Segmento responsável por quase 17% dos 214.490 veículos emplacados no Brasil, as picapes perderam fôlego pelo 2º mês seguido. Segundo os números oficiais da Fenabrave, foram registradas em agosto 36.334 unidades de representantes das quatro categorias, quase 22% a menos do que em 2024 (46.389) e 12,4% abaixo das 41.468 unidades de julho.
Vice-líder no geral do país nos últimos cinco meses, a Fiat Strada (11.833) manteve quase 70% de participação entre as picapes pequenas. O desempenho, no entanto, é quase 28% pior do que há um ano. Com queda bem mais discreta (-2,9%), a VW Saveiro (5.358) superou a barreira das cinco mil unidades pela 5ª vez em 2025
Vice-líder no geral no país nos últimos cinco meses, a Fiat Strada (11.833) manteve quase 70% de participação entre as picapes pequenas
|
Picapes Pequenas |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
FIAT STRADA |
87430 |
11833 |
12895 |
16422 |
68,83% |
69,36% |
-8,24% |
-27,94% |
|
2º |
VW SAVEIRO |
40201 |
5358 |
5696 |
5519 |
31,17% |
30,64% |
-5,93% |
-2,92% |
|
|
|
127631 |
17191 |
18591 |
21941 |
100,00% |
100,00% |
-7,53% |
-21,65% |

Entre as intermediárias a queda foi generalizada; nem mesmo a Ford Maverick (479), que registrou seu recorde no mês anterior, passou ilesa
Foto de: Motor1.com
O destaque negativo geral veio entre as intermediárias. Em momento de transição para a chegada da linha 2026 em maior volume às ruas, a Fiat Toro (3.181) teve seu desempenho mensal mais fraco desde fevereiro do ano passado (3.043), com retração de quase 43%. Nem mesmo a Ford Maverick (479), que registrou seu recorde no ranking anterior, passou ilesa.
|
Picapes Intermediárias |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
FIAT TORO |
30501 |
3181 |
3985 |
5549 |
38,67% |
43,03% |
-20,18% |
-42,67% |
|
2º |
RAM RAMPAGE |
15354 |
1951 |
1975 |
2059 |
23,71% |
21,33% |
-1,22% |
-5,25% |
|
3º |
CHEVROLET MONTANA |
13442 |
1657 |
1655 |
2362 |
20,14% |
17,87% |
0,12% |
-29,85% |
|
4º |
RENAULT OROCH |
7582 |
959 |
940 |
970 |
11,66% |
10,15% |
2,02% |
-1,13% |
|
5º |
FORD MAVERICK |
2066 |
479 |
705 |
500 |
5,82% |
7,61% |
-32,06% |
-4,20% |
|
|
|
68945 |
8227 |
9260 |
11440 |
100,00% |
100,00% |
-11,16% |
-28,09% |

Toyota Hilux (3.570), líder entre as picapes médias, perdeu 1/3 de seus compradores nas últimas semanas
Após assegurar em julho o seu resultado mais expressivo em quase três anos, a Toyota Hilux (3.570), líder entre as picapes médias, perdeu 1/3 de seus compradores nas últimas semanas. Com isso, a vantagem em relação à Ford Ranger (2.628) caiu de mais de 2 mil unidades para menos de mil. Única entre as primeiras colocadas a crescer frente a 2024, a Chevrolet S10 (2.340) completou o pódio.
Quarta colocada, a Mitsubishi Triton (1.008) emplacou mais de mil unidades pelo 2º mês seguido. Aposta da Fiat na categoria, a Titano completou o top 5 com apenas 311 unidades, quase 55% a menos do que há um ano. Lançamento da GWM, a Poer estreou no ranking com 99 emplacamentos. Ilustre desconhecida do grande público, a Foton Tunland (86) já vendeu mais do que a badalada BYD Shark (66) em seu 3º mês no mercado.
|
Picapes Médias |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA HILUX |
32090 |
3570 |
5369 |
4730 |
33,54% |
40,45% |
-33,51% |
-24,52% |
|
2º |
FORD RANGER |
21705 |
2628 |
3104 |
2782 |
24,69% |
23,39% |
-15,34% |
-5,54% |
|
3º |
CHEVROLET S10 |
18770 |
2340 |
2648 |
2098 |
21,98% |
19,95% |
-11,63% |
11,53% |
|
4º |
MITSUBISHI TRITON |
5859 |
1008 |
1058 |
0 |
9,47% |
7,97% |
-4,73% |
– |
|
5º |
FIAT TITANO |
4712 |
311 |
415 |
690 |
2,92% |
3,13% |
-25,06% |
-54,93% |
|
6º |
MITSUBISHI L200 |
4533 |
283 |
244 |
934 |
2,66% |
1,84% |
15,98% |
-69,70% |
|
7º |
NISSAN FRONTIER |
4399 |
220 |
267 |
857 |
2,07% |
2,01% |
-17,60% |
-74,33% |
|
8º |
GWM POER |
99 |
99 |
0 |
0 |
0,93% |
0,00% |
– |
– |
|
9º |
FOTON TUNLAND |
192 |
86 |
60 |
0 |
0,81% |
0,45% |
43,33% |
– |
|
10º |
BYD SHARK |
765 |
66 |
76 |
0 |
0,62% |
0,57% |
-13,16% |
– |
|
11º |
JAC HUNTER |
260 |
31 |
24 |
0 |
0,29% |
0,18% |
29,17% |
– |
|
12º |
VW AMAROK |
2020 |
2 |
7 |
479 |
0,02% |
0,05% |
-71,43% |
-99,58% |
|
|
|
95404 |
10644 |
13272 |
12570 |
100,00% |
100,00% |
-19,80% |
-15,32% |

Ford F-150 (83) assegurou a liderança entre as picapes grandes pelo 2º mês seguido
Foto de: Motor1 Brasil
Única no top 5 com evolução, a Ford F-150 (83) assegurou a liderança entre as picapes grandes pelo 2º mês seguido. Trio da Ram, 1500 (68), 2500 (46) e 3500 (36) vieram na sequência. Sem importação oficial, a Tesla Cybertruck teve 4 unidades comercializadas – no ano, já são 23 unidades do modelo mais exótico da lista.
|
Picapes Grandes |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
FORD F150 |
761 |
83 |
113 |
14 |
30,51% |
32,75% |
-26,55% |
492,86% |
|
2º |
RAM 1500 |
1019 |
68 |
100 |
93 |
25,00% |
28,99% |
-32,00% |
-26,88% |
|
3º |
RAM 2500 |
538 |
46 |
30 |
147 |
16,91% |
8,70% |
53,33% |
-68,71% |
|
4º |
RAM 3500 |
1036 |
36 |
57 |
126 |
13,24% |
16,52% |
-36,84% |
-71,43% |
|
5º |
CHEVROLET SILVERADO |
434 |
33 |
43 |
57 |
12,13% |
12,46% |
-23,26% |
-42,11% |
|
6º |
TESLA CYBERTRUCK |
23 |
4 |
2 |
1 |
1,47% |
0,58% |
100,00% |
300,00% |
|
7º |
JEEP GLADIATOR |
17 |
2 |
0 |
0 |
0,74% |
0,00% |
– |
– |
|
3828 |
272 |
345 |
438 |
100,00% |
100,00% |
-21,16% |
-37,90% |
||
Fonte: Fenabrave