O inevitável aconteceu: a Nissan está se despedindo do amado GT-R. Após 18 anos de produção, o R35 chegou ao fim de sua produção. Cerca de 48.000 unidades foram produzidas desde que o primeiro saiu da linha de montagem da fábrica de Tochigi em 2007. O último exemplar é uma edição Premium T-Spec na cor Midnight Purple, destinada a um cliente no Japão.
Olhando pelo lado positivo, esta é apenas uma despedida temporária. Ivan Espinosa, CEO e Presidente da Nissan, assegura aos entusiastas que o Godzilla ressurgirá: “Para os muitos fãs do GT-R em todo o mundo, quero dizer que isso não é um adeus definitivo ao GT-R, nosso objetivo é que a placa de identificação GT-R um dia retorne.”
Foto de: Nissan
No entanto, seu comentário seguinte deixa claro que o R36 não chegará tão cedo: “Então, tudo o que posso pedir é paciência. Embora não tenhamos um plano preciso finalizado hoje, o GT-R vai evoluir e ressurgir no futuro.”
Espinosa não é o primeiro executivo sênior da Nissan a expressar compromisso com um retorno. Em conversa com a Motor1 em abril, no Salão do Automóvel de Nova York, o chefe de planejamento de produto da Nissan USA, Ponz Pandikuthira, disse confiantemente: “O GT-R voltará, sem dúvida.” Da mesma forma, Arnaud Charpentier, VP de Estratégia de Marketing de Produto, disse à Auto Express que “há pessoas trabalhando” em um sucessor direto para o R35.
A Nissan já deu pistas sobre a direção que o R36 poderia tomar. Lembram-se do conceito insano Hyper Force? O carro de exibição ultra-angular impressionou o público no Salão de Mobilidade do Japão de 2023 em Tóquio, com 1.341 cavalos de potência, baterias de estado sólido e uma velocidade máxima de 200 mph. Se o próximo GT-R será totalmente elétrico ou manterá a combustão por mais uma geração, ainda não se sabe.


Fonte: Nissan
Por enquanto, a Nissan tem desafios maiores. A empresa está tentando se recuperar de uma situação financeira difícil. Embora um supercarro de halo pudesse ajudar a restaurar sua imagem desgastada, um produto de baixo volume não resolverá o balanço financeiro. Medidas de redução de custos sim, e é por isso que a Nissan está se preparando para fechar sete fábricas e cortar 20.000 empregos sob o plano de recuperação “Re:Nissan”. A empresa também planeja reduzir a complexidade das peças em 70% e consolidar as plataformas de 13 para apenas sete.
Dadas essas circunstâncias, é difícil imaginar um produto altamente exclusivo e de nicho como o GT-R retornando tão cedo, embora a liderança da Nissan tenha deixado claro que o R36 ainda faz parte da agenda de longo prazo.
O GT-R R35 estava entre os carros japoneses mais antigos ainda em produção, embora mesmo sua longa trajetória empalideça em comparação com a Série 70 do Land Cruiser. A Toyota vem fabricando o J70 desde 1984, e 41 anos depois, o venerável off-roader ainda é vendido no Japão, Austrália e Oriente Médio.