Um dos principais lançamentos do ano no segmento de SUVs compactos, o Toyota Yaris Cross está cada vez mais próximo de chegar às concessionárias. No Brasil, o modelo será lançado em outubro, mas a KINTO, serviço de assinatura e locação da marca, já deu algumas pistas de como será a estratégia da empresa para o novo SUV.
Em comunicado, a KINTO celebrou 5 anos de operação no Brasil e afirmou que “a empresa oferecerá com exclusividade o novo Yaris Cross, modelo SUV Híbrido Flex compacto da Toyota, que será lançado no mercado brasileiro em outubro deste ano, reforçando o papel protagonista com serviços que priorizam o uso do veículo conforme as diferentes necessidades em mobilidade”.
35
Fonte: Motor1.com
Ou seja, você não vai encontrar o novo Toyota Yaris Cross para locação tradicional ou para assinatura fora da KINTO. Isso deve minimizar os números de vendas diretas do SUV, que tradicionalmente já são baixos com os produtos da Toyota e representam cerca de metade de tudo o que é emplacado no Brasil em 2025.

Toyota Yaris Cross é flagrado no Brasil – imagens: BF///MS no Instagram
Foto de: Instagram
Toyota Yaris Cross: o que já sabemos?
Revelado originalmente na Ásia em maio de 2023, o SUV compacto tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e entre-eixos de 2.620 mm. Ele utiliza a plataforma DNGA, uma derivação da TNGA (usada no Corolla), voltada a modelos mais acessíveis desenvolvidos pela Daihatsu.
No mercado internacional, o Yaris Cross é oferecido com motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm de torque nas versões de entrada, além de uma opção híbrida que combina um motor a combustão de 80 cv com um elétrico de 90 cv.

Toyota Yaris Cross (Tailândia)
Foto de: Motor1.com
Produzido em Sorocaba (SP), o modelo será posicionado abaixo do Corolla Cross e contará ao menos com uma opção híbrida flex. O projeto é fruto de um investimento de R$ 1,63 bilhão nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz (SP), esta última responsável pela fabricação dos motores nacionais.
No Brasil, o Yaris Cross substituirá os modelos Yaris Hatchback e Sedã, que tiveram produção encerrada no fim de 2024 e continuam sendo vendidos apenas com estoques remanescentes. Na Argentina, o hatch continuará disponível por mais tempo, seguindo estratégia semelhante à usada com o Etios, que foi vendido no país vizinho quase quatro anos após sair do mercado brasileiro.