A McLaren passou anos negando qualquer interesse em SUVs, mas a mudança de comando e a pressão competitiva transformaram essa decisão. O segmento de altíssima performance segue crescendo, e a marca britânica já mostrou a concessionários um protótipo híbrido de cinco lugares, indicando que o lançamento está mais próximo do que nunca.
O movimento em direção ao primeiro SUV da McLaren não acontece isolado. Rivais como Lamborghini, Ferrari e Bentley provaram que um SUV pode financiar novos superesportivos sem diluir a marca. A McLaren demorou mais que todas, mas entra agora num momento de reposicionamento global, em que acertar o modelo é crucial para sua expansão.
McLaren Artura Spider 2025
Como se chamará?
Internamente, o projeto para o SUV da McLaren tende pelo código P47, um nome técnico típico de fases iniciais, sem qualquer charme comercial. No entanto, há pistas do que pode surgir. A McLaren registrou no passado nomes como Aeron, Solus e Aonic, aparentemente para futuros produtos fora do padrão dos supercarros de dois lugares.
Solus já foi usado, mas Aeron e Aonic continuam disponíveis. Se o SUV da McLaren estrear ainda nesta década, é provável que a marca adote um desses nomes para diferenciar essa nova família e marcar sua entrada no segmento.
McLaren W1 Powertrain”width=”16″
height=”9″
loading=”lazy”
/>
Foto de: McLaren
Qual será a motorização?
Rumores fortes apontam que o SUV da McLaren deve usar o novo V8 MHP-8 biturbo de 4,0 litros, que estreou no hipercarro W1. O motor entrega 916 cv sem eletrificação e alcança 1.258 cv no conjunto híbrido completo. É um dos sistemas mais avançados da indústria e já foi projetado para equipar diversos modelos futuros da marca.
Para o SUV da McLaren, porém, essa potência deve ser modulada. A marca mira um equilíbrio entre desempenho e autonomia elétrica, algo mais próximo do Lamborghini Urus SE, que opera abaixo de 800 cv. Ainda assim, o powertrain da marca britânica tem folga suficiente para superar rivais e criar um novo patamar dentro da categoria dos SUVs superesportivos.
E o visual?
Mesmo sem unidades de teste circulando, concessionários que viram o protótipo da McLaren descreveram um SUV grande, com rodas de 24″ e dimensões superiores às do Porsche Cayenne Turbo GT. A postura seria baixa, esportiva e mais próxima de um GT elevado do que de um utilitário tradicional.
Na frente, o desenho do SUV da McLaren teria forte influência do Artura, com superfícies limpas e uma assinatura visual típica da marca britânica. As laterais exibiriam reentrâncias profundas para canalização de ar, enquanto a traseira teria lanternas finas e escapes duplos de grande diâmetro. De acordo com quem viu, o modelo não se perde entre SUVs exóticos, mas também não tenta parecer um supercarro disfarçado.

Renderização do SUV McLaren ‘P47’ por Motor1
Foto de: Theophilus Chin | Motor1
Quando e quanto?
Até agora, a McLaren não divulgou datas oficiais. Mas existem pistas suficientes para estimar a janela de lançamento. Em 2023, um relatório interno indicava a chegada de um novo produto para 2028, e o atual CEO, Nick Collins, reforçou recentemente que veremos “algo com mais de dois lugares” muito em breve. A apresentação privada do protótipo confirma que o projeto avançou.
No preço, a lógica do mercado restringe as opções. Um Urus SE parte de cerca de 270 mil dólares, enquanto o Bentley Bentayga fica por volta de 250 mil. O Ferrari Purosangue ultrapassa 400 mil. O SUV da McLaren deve se posicionar entre Urus e o modelo da Ferrrari, possivelmente começando na casa dos 300 mil dólares, com versões mais potentes indo além disso.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com