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Toyota diz que público precisa de tempo para apreciar esportivos híbridos

Se você ainda não conferiu o último episódio da série Concept We Forgot, o foco foi o obscuro GRMN Sports Hybrid Concept II da Toyota. Desenvolvido há mais de uma década, era uma tentativa de criar um veículo divertido e eletrificado com motor central. No entanto, nunca se tornou um modelo de produção. O mesmo vale para o GR HV Sports 2017, um híbrido derivado do 86 com teto targa.

Apesar de testar híbridos em condições de corrida, a relutância da Toyota em lançar um esportivo com motor eletrificado continua até hoje. Dito isso, não deve demorar para que sua marca de luxo, Lexus, revele o modelo que a imprensa chama de “LFR”, amplamente esperado com um conjunto eletrificado baseado em um motor V8.

Enquanto o grande lançamento não acontece, a empresa já começa a mostrar como híbridos podem atrair entusiastas. Em entrevista à revista australiana Drive, um executivo da divisão local não descartou a possibilidade de um esportivo que combine motor a combustão com elétrico.



Projeção do Lexus LFR 2027 pelo Motor1

Foto de: Theophilus Chin | Motor1

O vice-presidente de Vendas e Marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, afirmou:

“Estamos fazendo híbridos agora em diferentes condições de corrida ao redor do mundo, então você nunca descartaria essa possibilidade.”

Embora seja tecnicamente viável desenvolver um esportivo híbrido para ruas, a Toyota acredita que os entusiastas levarão tempo para se acostumar com a ideia. Enquanto isso, os carros movidos apenas a gasolina ainda satisfazem esse público:

“Isso é desejável? Acho que com o tempo será. A realidade é que desempenho é emocionante e divertido, e por enquanto os motores a combustão ainda preenchem essa lacuna para esse mercado – essa é a realidade.”

Além do Lexus LFR, é provável que a Toyota ofereça modelos híbridos para a linha GR no futuro. Considerando as regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas, seria extremamente difícil desenvolver um veículo apenas a combustão que esteja em conformidade, especialmente na Europa. Mas o motor a gasolina não vai desaparecer tão cedo.

Em declaração anterior, Hanley garantiu que carros empolgantes com motores a combustão e câmbio manual ainda têm espaço:

“Motores a combustão e transmissões manuais estarão por aí por muito, muito tempo.”

Ele ainda acrescentou que quem compra esportivos ainda quer sentir o “estalo, crepitar e estouro” de um motor a gasolina.

Com isso em mente, a Toyota trabalha em um novo motor 2.0 turbo para aplicações transversais e longitudinais. O quatro-cilindros G20E já foi instalado atrás dos assentos de um protótipo do GR Yaris, sugerindo um layout central para futuros modelos. Há rumores sobre o retorno do MR-2, além de um novo Celica, o que torna o futuro bastante empolgante.

Se a Toyota pretende vender esses carros em regiões com regras rígidas de emissões, uma versão híbrida desse motor é uma suposição plausível. O CEO Koji Sato declarou recentemente que todo veículo deve oferecer um elemento divertido, não apenas os que carregam o selo GR:

“Um carro não é um carro se não for divertido. Por isso, nunca permitiremos que nossos carros se tornem commodities.”

Que venha, Toyota.

 

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