Devido a normas de emissões mais rigorosas, o Suzuki Jimny está se despedindo de diversos mercados, como na Europa. Por lá, ultimamente é oferecido apenas como veículo comercial, venda que foi gradualmente encerrada na Alemanha e na UE a partir de meados de 2024. Agora, há um breve retorno, mas somente na França.
Como uma homenagem ao seu icônico veículo off-road, que em 55 anos já vendeu mais de três milhões de unidades em todo o mundo, a Suzuki está lançando na França uma série limitada a 55 unidades: o Jimny 55ème anniversaire. A Suzuki France celebra assim a despedida da versão atual do Suzuki Jimny.

Fonte: Suzuki
Visualmente, o modelo de despedida se assemelha ao Jimny Horizon, com o qual a linha foi encerrada na Alemanha. O Jimny 55ème anniversairefoi desenvolvido com base na versão Privilège V.U. francesa e recebe, além do seu equipamento padrão, vários elementos exclusivos, como grade frontal com design retrô, adesivos laterais, capa de estepe com um famoso rinoceronte associado ao Jimny, protetores com o escrito Jimny e um diário de bordo e chaveiro especiais. Além disso, os clientes franceses recebem um treinamento 4×4 para aperfeiçoar suas habilidades off-road.
Cada uma das 55 unidades do Jimny 55ème anniversaire é numerada e possui uma placa comemorativa na base do console central. Esta série limitada está disponível em quatro cores de carroceria: branco, Jungle Green, Bluish Black e Medium Gray.
As peculiaridades da série limitada para o 55º aniversário complementam o já extenso equipamento de série do Jimny Privilège: ar-condicionado, aquecimento dos bancos, sistema de áudio Bluetooth, alerta de saída de faixa e de mudança de faixa, controle automático de farol alto, reconhecimento de sinais de trânsito e muito mais.

Suzuki Jimny 55ème anniversaire (2025, França)
Foto de: Suzuki
Com seu peso seco de 1.090 kg e seu formato compacto – 3,48 metros de comprimento e 1,64 metros de largura – o Suzuki Jimny se sai bem em qualquer lugar, seja em caminhos íngremes ou em áreas urbanas superlotadas.
No off-road, sua agilidade é ainda mais aprimorada por ângulos de ataque (37°), de saída (49°) e de transição (28°) particularmente favoráveis, além do sistema de tração integral AllGrip Pro com caixa de transferência e trocas de marcha curtas. O Suzuki Jimny 55ème anniversaire é equipado com um motor a gasolina de 1,5 litros e 102 cv e uma transmissão manual de 5 velocidades, e custa 28.955 euros.
A Suzuki França decidiu comercializar os últimos exemplares do Jimny de uma forma inovadora. Os pedidos para esta série especial estavam disponíveis por um período limitado, de segunda-feira, 2 de junho, a terça-feira, 10 de junho. A entrega aos clientes será feita ao longo do mês de junho.
No Brasil, chamado de Jimny Sierra, tem futuro bem incerto pelo mesmo motivo. A marca, representada pela HPE Autos, seguirá no mercado brasileiro, mas com novos modelos – recentemente, um Vitara elétrico foi visto em testes e já dá pistas sobre o futuro. O Jimny Sierra sobrevive com estoques até o fim de 2025.