O Toyota Yaris Cross, recém-lançado no país e ainda chegando às concessionárias da marca, acaba de ser avaliado pelo Latin NCAP e recebeu apenas duas das cinco estrelas possíveis nos testes de segurança da entidade. O SUV compacto é produzido em Sorocaba, no interior de São Paulo, e em West Java, na Indonésia, mas o órgão não informou de qual fábrica veio a unidade testada.
Como o Yaris Cross ainda é um modelo recente e teve seu lançamento remarcado devido aos desastres ocorridos na planta de Porto Feliz (SP), não sabemos se o modelo testado tem origem na América do Sul ou se é feito no país asiático. O Motor1.com Brasil entrou em contato com a Toyota do Brasil para confirmar a origem do Yaris Cross testado e atualizará o texto assim que houver um posicionamento oficial.
10
Fonte: Latin NCAP
Segundo o Latin NCAP, o Yaris Cross, que oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, alcançou 77,01% em Proteção ao Ocupante Adulto, 69,29% em Proteção ao Ocupante Infantil, 55,60% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis e 58,14% em Assistência à Segurança. O Yaris Cross foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, testes de chicotada cervical, proteção a pedestres e análise do ESC.
No impacto frontal, o órgão classificou a estrutura como estável, assim como a área dos pés. O peito do motorista apresentou proteção marginal tanto no impacto frontal quanto no teste de impacto lateral de poste. Os ocupantes infantis tiveram desempenho melhor, com proteção completa quando instalados em cadeirinhas voltadas para trás utilizando as ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais.
A pontuação reduzida em Proteção Infantil se explica pela ausência de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI (Sistema de Retenção Infantil, ou cadeirinha) voltado para trás no banco dianteiro e pela falta de sinalização adequada exigida pelo protocolo do Latin NCAP.
Na avaliação de proteção a pedestres, os resultados variaram entre regular e baixo devido à ausência de pontos relacionados ao VRU (reconhecimento de usuários vulneráveis na via, como pedestres) do sistema frenagem autônoma de emergência (AEB). A falta de assistente de velocidade e a impossibilidade de pontuar recursos ligados ao AEB também pesaram na nota final de duas estrelas.

74
Fonte: Toyota
O Yaris Cross chegou ao país em quatro versões: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid. Os preços vão de R$ 161.390 a R$ 189.990. Já na motorização, possui 1.5 aspirada, evolução do antigo Etios e do Yaris Hatchback, enquanto as versões Hybrid apostam em um propulsor 1.5 em conjunto com um motor elétrico.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com