Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Veja como a Honda está usando plástico reciclado em suas motos

Veja como a Honda está usando plástico reciclado em suas motos

A Honda atualizou recentemente as scooters grandes Forza 750 e X-ADV para a linha 2026. Uma das atualizações sobre as quais a marca abordou foi o plano de integrar mais plásticos reciclados nos componentes das motocicletas. A empresa Honda deu mais informações sobre como exatamente está integrando o uso de materiais reciclados nesses dois modelos, bem como em algumas outras motos.

Desde 2024, a Honda diz que tem reciclado materiais de para-choques automotivos colhidos em sua rede de concessionárias para fazer os bagageiros da X-ADV. A marca também diz que está pegando “materiais reciclados pré-consumo” e utilizando-os na fabricação dos painéis da carroceria de modelos como a NC750X, a Forza 750 e a X-ADV. Aqui nos no Brasil, temos a NC750X, que recentemente recebeu uma atualização com o câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT).

Mas o que são “materiais reciclados pré-consumo”?. Pense no que acontece quando você estende a massa de biscoito e a corta em formas. Há uma sobra de massa entre os biscoitos que você acabou de cortar, certo? Então, em geral, você simplesmente a transforma em uma bola, depois a achata com um rolo de massa e corta mais biscoitos, certo? A Honda está fazendo a mesma coisa com os pequenos pedaços de plástico que são uma parte inerente dos processos de moldagem e fabricação. 

A Honda usa esse material em alguns de seus modelos de motocicletas com muito plástico, com planos de expandir seu uso para outros modelos no futuro. Como eles explicam, é muito mais fácil usar materiais pré-consumo que foram reciclados do que materiais pós-consumo. A marca sabe a quais produtos químicos e processos esses resíduos plásticos foram expostos, portanto, pode transformá-los em outra coisa de forma segura e confiável, sem preocupações.



Atualização do plástico do Honda Durabio

Atualização do plástico do Honda Durabio

Foto de: Honda

Mas a Honda também vem utilizando o plástico Durabio da Mitsubishi em algumas de suas motos desde 2024. As primeiras em que a Honda utilizou essa forma de plástico de bioengenharia foram a NC750X de 2024 e o belo para-brisa transparente da CRF1100L Africa Twin, também de 2024, nos mercados da Europa. Depois que o primeiro teste de para-brisa funcionou bem, a Honda começou a usar o mesmo material para os plásticos da X-ADV, NC750X e XL750 Transalp, esta confirmada para o Brasil. A partir daí, segundo a Honda, ela também usará esse material em outros modelos no futuro.

A reciclagem vai além da integração de pedaços de plástico que anteriormente seriam descartados. A Honda diz que encontrou maneiras de reciclar o alumínio em rodas; primeiro em suas rodas de motos pequenas e depois em modelos de motocicletas maiores no Japão. Após o sucesso desse teste de mercado limitado, a Honda afirma que planeja continuar expandindo o uso de alumínio reciclado em seus processos de fabricação de rodas para outros modelos e mercados no futuro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…