Quando se pensa em executivos de marcas de carros esportivos que vivem ultrapassando e desafiando os limites da engenharia automotiva, é de se supor que eles dirijam algumas de suas criações. Mas Christian von Koenigsegg, um entusiasta de marca maior — como muitos de nós — resolveu provar que pode se divertir com algo mais “humano”. É o caso de seu carro do dia a dia: um singelo Toyota Yaris.
Ok, não é o Yaris com motor 1.5 aspirado, de quatro cilindros e câmbio CVT que disponível na Europa há alguns anos — e que, em breve, dará lugar ao irmão maior, o Yaris Cross. A versão pilotada por Christian é um modelo produzido pela divisão esportiva da marca japonesa, a GR. Sob o capô, o pequeno bólido traz um motor turboalimentado de 1,6 litro e três cilindros, capaz de entregar nada menos que 261 cv e 36,7 kgfm de torque — suficientes para levar o hatchback de zero a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
Em seu Instagram pessoal, Koenigsegg postou um breve vídeo mostrando sua rotina — e sua diversão — diária com o carrinho. Na legenda, o executivo celebrou sua paixão por hot hatches: “Nada como uma dose de loucura com três cilindros pra animar o trajeto matinal! Eu adoro carros pequenos!” O vídeo mostra seu trajeto, uma acelerada de primeira para a segunda marcha e, por fim, os portões de sua empresa ao chegar ao trabalho.

Interior do Toyota GR Yaris 2024

Painel do Toyota GR Yaris 2024
É curioso pensar que o criador de alguns dos carros mais rápidos e potentes do mundo dirija um Toyota no dia-a-dia. Mas essa não é a primeira vez que vemos Koenigsegg ao volante de um exemplar da engenharia japonesa. Ele ficou famoso por recomprar, em 2019, um Mazda MX-5 que havia dirigido durante seus anos de faculdade — uma prova de que seu gosto por carros é, de fato, bastante eclético.

18