Lançado em 2019, o Tesla Model Y não passou por nenhuma atualização significativa. Até agora. A montadora de carros elétricos divulgou oficialmente a reestilização Juniper, com design renovado e um interior mais refinado.
As mudanças vão além da estética, já que a linha 2025 do carro elétrico mais vendido do mundo está mais rápida, silenciosa e com autonomia elétrica maior.
Atualizações no interior e exterior
A renovação visual do novo Tesla Model Y Juniper tem como principal destaque a frente, com faróis divididos e uma barra de led os interligando, totalmente inspirada no Cybercab – porém, o deixou com cara de carro chinês genérico. O para-choque tem entradas de ar nas extremidades e não há emblema no capô.
As lanternas traseiras também foram unificadas e têm novo design. Há novos apliques no para-choque, mas o restante segue igual.
Junto ao novo desenho, o tamanho do SUV também mudou. O comprimento do carro está 4,1 cm maior, tendo agora 4,79 m. Além disso, o conjunto de rodas agora é de 20 polegadas e há uma nova cor de carroceria, batizada como ‘Glacier Blue’.

A cabine mantém o design minimalista e já conhecido em carros da Tesla. Apesar disso, a central de infoentretenimento está ligeiramente maior, com 15,4″ (contra 15″ na versão anterior). Uma tela extra de 8″ foi adicionada para os passageiros.
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O painel, console central e os encostos das portas foram redesenhados, com uma nova faixa de iluminação ambiente e acabamentos mais sofisticados em camurça sintética. Para finalizar, a selação de marchas está agora integrada na tela central e o sistema de áudio foi aprimorado.

A Tesla também refinou o barulho interno do Model Y, com alguns ajustes aerodinâmicos, novo vidro acústico, suspensão reajustada e pneus com menos ruído.
Mecânica aprimorada
O Model Y Juniper tem dois níveis de acabamento disponíveis, um de tração traseira, com 466 km de autonomia, e outro de tração integral chamado de Long Range, que pode rodar até 551 km. Esses números são 11 km e 18 km, respectivamente, maiores em relação ao modelo anterior.
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Embora a Tesla não tenha divulgados as novas especificações de seus motores, ambas as versões estão ligeiramente mais rápidas. Portanto, os modelos, provavelmente, terão mais potência que os 213 cv, da versão RWD, e 351 cv do AWD.

De acordo com a marca, a variante de tração traseira pode ir agora de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, 1 segundo a menos que o seu antecessor. Enquanto a Long Range 4×4 atingiu a mesma velocidade em 4,3 segundos, 0,1 segundo mais rápido. Em ambos os casos a velocidade é limitada eletronicamente a 201 km/h, o que é mais lento do que antes.

Uma nova versão Performance será lançada pela Tesla nos próximos meses. Ela terá a mesma configuração do Model 3 Performance, com motor duplo de 510 cv.
O Model Y Juniper já está disponível em alguns sites da Tesla na Ásia e Pacífico. As entregas devem começar entre abril ou maio. Na Austrália, o SUV está disponível por R$ 240.000, na variante de tração traseira, e R$ 275 na versão com tração integral.