Após registrar leve retração nas vendas em abril, o segmento de picapes reagiu em maio. Segundo os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas em maio 40.178 unidades – somadas as representantes das quatro categorias -, 12,7% a mais em comparação com o mesmo período de 2024 (35.652) e aproximadamente 5% acima das 38.267 unidades do mês anterior.
Líder geral do segmento, a Fiat Strada (11.854) avançou quase 18% nas últimas semanas e ampliou sua vantagem sobre a rival Saveiro (5.536) entre as picapes pequenas. O modelo da Volkswagen, vale destacar, vem em momento crescente, superando a barreira das 4 mil unidades pela 10ª vez nos últimos onze meses.
Apesar de a Fiat Strada ter aberto vantagem, VW Saveiro (5.536) se destacou por momento de crescimento
|
Picapes Pequenas |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
FIAT STRADA |
51228 |
11854 |
10076 |
10971 |
68,17% |
64,86% |
17,65% |
8,05% |
|
2º |
VW SAVEIRO |
24298 |
5536 |
5458 |
3556 |
31,83% |
35,14% |
1,43% |
55,68% |
|
75526 |
17390 |
15534 |
14527 |
100,00% |
100,00% |
11,95% |
19,71% |
||

Fiat Toro (4.690) e Ram Rampage (2.182) foram as únicas intermediárias a crescer frente a 2024.
Foto de: Divulgação
Na disputa entre as intermediárias, Fiat Toro (4.690) e Ram Rampage (2.182) foram as únicas a crescer frente a 2024 pelo 2º mês consecutivo. Embora melhor do que em abril, a Chevrolet Montana perdeu quase 19% de seus compradores do ano passado. Atrás da Renault Oroch (872), a Maverick (149) foi a lanterna. Será interessante acompanhar a partir de agora o desempenho da Ford com a chegada da versão reestilizada às concessionárias.
|
Picapes Intermediárias |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
FIAT TORO |
19921 |
4690 |
4502 |
4312 |
48,02% |
48,08% |
4,18% |
8,77% |
|
2º |
RAM RAMPAGE |
9428 |
2182 |
1988 |
1733 |
22,34% |
21,23% |
9,76% |
25,91% |
|
3º |
CHEVROLET MONTANA |
8439 |
1873 |
1701 |
2306 |
19,18% |
18,17% |
10,11% |
-18,78% |
|
4º |
RENAULT OROCH |
4776 |
872 |
1042 |
1105 |
8,93% |
11,13% |
-16,31% |
-21,09% |
|
5º |
FORD MAVERICK |
640 |
149 |
130 |
303 |
1,53% |
1,39% |
14,62% |
-50,83% |
|
43204 |
9766 |
9363 |
9759 |
100,00% |
100,00% |
4,30% |
0,07% |
||

Toyota Hilux (4.425) teve alta superior a 30% no último ano
Entre as médias, a líder Toyota Hilux (4.425), em alta superior a 30% nos últimos doze meses, assegurou quase 1,7 mil unidades de vantagem sobre uma Chevrolet S10 (2.772) que superou a Ford Ranger pela 2ª posição graças ao seu desempenho mais forte no ano. Em seu melhor momento desde o lançamento, a Mitsubishi Triton (892) subiu para o 4º lugar.
Depois de superar as mil unidades em abril, a Fiat Titano (657) recuou quase 40% nas últimas semanas – a linha 2026, com nova motorização e novos equipamentos, poderá impulsionar uma reação nos próximos meses. Praticamente sem estoque nas concessionárias da VW, a Amarok (30) só não foi a lanterna pela existência da JAC Hunter (17). Este foi o pior desempenho da representante da marca alemã desde fevereiro de 2021 (26).
|
Picapes Médias |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA HILUX |
18575 |
4425 |
3934 |
3392 |
35,40% |
30,77% |
12,48% |
30,45% |
|
2º |
CHEVROLET S10 |
11171 |
2772 |
2695 |
2309 |
22,18% |
21,08% |
2,86% |
20,05% |
|
3º |
FORD RANGER |
13012 |
2670 |
2979 |
2305 |
21,36% |
23,30% |
-10,37% |
15,84% |
|
4º |
MITSUBISHI TRITON |
2810 |
892 |
781 |
0 |
7,14% |
6,11% |
14,21% |
– |
|
5º |
FIAT TITANO |
3816 |
657 |
1069 |
260 |
5,26% |
8,36% |
-38,54% |
152,69% |
|
6º |
MITSUBISHI L200 |
3663 |
571 |
632 |
938 |
4,57% |
4,94% |
-9,65% |
-39,13% |
|
7º |
NISSAN FRONTIER |
3600 |
363 |
348 |
1052 |
2,90% |
2,72% |
4,31% |
-65,49% |
|
8º |
BYD SHARK |
537 |
103 |
140 |
0 |
0,82% |
1,10% |
-26,43% |
– |
|
9º |
VW AMAROK |
2001 |
30 |
159 |
580 |
0,24% |
1,24% |
-81,13% |
-94,83% |
|
10º |
JAC HUNTER |
164 |
17 |
48 |
0 |
0,14% |
0,38% |
-64,58% |
– |
|
59349 |
12500 |
12785 |
10836 |
100,00% |
100,00% |
-2,23% |
15,36% |
||

Entre as grandes, RAM 3500 (192) manteve liderança
Foto de: Motor1.com
Por fim, entre as picapes maiores a Ram assegurou nova liderança para a 3500 (192), mas desta vez com a Ford F-150 (96) à frente da Ram 1500 pela 2ª colocação. Depois de emplacar mais de 100 unidades no ranking anterior, a Chevrolet Silverado (65) só ficou à frente da GMC Hummer EV (2), que não conta com importação oficial.
|
Picapes Grandes |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
RAM 3500 |
840 |
192 |
211 |
137 |
36,78% |
36,07% |
-9,00% |
40,15% |
|
2º |
FORD F150 |
500 |
96 |
75 |
61 |
18,39% |
12,82% |
28,00% |
57,38% |
|
3º |
RAM 1500 |
758 |
89 |
119 |
139 |
17,05% |
20,34% |
-25,21% |
-35,97% |
|
4º |
RAM 2500 |
407 |
78 |
70 |
122 |
14,94% |
11,97% |
11,43% |
-36,07% |
|
5º |
CHEVROLET SILVERADO |
295 |
65 |
109 |
71 |
12,45% |
18,63% |
-40,37% |
-8,45% |
|
6º |
GMC HUMMER EV |
5 |
2 |
1 |
0 |
0,38% |
0,17% |
100,00% |
– |
|
2805 |
522 |
585 |
530 |
100,00% |
100,00% |
-10,77% |
-1,51% |
||
Fonte: Fenabrave