Em amplo crescimento desde a comercialização por via oficial das picapes Ram 1500 e 2500 no país, o segmento de picapes grandes ganhou várias novas opções nos últimos anos. A Ford tem a sua disposição a F-150, a Chevrolet oferece a Silverado desde o fim de 2023, mas elas podem ganhar uma concorrente japonesa em breve.
Isto porque a Toyota, até então representada por aqui no segmento de utilitários somente pela média Hilux, registrou nos últimos dias as patentes de sua picape de grande porte feita de olho nos EUA, a Tundra. Ainda que não seja nada oficial, o pedido já demonstra que pelo menos há o interesse por parte da marca asiática.
Com as boas vendas do segmento, a vinda da Tundra seria uma escolha óbvia para quem quer uma picape maior e mais luxuosa do que a Hilux. Não teria tanto problema para se posicionar contra as rivais em questão de preço, pois todas chegam importadas dos Estados Unidos, pagando os mesmos impostos – poderia ser diferente caso uma delas viesse do México, beneficiando-se do acordo comercial para não pagar o imposto de importação.
Lançada em 2021, a geração atual da picape compartilha plataforma com a menor Tacoma – a equivalente em posicionamento a nossa Hilux – mas com tamanho bem maior. No total, possui mais de 5,93 metros de comprimento e, a depender da configuração, pode ter entre eixos de 3,70 e 2,03 de largura.
43
Na motorização, apesar de não contar com motor V8 como as rivais, a picape possui duas opções principais de motorização: um motor V6 3.5 biturbo e um sistema híbrido i-FORCE MAX, também com motor V6 biturbo de 3.5 litros. Na versão totalmente a combustão, a potência pode chegar até 394 cv e 66,2 kgfm, enquanto a híbrida oferece maior potência, entregando até 437 cavalos e 72,5 kgfm.