Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • veja os detalhes da cabine que têm até seta por botão

veja os detalhes da cabine que têm até seta por botão

Quando se pensa em carros alemães, geralmente o que vem na cabeça são modelos sóbrios, sem muitas ousadias. Não é o caso do Audi Q3 2026. A nova geração do SUV, que acaba de ser apresentada, irá apostar em um novo sistema de controles na parte de setas e limpadores que certamente irá gerar controvérsia.

A maioria dos carros que conhecemos possui duas chaves de setas em hastes, uma do lado esquerdo do volante e outra ao lado direito. Comumente, a seta fica no lado esquerdo, enquanto o sistema de limpadores permanece do lado direito. Não será mais assim no novo Q3. Agora, eles estarão sempre localizados no lado esquerdo, onde a Audi instalou um botão giratório para ajustar a intensidade dos limpadores. A borda externa da barra possui um botão que ativa uma única varredura do para-brisa; ao pressioná-lo por mais tempo, o lavador é acionado.

O limpador traseiro agora é operado por um botão separado, também do lado esquerdo, com uma pressão longa ativando o limpador. Os controles dos sinais de direção ainda se movem para cima e para baixo, mas apenas a ponta da barra se move. Acionar os faróis altos é feito pressionando a borda externa da barra, enquanto empurrá-la em sua direção realiza um único flash dos faróis altos.

Neste ponto, você provavelmente está se perguntando: por que a mudança? Os controles do limpador foram realocados para o lado esquerdo, permitindo que a Audi liberasse espaço no lado direito do volante para o seletor de marchas. Isso permitiu que o console central fosse reorganizado, criando espaço para um par de porta-copos. Uma tampa deslizante agora oculta duas portas USB-C e uma base de carregamento indutivo resfriada de 15 Watts.



2026 Audi Q3

Seletor de marchas do Audi Q3 2026

Foto de: Audi



<p>Console central do Audi Q3 2026</p>

Console central do Audi Q3 2026

Foto de: Audi

Pode levar algum tempo para se acostumar com o que a Audi chama de “nova unidade de controle do volante”. A alemã, entretanto, insiste que isso não mudou o sistema apenas por mudar, mas então, o que havia de errado com a disposição antiga?

Afinal, as alavancas convencionais existem há décadas, e, até onde se sabe, ninguém nunca havia reclamado delas. A lógica sugere que outros modelos da marca acabarão eventualmente adotando esse layout, já que provavelmente não seria econômico implementar a barra horizontal apenas no Q3. Resta saber se o novo sistema será bem aceito pelos consumidores.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Recém-lançado, Fiat Fastback Hybrid 2026 tem desconto de até R$ 32 mil

A reestilização de meia vida do Fiat Fastback mal chegou às lojas e já aparece…

o que esperar deste embate nos próximos meses

Honda e Toyota não escondem que seguem os passos uma da outra em diversos mercados,…

BEXP inaugura loja Porsche Approved com esportivos seminovos

Que tal comprar um Porsche seminovo e ter a mesma experiência de compra de um…