, entrega de 12% a 15% de economia de combustível no uso. Para quem roda muito, é um investimento que se paga em pouco tempo.

Porém, esta não é única solução de eletrificação que a Stellantis oferece no Brasil. Desde 2023, a empresa vem investindo nas plataformas Bio-Hybrid. Elas contemplam tecnologias para propulsão híbrida leve (MHEV), híbrida plena (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). Enquanto isso, a empresa segue oferecendo veículos a combustão e também 100% elétricos entre suas marcas, abrindo um leque amplo de opções ao consumidor.

Entre os carros movidos por baterias, a Stellantis já oferece no Brasil o Fiat 500E, releitura elétrica do icônico compacto da marca, e também o recém-renovado Peugeot e-2008. No caso dos híbridos plug-in, a Stellantis oferece uma solução que vai além da questão de emissões. os Jeep Grand Cherokee e Compass 4xe combinam um motor a combustão tracionando o eixo dianteiro a um elétrico no eixo traseiro, fornecendo tração integral com menos componentes mecânicos.

VEJA O ELECTRIC DAYS AO VIVO!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…