Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota parece cada vez mais disposta a investir em opções para todos os gostos e bolsos, inclusive em motores de alta cilindrada. E, segundo os últimos rumores, o já famoso V8 que a marca desenvolve para a Gazoo Racing e a divisão premium Lexus pode chegar também a modelos sem foco esportivo.
Em entrevista à revista australiana Drive, o chefe de motorização da Toyota, Takashi Uehara, admitiu que o novo V8 biturbo de 4,0 litros tem potencial para ser usado em uma gama muito maior de veículos. “É tecnicamente possível instalá-lo sob o capô do Land Cruiser”, afirmou. Ele acrescentou que o motor está “de alguma forma próximo” ao novo bloco de quatro cilindros G20E, utilizado no protótipo GR Yaris M, o que indica uma arquitetura modular compartilhada.
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Fonte: Lexus
Segundo Uehara, a modularidade é o grande trunfo dessa nova geração de motores da Toyota. Ela permite que a mesma base mecânica sirva desde compactos esportivos até SUVs de grande porte.
“Se primeiro definirmos a potência máxima necessária, temos que nos preocupar com o design do RPM máximo. Temos que nos preocupar com o design da câmara de combustão. Então selecionamos um V8”, explicou o engenheiro-chefe, defendendo a escolha do projeto.


Fontes do site GoAuto indicam que o novo motor é uma unidade biturbo de 4,0 litros composta por dois blocos 2.0 turbo, semelhante ao G20E, e que deve render até 900 cv quando combinado a um sistema híbrido completo. Uehara revelou ainda que o V8 pode ser configurado também como um propulsor a diesel.
“Na verdade, o V8 pode até ser projetado como um motor a diesel, completo com um sistema híbrido completo”, disse.

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A expectativa é que o V8 faça sua estreia oficial no Toyota GR GT, previsto para ser lançado em 4 de dezembro, e depois equipe o futuro Lexus Sport Coupe. No entanto, o projeto tem ambições maiores. O executivo não confirmou, mas deixou claro que o novo bloco poderá aparecer em veículos como o Land Cruiser LC300, LC250, Tundra e Sequoia. “Não dependemos do sistema PHEV”, afirmou, reforçando que o foco será nos híbridos convencionais (HEV).
Com essa estratégia, a Toyota pode estar abrindo espaço para uma nova fase de motores de alta performance aliados à eficiência energética. Um V8 híbrido sob o capô de SUVs e sedãs de luxo como o Century mostraria que a marca ainda acredita em soluções diversas para o futuro do automóvel — e que os oito cilindros, ao menos para os japoneses, continuam muito vivos.
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– Equipe do Motor1.com