Com 36.384 unidades emplacadas em julho, de acordo com a Fenabrave – excluídos da contabilidade os modelos compactos -, o segmento de SUVs e crossovers respondeu por quase 16% de todos os 229.948 veículos registrados no mês passado. O resultado mostrou um avanço superior a 19% na comparação com o mesmo período de 2024 (30.455) e de quase 24% frente a junho (29.352).
Líder pelo 2º mês seguido entre os modelos médios, o Toyota Corolla Cross (6.866) registrou seu novo recorde – superando as 6.232 unidades de abril – e agora já abre quase 4,5 mil unidades de vantagem no acumulado em relação ao Jeep Compass (4.935). Em seu melhor resultado desde outubro, o Caoa Chery Tiggo 7 (3.721) completou o pódio.
12
Fonte: Jeep
Com o reforço da versão One abaixo dos R$ 200 mil, o GWM Haval H6 (3.339) jamais havia vendido tanto. Terceiro colocado no ranking passado, o BYD Song (3.164) não ficou distante do rival chinês. Pela 1ª vez acima dos mil emplacamentos desde seu lançamento em 2018, o Mitsubishi Pajero foi o preferido por 1.096 consumidores.
Agora impulsionado pela linha reestilizada já à venda, o Ford Territory (916) ainda não tinha tido desempenho similar desde 2020, ano de seu desembarque por aqui. A marca norte-americana ainda comemorou as 551 unidades do também renovado Bronco Sport, novo resultado de referência para o representante que chegou ao mercado em 2021.

Impulsionado pela linha reestilizada já à venda, o Ford Territory (916) ainda não tinha tido desempenho similar desde 2020
Foto de: Ford
Oitavo, o VW Taos chegou ao 4º mês seguido abaixo dos mil emplacamentos (882). Já o recém-lançado Jaecoo 7 (620) registrou seu recorde em seu 3º mês completo. Com três representantes na categoria, a chinesa GAC viu o híbrido GS4 (367) à frente do Honda ZR-V (259) em seu 1º mês cheio. Mesmo com nova geração nas lojas, o Chevrolet Equinox (123) perdeu quase 2/3 de suas vendas.
|
SUVs / Crossovers Médios |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
36955 |
6866 |
5334 |
4848 |
24,68% |
24,72% |
28,72% |
41,63% |
|
2º |
JEEP COMPASS |
32467 |
4935 |
4546 |
4727 |
17,74% |
21,07% |
8,56% |
4,40% |
|
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
17904 |
3721 |
2589 |
3471 |
13,38% |
12,00% |
43,72% |
7,20% |
|
4º |
GWM HAVAL H6 |
16013 |
3339 |
2497 |
2786 |
12,00% |
11,57% |
33,72% |
19,85% |
|
5º |
BYD SONG* |
20652 |
3164 |
2805 |
2138 |
11,37% |
13,00% |
12,80% |
47,99% |
|
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
5369 |
1096 |
833 |
837 |
3,94% |
3,86% |
31,57% |
30,94% |
|
7º |
FORD TERRITORY |
3235 |
916 |
74 |
508 |
3,29% |
0,34% |
1137,84% |
80,31% |
|
8º |
VW TAOS |
9434 |
882 |
889 |
2075 |
3,17% |
4,12% |
-0,79% |
-57,49% |
|
9º |
JAECOO J7 |
1312 |
620 |
381 |
0 |
2,23% |
1,77% |
62,73% |
– |
|
10º |
FORD BRONCO SPORT |
1530 |
551 |
378 |
271 |
1,98% |
1,75% |
45,77% |
103,32% |
|
11º |
GAC GS4 |
377 |
367 |
10 |
0 |
1,32% |
0,05% |
3570,00% |
– |
|
12º |
TOYOTA RAV4 |
1858 |
325 |
370 |
143 |
1,17% |
1,71% |
-12,16% |
127,27% |
|
13º |
HONDA ZR-V |
1489 |
259 |
235 |
215 |
0,93% |
1,09% |
10,21% |
20,47% |
|
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
1079 |
123 |
107 |
337 |
0,44% |
0,50% |
14,95% |
-63,50% |
|
15º |
GAC AION V |
138 |
116 |
21 |
0 |
0,42% |
0,10% |
452,38% |
– |
|
16º |
GAC AION Y |
141 |
105 |
35 |
0 |
0,38% |
0,16% |
200,00% |
– |
|
17º |
OMODA 5 |
323 |
101 |
99 |
0 |
0,36% |
0,46% |
2,02% |
– |
|
18º |
HYUNDAI KONA |
280 |
100 |
124 |
3 |
0,36% |
0,57% |
-19,35% |
3233,33% |
|
19º |
HYUNDAI TUCSON |
1119 |
100 |
140 |
7 |
0,36% |
0,65% |
-28,57% |
1328,57% |
|
20º |
KIA SPORTAGE |
421 |
62 |
37 |
88 |
0,22% |
0,17% |
67,57% |
-29,55% |
|
21º |
HONDA CR-V |
531 |
44 |
56 |
125 |
0,16% |
0,26% |
-21,43% |
-64,80% |
|
22º |
KIA NIRO |
144 |
26 |
13 |
47 |
0,09% |
0,06% |
100,00% |
-44,68% |
|
23º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
17 |
2 |
4 |
68 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
-97,06% |
|
152788 |
27820 |
21577 |
22694 |
100,00% |
100,00% |
28,93% |
22,59% |
||

Na disputa entre modelos maiores, o Toyota SW4 (1.500) liderou pelo 2º mês seguido
Na disputa entre modelos maiores, o Toyota SW4 (1.500) liderou pelo 2º mês seguido, mas com vantagem reduzida sobre um Caoa Chery Tiggo 8 (1.440), preferido entre março e maio, que quadruplicou as vendas de 2024. O Jeep Commander (1.312) foi o 3º, com retração superior a 22% nos últimos doze meses. Atrás do GWM Tank (396), o Mitsubishi Outlander (262) voltou a figurar no top 5 graças à nova geração.
|
SUVs / Crossovers Grandes |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA SW4 |
9808 |
1500 |
1343 |
1510 |
27,14% |
28,95% |
11,69% |
-0,66% |
|
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
8907 |
1440 |
1062 |
356 |
26,06% |
22,89% |
35,59% |
304,49% |
|
3º |
JEEP COMMANDER |
8531 |
1312 |
1194 |
1696 |
23,74% |
25,74% |
9,88% |
-22,64% |
|
4º |
GWM TANK 300 |
1614 |
396 |
341 |
0 |
7,17% |
7,35% |
16,13% |
– |
|
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
409 |
262 |
146 |
0 |
4,74% |
3,15% |
79,45% |
– |
|
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1192 |
238 |
185 |
173 |
4,31% |
3,99% |
28,65% |
37,57% |
|
7º |
MITSUBISHI PAJERO |
1313 |
165 |
200 |
345 |
2,99% |
4,31% |
-17,50% |
-52,17% |
|
8º |
VW TIGUAN |
967 |
150 |
144 |
256 |
2,71% |
3,10% |
4,17% |
-41,41% |
|
9º |
GAC HYPTECH HT |
47 |
41 |
6 |
0 |
0,74% |
0,13% |
583,33% |
– |
|
10º |
HYUNDAI PALISADE |
200 |
20 |
13 |
0 |
0,36% |
0,28% |
53,85% |
– |
|
11º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
92 |
1 |
5 |
6 |
0,02% |
0,11% |
-80,00% |
-83,33% |
|
12º |
JEEP WRANGLER |
37 |
1 |
0 |
3 |
0,02% |
0,00% |
– |
-66,67% |
|
33117 |
5526 |
4639 |
4345 |
100,00% |
100,00% |
19,12% |
27,18% |
||

Entre os premium de entrada, BMW X1 (542) sobrou na turma com o seu desempenho mais forte no ano
Após disputas acirradas pela liderança entre os premium de entrada nos últimos meses, desta vez o BMW X1 (542) sobrou na turma com o seu desempenho mais forte no ano. Em situação distinta, o Volvo EX30 (203) não vendia tão pouco desde novembro (169). Com 172 unidades, o BMW X2 completou o pódio pela 4ª vez consecutiva.
|
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
BMW X1 |
2954 |
542 |
361 |
415 |
44,87% |
28,40% |
50,14% |
30,60% |
|
2º |
VOLVO EX30 |
2238 |
203 |
332 |
317 |
16,80% |
26,12% |
-38,86% |
-35,96% |
|
3º |
BMW X2 |
783 |
172 |
158 |
58 |
14,24% |
12,43% |
8,86% |
196,55% |
|
4º |
AUDI Q3 |
902 |
81 |
80 |
256 |
6,71% |
6,29% |
1,25% |
-68,36% |
|
5º |
VOLVO EC40 |
156 |
50 |
40 |
0 |
4,14% |
3,15% |
25,00% |
– |
|
6º |
BMW IX1 |
275 |
45 |
68 |
24 |
3,73% |
5,35% |
-33,82% |
87,50% |
|
7º |
LAND ROVER EVOQUE |
238 |
43 |
35 |
47 |
3,56% |
2,75% |
22,86% |
-8,51% |
|
8º |
BMW IX2 |
135 |
23 |
19 |
0 |
1,90% |
1,49% |
21,05% |
– |
|
9º |
ZEEKR X |
184 |
20 |
25 |
0 |
1,66% |
1,97% |
-20,00% |
– |
|
10º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
127 |
11 |
19 |
63 |
0,91% |
1,49% |
-42,11% |
-82,54% |
|
11º |
MERCEDES-BENZ EQA |
54 |
8 |
4 |
8 |
0,66% |
0,31% |
100,00% |
0,00% |
|
12º |
MERCEDES-BENZ GLA |
633 |
5 |
112 |
104 |
0,41% |
8,81% |
-95,54% |
-95,19% |
|
13º |
VOLVO XC40 |
208 |
2 |
6 |
36 |
0,17% |
0,47% |
-66,67% |
-94,44% |
|
14º |
CHEVROLET EQUINOX EV |
28 |
1 |
8 |
0 |
0,08% |
0,63% |
-87,50% |
– |
|
15º |
LEXUS UX |
7 |
1 |
1 |
12 |
0,08% |
0,08% |
0,00% |
-91,67% |
|
16º |
VOLVO C40 |
75 |
1 |
3 |
102 |
0,08% |
0,24% |
-66,67% |
-99,02% |
|
8997 |
1208 |
1271 |
1442 |
100,00% |
100,00% |
-4,96% |
-16,23% |
||

Entre os médios premium, Volvo XC60 (318) abriu boa margem sobre os rivais
Foto de: Divulgação
Entre os médios premium, o Volvo XC60 (318) abriu boa margem sobre os rivais. A surpresa do mês foi a 2ª posição do Mercedes GLB (165), em alta superior a 140% frente a 2024. Vice no acumulado do ano, o Mercedes GLC (117) caiu para o 5º lugar, atrás do 3º colocado por apenas uma unidade. Quarto, o Porsche Macan (118) foi o único no top 5 a perder fôlego (-0,8%).
|
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VOLVO XC60 |
1646 |
318 |
279 |
256 |
28,17% |
24,87% |
13,98% |
24,22% |
|
2º |
MERCEDES-BENZ GLB |
747 |
165 |
166 |
68 |
14,61% |
14,80% |
-0,60% |
142,65% |
|
3º |
LAND ROVER DEFENDER |
568 |
118 |
81 |
115 |
10,45% |
7,22% |
45,68% |
2,61% |
|
4º |
PORSCHE MACAN |
947 |
118 |
133 |
119 |
10,45% |
11,85% |
-11,28% |
-0,84% |
|
5º |
MERCEDES-BENZ GLC |
1146 |
117 |
178 |
47 |
10,36% |
15,86% |
-34,27% |
148,94% |
|
6º |
AUDI Q5 |
817 |
109 |
126 |
89 |
9,65% |
11,23% |
-13,49% |
22,47% |
|
7º |
BMW X4 |
570 |
54 |
65 |
75 |
4,78% |
5,79% |
-16,92% |
-28,00% |
|
8º |
LEXUS NX |
249 |
49 |
31 |
66 |
4,34% |
2,76% |
58,06% |
-25,76% |
|
9º |
BMW X3 |
239 |
41 |
14 |
151 |
3,63% |
1,25% |
192,86% |
-72,85% |
|
10º |
AUDI Q6 E-TRON |
72 |
11 |
10 |
0 |
0,97% |
0,89% |
10,00% |
– |
|
11º |
BYD TAN |
67 |
10 |
7 |
19 |
0,89% |
0,62% |
42,86% |
-47,37% |
|
12º |
BMW IX3 |
36 |
5 |
5 |
17 |
0,44% |
0,45% |
0,00% |
-70,59% |
|
13º |
JAGUAR F-PACE |
13 |
5 |
2 |
19 |
0,44% |
0,18% |
150,00% |
-73,68% |
|
14º |
LAND ROVER VELAR |
71 |
3 |
11 |
41 |
0,27% |
0,98% |
-72,73% |
-92,68% |
|
15º |
MERCEDES-BENZ EQB |
34 |
3 |
7 |
3 |
0,27% |
0,62% |
-57,14% |
0,00% |
|
16º |
CHEVROLET BLAZER EV |
27 |
2 |
7 |
18 |
0,18% |
0,62% |
-71,43% |
-88,89% |
|
17º |
TESLA MODEL Y |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,09% |
0,00% |
– |
– |
|
7250 |
1129 |
1122 |
1103 |
100,00% |
100,00% |
0,62% |
2,36% |
||

Com 160 unidades, Porsche Cayenne garantiu 3ª liderança consecutiva entre os modelos mais sofisticados
Foto de: Porsche
Por fim, as 160 unidades garantiram a 3ª liderança consecutiva entre os modelos mais sofisticados para o Porsche Cayenne. Crescendo mais de 70% frente a 2024, o BMW X5 (113) foi o 2º colocado pela terceira vez em sequência.
Sétimo em junho, o Volvo XC90 (84) retornou ao pódio – versão 100% elétrica, o EX90 (17) foi o 8º. Modelo mais caro da lista, o Rolls-Royce Cullinan (3) jamais havia tido resultado similar desde sua chegada.
|
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
PORSCHE CAYENNE |
1081 |
160 |
187 |
175 |
22,82% |
25,17% |
-14,44% |
-8,57% |
|
2º |
BMW X5 |
728 |
113 |
138 |
66 |
16,12% |
18,57% |
-18,12% |
71,21% |
|
3º |
VOLVO XC90 |
632 |
84 |
53 |
119 |
11,98% |
7,13% |
58,49% |
-29,41% |
|
4º |
MERCEDES-BENZ GLE |
534 |
73 |
75 |
91 |
10,41% |
10,09% |
-2,67% |
-19,78% |
|
5º |
LAND ROVER DISCOVERY** |
643 |
69 |
68 |
150 |
9,84% |
9,15% |
1,47% |
-54,00% |
|
6º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
462 |
68 |
71 |
87 |
9,70% |
9,56% |
-4,23% |
-21,84% |
|
7º |
BMW X6 |
290 |
51 |
36 |
115 |
7,28% |
4,85% |
41,67% |
-55,65% |
|
8º |
VOLVO EX90 |
122 |
17 |
61 |
0 |
2,43% |
8,21% |
-72,13% |
– |
|
9º |
AUDI Q8 |
117 |
13 |
9 |
26 |
1,85% |
1,21% |
44,44% |
-50,00% |
|
10º |
AUDI Q7 |
82 |
12 |
11 |
5 |
1,71% |
1,48% |
9,09% |
140,00% |
|
11º |
BMW IX |
62 |
11 |
4 |
10 |
1,57% |
0,54% |
175,00% |
10,00% |
|
12º |
BMW X7 |
131 |
10 |
14 |
15 |
1,43% |
1,88% |
-28,57% |
-33,33% |
|
13º |
LAMBORGHINI URUS |
22 |
6 |
6 |
2 |
0,86% |
0,81% |
0,00% |
200,00% |
|
14º |
MERCEDES-BENZ GLS |
32 |
5 |
5 |
3 |
0,71% |
0,67% |
0,00% |
66,67% |
|
15º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
99 |
3 |
5 |
6 |
0,43% |
0,67% |
-40,00% |
-50,00% |
|
16º |
ROLLS-ROYCE CULLINAN |
9 |
3 |
0 |
0 |
0,43% |
0,00% |
– |
– |
|
17º |
ASTON MARTIN DBX |
3 |
1 |
0 |
0 |
0,14% |
0,00% |
– |
– |
|
18º |
MERCEDES-BENZ EQE SUV |
2 |
1 |
0 |
1 |
0,14% |
0,00% |
– |
0,00% |
|
19º |
MERCEDES-BENZ EQS SUV |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,14% |
0,00% |
– |
– |
|
5053 |
701 |
743 |
871 |
100,00% |
100,00% |
-5,65% |
-19,52% |
||
Observação:
– Resultado do BYD Song* inclui emplacamentos das versões Plus e Pro; e
– Resultado do Land Rover Discovery** incluem emplacamentos da versão Sport.
Fonte: Fenabrave