Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Toyota Yaris Cross já tem fila de espera antes do lançamento

Toyota Yaris Cross já tem fila de espera antes do lançamento

A Toyota deve lançar o novo Yaris Cross ainda em 2025. O SUV compacto, baseado no Yaris Hatchback, será fabricado no Brasil e sua produção também deve abastecer o mercado argentino. Esse é um projeto da Toyota há muito tempo adiado e atrasado em nossa região. Embora o Yaris Cross já exista em outros mercados – como Europa e Ásia -, a variante do Mercosul terá design e configuração específicos.

Isso gerou uma situação inusitada nas concessionárias da Toyota Argentina: embora ninguém o tenha visto ainda, os órgãos oficiais da marca japonesa já têm listas de espera com até 100 clientes interessados em comprar esse modelo.

Nossos colegas do Motor1.com Argentina confirmaram esse fato com fontes das concessionárias e da filial local da marca japonesa: “Nem sequer temos o modelo Yaris Cross carregado no sistema, mas as pessoas vêm e pedem para se inscrever. Não aceitamos um depósito nem prometemos nada, porque ainda não há informações oficiais, mas anotamos os pedidos em um arquivo do Excel que está aumentando a cada dia. Temos o compromisso de atribuir a eles as primeiras unidades assim que for lançado”, disse um revendedor oficial da Toyota ao Motor1.com Argentina.

A Toyota Argentina ainda não confirmou o nome “Yaris Cross”. O presidente da subsidiária local, Gustavo Salinas, disse: “Dizemos que é um veículo híbrido para o segmento B (compacto), que estamos pensando em apresentar no segundo semestre deste ano. Naquela ocasião, forneceremos mais informações, incluindo o nome e as características. É uma proposta importante da Toyota para o mercado, pois estará posicionado no segmento que mais cresceu nos últimos anos e com a comprovada tecnologia híbrida da Toyota”. 

Na Argentina, o Yaris Cross será posicionado em preço no meio do caminho entre a oferta atual do Yaris Hatchback, único sobrevivente da família por lá após a descontinuação do Yaris Sedan, e o Corolla Sedan. 

As fotos das unidades camufladas publicadas aqui foram tiradas por Guilherme Maia da BFMS no Instagram. As imagens sugerem que a Toyota América Latina escolheu a estética do Yaris Cross asiático, em vez de seguir o caminho do design do Yaris Cross europeu. Haverá versões a gasolina, mas sabe-se que também serão produzidas variantes híbridas. 

O Yaris Cross à venda na Ásia tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.620 mm. Ele usa a Plataforma DNGA, uma variante da Plataforma TNGA usada para o Corolla. A DNGA é uma base estrutural mais econômica, usada por  modelos de baixo custo da Daihatsu. Nesses mercados, o Yaris Cross usa um motor a gasolina 1.5 de 106 cv ou um híbrido 1.5 de 130 cv.

A chegada do Yaris Cross deve ajudar a Toyota a conquistar ainda mais participação de mercado na Argentina e no Brasil. Para fabricar o Yaris Cross em Sorocaba, a Toyota está investindo US$ 300 milhões somente nesse modelo.

As listas de espera das concessionárias não são oficiais. No sistema informatizado da marca, o modelo ainda não existe para receber reservas. No entanto, a esperada entrada da Toyota Argentina no segmento de SUVs compactos é uma notícia que forçará a concorrência a levantar a guarda. O Yaris Cross enfrentará modelos como o Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, Renault Kardian, Honda HR-V e VW T-Cross, entre muitos outros, e no Brasil não será diferente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…