A nova geração do Toyota RAV4, revelada globalmente em maio, ainda nem chegou às concessionárias, mas já roda em testes no Brasil. O SUV foi flagrado pelos colegas do @placaverde na região de Campinas (SP), com camuflagem pesada e equipamentos típicos de homologação, como tubos ligados à tampa traseira e laptops conectados ao sistema eletrônico.
O que chama atenção é a agilidade da Toyota. Mesmo com o lançamento comercial previsto apenas para o fim de 2025 nos Estados Unidos e Europa, o modelo já está em fase de validação por aqui. Como será vendido apenas com conjuntos eletrificados, o processo de homologação é mais complexo, já que além do processo do motor a combustão, exige do sistema elétrico.
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Fonte: @placaverde
Como é o novo RAV4 2026
Com visual completamente novo, o RAV4 2026 ficou mais robusto e passou a lembrar o Prius na dianteira. Os grupos ópticos são em forma de C e a grade foi redesenhada. Nas laterais, os arcos de roda ficaram ainda mais quadrados do que na geração atual, enquanto a traseira adota linhas mais verticais para melhorar a percepção de tamanho e aproveitar melhor o espaço interno.
A plataforma TNGA-K segue a mesma, mas as proporções mudaram ligeiramente com a nova carroceria. O entre-eixos continua com 2,69 metros. O comprimento total é de 4,59 metros na maioria das versões, mesmo número do antecessor, mas chega a 4,62 metros nas configurações Woodland e GR Sport, por conta dos para-choques diferentes. A altura aumentou de forma mais significativa e agora é de 1,72 metro. O porta-malas também cresceu, passando de 733 para 749 litros graças ao novo desenho dos encostos traseiros.

Foto de: Toyota

Foto de: Toyota
Visualmente, a nova geração reposiciona o RAV4 dentro da gama da Toyota. Quando a geração anterior foi lançada, o Corolla Cross ainda não existia, e o RAV4 ocupava sozinho o espaço dos SUVs médios da marca. Agora, com o Cross consolidado como rival direto de modelos como o Jeep Compass, o novo RAV4 sobe um degrau globalmente, mirando médios de topo, como o Jeep Cherokee.

Foto de: Toyota
Só híbrido
Sob o capô, a Toyota manteve a receita já conhecida. O RAV4 seguirá com motor 2.5 a gasolina aliado a um ou dois motores elétricos, dependendo da tração e da versão. O painel digital e a central multimídia de 12,9 polegadas são novidades, assim como a atualização do pacote Toyota Safety Sense.
Na versão plug-in, a autonomia no modo 100% elétrico chega a 100 quilômetros, cortesia da nova bateria de íons de lítio de 22,68 kWh. A recarga em corrente contínua atinge 50 kW e vai de 10 a 80% em 30 minutos. Já no carregamento alternado, a potência chega a 11 kW, com carga completa em cerca de 3 horas. Pela primeira vez, o sistema pode ser usado com tração dianteira, com 268 cavalos, ou integral, com 304 cavalos, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Interior do novo RAV4 ficou mais refinado para se afastar do Corolla Cross
Foto de: Toyota
Versões aventureiras e GR Sport
Ao menos nos Estados Unidos, a linha será dividida em três grupos. As versões Core (LE, XLE e Limited) têm grade na cor da carroceria e molduras pretas nos para-lamas. A linha Rugged, que substitui o antigo pacote Woodland, traz grade bipartida com faróis auxiliares de LED da Rigid Industries e barras de teto elevadas. Já os modelos Sport (SE, XSE e a inédita GR Sport) apostam em pintura em dois tons e acabamento com costuras coloridas no interior.
Por aqui, ainda não se sabe qual será a estratégia da Toyota com a nova geração. Hoje, o RAV4 é vendido no Brasil em duas versões: a SX Connect Hybrid, com sistema híbrido convencional, por R$ 349.290, e a XSE Plug-in Hybrid, que combina motor a combustão e propulsor elétrico recarregável, por R$ 402.420.