Lembra quando era possível comprar um carro manual em praticamente qualquer categoria? Dos populares 1.0 aos esportivos de luxo, trocar marchas era quase uma regra até os anos 1980 e 1990. No entanto, com o passar do tempo, a chegada de novas tecnologias e as exigências ambientais, os modelos com embreagem foram sendo relegados aos veículos de entrada em praticamente todo o mundo.
Mas e se disséssemos que ainda é possível comprar um Audi zero-quilômetro com câmbio manual? Embora isso não seja o esperado de um modelo da marca alemã, o A1 básico pode ser uma excelente escolha para quem busca um carro essencialmente simples, como os de antigamente.
Foto de: Audi
Vendido em alguns mercados europeus, onde a Audi oferece um portfólio mais diversificado, a versão de entrada do A1 se assemelha mais ao VW Polo do que a um modelo premium da marca. Isso porque ele usa um motor 1.0 três cilindros turbo 25 TFSI, com 94 cv e 17,8 kgfm de torque.
Os números são modestos, especialmente se comparados ao VW Polo 170 TSI, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque na única versão disponível atualmente com câmbio manual. O A1 básico também surpreende nos equipamentos – mas pela simplicidade. Ele vem com faróis halógenos e rodas de aço aro 15 com calotas.

Vollkswagen Polo TSI manual
No interior, os bancos são revestidos em tecido, o ar-condicionado é manual, e há diversas concessões no acabamento, como a ausência de apoio de braço central, cromados e acabamentos mais sofisticados das versões mais completas nas portas e no painel.
Embora o A1 basicão seja a opção mais acessível de sua marca hoje, ele faz diversas concessões para manter o preço baixo. No entanto, essa simplicidade não significa exatamente uma pechincha: na Alemanha, o hatch parte de 22.950 euros (cerca de R$ 136 mil na cotação atual), um valor considerável para um modelo de entrada.


Audi
Fim está próximo
Se o ”primo rico” do Polo parece não estar à altura da marca Audi, há uma razão para isso. O subcompacto vive um mandato tampão e será descontinuado com o fim da geração atual. Quando isso acontecer, o A3 assumirá o posto de modelo mais acessível da marca. O mesmo destino aguarda o SUV Q2, que também não terá uma nova geração.
Existe a possibilidade de ambos os modelos ganharem versões eletrificadas no futuro, alinhadas aos Volkswagen ID.1 e ID.2 SUV, esperados até o fim da década. No entanto, os altos custos podem dificultar a viabilidade de Audis mais baratos na era dos elétricos.

Foto de: Volkswagen
Volkswagen ID.1, o primeiro teaser

Volkswagen ID.2 Cross, a renderização do Motor1.com
No último ano, mesmo tendo produtos de volume em sua terra natal, como o A1 e o Q2, a Audi ficou bem atrás de marcas como a Tesla. Com 1.704.093 unidades entregues, o Model 3 e o Model Y superaram a venda de toda a linha da Audi em 2024. A marca alemã vendeu 1.671.218 carros no ano passado, uma queda de 11,8% em relação a 2023.
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