Mais uma vez, uma patente registrada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (World Intellectual Property Organization, WIPO) nos revela mais sobre um modelo a caminho. Estamos falando do novo FJ Cruiser, um veículo off-road compacto que estreará este ano na Ásia, América do Norte e depois (talvez) chegará à Europa.
O desenho confirma que a novidade com o DNA off-road da histórica família Land Cruiser (que deu origem ao nosso Bandeirante) manterá o jeitão bastante quadrado e robusto, com arcos de roda musculosos e um estilo geral inspirado no conceito Compact Cruiser EV mostrado há alguns anos.
12
Como será?
Observando a imagem, nota-se que a parte inferior da carroceria possui revestimentos em plástico não pintado, que protegem os para-choques, os arcos das rodas e as saias laterais, destacando suas capacidades off-road (lembremos que o chassi sobre longarinas permitirá enfrentar terrenos bastante difíceis). Não poderia faltar o estepe montado verticalmente na porta traseira.
De acordo com as informações disponíveis, o FJ Cruiser – evolução do conceito Compact Cruiser EV de 2021 – terá distância entre eixos de 2,75 metros e um comprimento de menos de 4,5 metros, enquanto em termos de motores poderá ter versões diesel de 2,4 e 2,8 litros. A plataforma, por sua vez, deve ser a mesma da Hilux Champ, a versão simplificada e menor da picape média.

Toyota “Baby” Land Cruiser, o render da Motor1.com
Sob o capô, existe chance de o SUV adotar ainda trens de força híbridos leves, híbridos completos ou híbridos plug-in, e a presença de possíveis versões 100% elétricas não pode ser descartada. No entanto, a Toyota ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre o assunto e teremos que esperar mais alguns meses para saber mais.


Exemplo da Ford
Assim como a Ford já faz com seus SUVs Bronco e Bronco Sport e a Mercedes-Benz fará com seu futuro ”mini Classe G”, é possível que a Toyota siga o mesmo rumo e faça um carro mais aspiracional e menos focado no off-road, mantendo o conceito retrô do FJ Cruiser em uma nova roupagem. Caso realmente siga o exemplo da Ford, é possível que o mini jipe seja um SUV médio com preços próximos ao Bronco Sport e encaixado dentro da linha Toyota entre o Corolla Cross e o RAV4.
Atualmente, o Corolla Cross parte de R$ 179.190 na versão XR para o mercado brasileiro e pode passar dos R$ 200 mil nas versões mais completas. Já o RAV4 é vendido em duas versões, uma híbrida e outra híbrida plug-in, com preços anunciados de R$ 349.290 e R$ 402.420, respectivamente.