O ano de 2024 foi o melhor da história para o mercado de veículos seminovos. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, foram comercializadas no ano passado 11.675.936 unidades – das quais 9.948.328 automóveis e 1.727.608 comerciais leves -, resultado 9,41% superior ao registrado em 2023 (10.671.651). Até então, o ano de 2021 (11.404.428) havia sido o melhor para os modelos usados.
Somente em dezembro foram registrados 1.118.246 veículos comercializados, um crescimento de 6,81% frente ao mesmo período do ano anterior. Entre as montadoras, a Volkswagen foi novamente a marca preferida no acumulado, com 19,30% de market share. Em disputa acirrada pela 2ª posição, Chevrolet e Fiat ficaram separadas por apenas 0,13 ponto percentual (18,55% x 18,42%). Ford (8,63%) e Toyota (5,73%) completaram as cinco primeiras posições.
Chevrolet Onix LTZ 2017 x Hyundai HB20 2017
Para Arcelio Junior, presidente da entidade, “o resultado demonstra a recuperação do setor automotivo e do segmento de veículos usados, acompanhando a evolução de novos, já que, na maior parte dos casos, quando o consumidor negocia um veículo 0km, oferece um usado como parte do pagamento, o que acaba estimulando, naturalmente, a gradual e necessária renovação da frota, favorecendo a segurança viária e a sustentabilidade do setor”.
No ranking de automóveis, não tivemos alteração na lista dos quatro primeiros colocados, com o VW Gol (757.676) mantendo grande vantagem sobre os Fiat Palio (426.156) e Uno (411.523) – este como único no top 10 a vender menos do que em 2023 – e sobre o Chevrolet Onix (364.279). Nono colocado no ano anterior, o Hyundai HB20 (290.921) cresceu mais de 26% e entrou no top 5.
Sexto colocado, o Toyota Corolla (278.129) foi o único sedã entre os líderes. O Chevrolet Celta (256.591), 5º em 2023, caiu para a 7ª posição. Vale destacar que, de acordo com a Fenabrave, 88% dos veículos comercializados em 2024 tinham mais de 3 anos de uso. VW Fox (247.642), Ford Ka (240.918) e Ford Fiesta (205.077) completaram o top 10.
Líder entre os SUVs / crossovers até o ano anterior, o Ford Ecosport (148.666) perdeu a posição de honra para a dupla da Jeep, com o Renegade (156.658) à frente do Compass (150.016), ambos com crescimentos acima dos 33%. Destaque para as fortes evoluções de modelos como Chevrolet Tracker (92.135), Hyundai Creta (93.453) e Fiat Mobi (94.198) e para o aparecimento do VW T-Cross (81.918) no top 50.

Foto de: Jason Vogel
Destaque melancólico e negativo para Volkswagen Fusca. Em 2024, ficou na lanterninha do Top 50 com 45.304 unidades trocando de mãos. Foi uma queda de 17,22% na comparação com 2023, quando ocupou a 41ª posição do ranking. Um efeito similar está acontecendo com a Volkswagen Kombi entre os comerciais leves, escancarando a iminente saída dos clássicos da lista dos usados mais vendidos.
POS. |
MODELO |
2024 |
% TOTAL 2024 |
2023 |
% TOTAL 2023 |
% 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
VW GOL |
757.676 |
7,62% |
745.221 |
7,67% |
1,67% |
1º |
2º |
FIAT PALIO |
426.156 |
4,28% |
425.943 |
4,31% |
0,05% |
2º |
3º |
FIAT UNO |
411.523 |
4,14% |
416.524 |
4,16% |
-1,20% |
3º |
4º |
CHEVROLET ONIX |
364.279 |
3,66% |
321.302 |
3,78% |
13,38% |
4º |
5º |
HYUNDAI HB20 |
290.921 |
2,92% |
230.342 |
2,88% |
26,30% |
9º |
6º |
TOYOTA COROLLA |
278.129 |
2,80% |
253.835 |
2,81% |
9,57% |
6º |
7º |
CHEVROLET CELTA |
256.591 |
2,58% |
255.408 |
2,66% |
0,46% |
5º |
8º |
VW FOX |
247.642 |
2,49% |
237.395 |
2,62% |
4,32% |
7º |
9º |
FORD KA |
240.918 |
2,42% |
231.527 |
2,54% |
4,06% |
8º |
10º |
FORD FIESTA |
205.077 |
2,06% |
200.353 |
2,19% |
2,36% |
10º |
11º |
CHEVROLET CORSA |
190.468 |
1,91% |
194.904 |
1,92% |
-2,28% |
11º |
12º |
FIAT SIENA |
189.537 |
1,91% |
184.939 |
1,93% |
2,49% |
12º |
13º |
HONDA CIVIC |
182.169 |
1,83% |
172.888 |
1,87% |
5,37% |
13º |
14º |
RENAULT SANDERO |
176.691 |
1,78% |
166.185 |
1,82% |
6,32% |
14º |
15º |
VW VOYAGE |
166.670 |
1,68% |
148.341 |
1,60% |
12,36% |
16º |
16º |
CHEVROLET CLASSIC |
157.099 |
1,58% |
154.951 |
1,64% |
1,39% |
15º |
17º |
JEEP RENEGADE |
156.658 |
1,57% |
117.125 |
1,52% |
33,75% |
20º |
18º |
CHEVROLET PRISMA |
153.215 |
1,54% |
146.685 |
1,62% |
4,45% |
17º |
19º |
JEEP COMPASS |
150.016 |
1,51% |
109.225 |
1,38% |
37,35% |
21º |
20º |
FORD ECOSPORT |
148.666 |
1,49% |
141.414 |
1,53% |
5,13% |
18º |
21º |
HONDA FIT |
126.559 |
1,27% |
121.351 |
1,31% |
4,29% |
19º |
22º |
VW POLO |
117.536 |
1,18% |
100.372 |
1,16% |
17,10% |
22º |
23º |
FIAT ARGO |
108.797 |
1,09% |
83.156 |
1,18% |
30,83% |
24º |
24º |
HONDA HR-V |
108.225 |
1,09% |
92.957 |
1,08% |
16,42% |
23º |
25º |
HYUNDAI HB20S |
97.619 |
0,98% |
83.124 |
1,00% |
17,44% |
25º |
26º |
FIAT MOBI |
94.198 |
0,95% |
67.584 |
0,91% |
39,38% |
31º |
27º |
HYUNDAI CRETA |
93.453 |
0,94% |
67.042 |
0,85% |
39,39% |
32º |
28º |
RENAULT KWID |
92.408 |
0,93% |
71.604 |
0,94% |
29,05% |
28º |
29º |
CHEVROLET TRACKER |
92.135 |
0,93% |
64.095 |
0,85% |
43,75% |
33º |
30º |
RENAULT DUSTER |
88.147 |
0,89% |
75.738 |
0,86% |
16,38% |
27º |
31º |
CITROËN C3 |
85.462 |
0,86% |
76.740 |
0,87% |
11,37% |
26º |
32º |
VW T-CROSS* |
81.918 |
0,82% |
27.293 |
0,65% |
200,14% |
51º |
33º |
NISSAN KICKS |
81.184 |
0,82% |
57.896 |
0,72% |
40,22% |
38º |
34º |
CHEVROLET ONIX PLUS* |
76.722 |
0,77% |
36.705 |
0,69% |
109,02% |
49º |
35º |
RENAULT LOGAN |
74.048 |
0,74% |
68.479 |
0,75% |
8,13% |
30º |
36º |
HONDA CITY |
70.502 |
0,71% |
62.438 |
0,72% |
12,92% |
34º |
37º |
VW GOLF |
69.734 |
0,70% |
69.218 |
0,70% |
0,75% |
29º |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
65.761 |
0,66% |
60.434 |
0,68% |
8,81% |
35º |
39º |
CHEVROLET SPIN |
63.677 |
0,64% |
54.420 |
0,59% |
17,01% |
42º |
40º |
VW UP |
59.227 |
0,60% |
54.027 |
0,60% |
9,62% |
45º |
41º |
FIAT WEEKEND |
58.095 |
0,58% |
59.899 |
0,56% |
-3,01% |
36º |
42º |
CHEVROLET VECTRA |
57.359 |
0,58% |
59.588 |
0,61% |
-3,74% |
37º |
43º |
RENAULT CLIO |
56.849 |
0,57% |
55.995 |
0,59% |
1,53% |
40º |
44º |
CHEVROLET ASTRA |
56.672 |
0,57% |
57.597 |
0,59% |
-1,61% |
39º |
45º |
CHEVROLET COBALT |
56.110 |
0,56% |
54.045 |
0,60% |
3,82% |
44º |
46º |
FORD FIESTA SEDAN |
55.316 |
0,56% |
53.393 |
0,57% |
3,60% |
46º |
47º |
FIAT PUNTO |
53.938 |
0,54% |
54.097 |
0,56% |
-0,29% |
43º |
48º |
FORD KA SEDAN |
53.716 |
0,54% |
49.238 |
0,56% |
9,09% |
47º |
49º |
TOYOTA HILUX SW4* |
46.342 |
0,47% |
13.767 |
0,00% |
236,62% |
52º |
50º |
VW FUSCA |
45.304 |
0,46% |
54.729 |
0,52% |
-17,22% |
41º |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
TOTAL AUTOS – 2024 |
9.948.328 |
||||||
TOTAL AUTOS – 2023 |
9.107.696 |
||||||
VARIAÇÃO % |
9,23% |

Volkswagen Kombi Last Edition
Entre os comerciais leves, a líder Fiat Strada (352.106) ampliou para mais de 125 mil unidades a sua vantagem para a VW Saveiro (226.380). Em alta de mais de 31%, a Fiat Toro (148.783) se aproximou de vez da Toyota Hilux (151.578) e deve ser uma adversária dificílima em 2025. No top 20, vale destacar, houve apenas uma troca de posições em relação a 2023: a Renault Master (17.681) assumiu a 14ª posição da Fiat Ducato (17.088).
POS. |
MODELO |
2024 |
% TOTAL 2024 |
2023 |
% TOTAL 2023 |
% 2024/2023 |
POS. 2023 |
1º |
FIAT STRADA |
352.106 |
20,38% |
313.394 |
19,88% |
12,35% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
226.380 |
13,10% |
214.886 |
13,40% |
5,35% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
170.202 |
9,85% |
154.167 |
9,94% |
10,40% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
151.578 |
8,77% |
132.342 |
8,71% |
14,54% |
4º |
5º |
FIAT TORO |
148.783 |
8,61% |
113.184 |
8,24% |
31,45% |
5º |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
90.730 |
5,25% |
84.338 |
5,29% |
7,58% |
6º |
7º |
FORD RANGER |
85.740 |
4,96% |
75.805 |
4,90% |
13,11% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
66.141 |
3,83% |
60.656 |
3,88% |
9,04% |
8º |
9º |
MITSUBISHI L200 |
54.826 |
3,17% |
50.075 |
3,19% |
9,49% |
9º |
10º |
VW AMAROK |
53.383 |
3,09% |
47.912 |
3,26% |
11,42% |
10º |
11º |
VW KOMBI |
41.893 |
2,42% |
46.613 |
2,55% |
-10,13% |
11º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
39.126 |
2,26% |
35.507 |
2,23% |
10,19% |
12º |
13º |
RENAULT OROCH |
25.485 |
1,48% |
19.836 |
1,54% |
28,48% |
13º |
14º |
RENAULT MASTER |
17.681 |
1,02% |
16.426 |
1,03% |
7,64% |
15º |
15º |
FIAT DUCATO |
17.088 |
0,99% |
16.742 |
1,08% |
2,07% |
14º |
16º |
HYUNDAI HR |
15.871 |
0,92% |
15.104 |
0,86% |
5,08% |
16º |
17º |
FORD F1000 |
13.412 |
0,78% |
14.009 |
0,80% |
-4,26% |
17º |
18º |
FORD PAMPA |
12.674 |
0,73% |
13.595 |
0,72% |
-6,77% |
18º |
19º |
CHEVROLET D20 |
12.550 |
0,73% |
13.248 |
0,73% |
-5,27% |
19º |
20º |
FORD COURIER |
11.160 |
0,65% |
11.938 |
0,66% |
-6,52% |
20º |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
TOTAL COMERCIAIS – 2024 |
1.727.608 |
||||||
TOTAL COMERCIAIS – 2023 |
1.563.955 |
||||||
VARIAÇÃO % |
10,46% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) – 2024 |
11.675.936 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) – 2023 |
10.671.651 |
VARIAÇÃO % |
9,41% |
Observação: Os modelos em destaque (*) não possuem números completos de 2023 disponibilizados pela Fenabrave, sendo considerados no acumulado apenas os meses que tiveram resultados divulgados pela entidade.
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