Com retração nas vendas de veículos novos pelo 3º mês seguido, a Itália registrou 118.493 unidades em julho. De acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país, esse resultado é 5,1% inferior ao do mesmo período do ano passado (124.871). No acumulado de 2025 (973.396), a queda chega a 3,8%.
Segundo o Best Selling Cars Blog, o desempenho representa quase 263 mil unidades a menos do que em 2019, período pré-pandemia. Com a maior evolução no top 5 (+8,1%), a líder Fiat (11.061) ampliou sua participação em 1,1 ponto percentual. Destaque do mês, a BMW (6.063) figurou entre as cinco mais vendidas pela 1ª vez. Menção também para a BYD (1.967) em seu 1º top 20.
BMW (6.063) figurou no Top 5 de marcas mais vendidas pela 1ª vez
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
|
POS. |
MARCA |
JUL.25 |
% JUL.25 |
JUL.24 |
% JUL.24 |
% VAR. 2025/2024 |
|
1º |
FIAT |
11.061 |
9,3% |
10.233 |
8,2% |
8,1% |
|
2º |
TOYOTA |
9.035 |
7,6% |
9.795 |
7,8% |
-7,8% |
|
3º |
DACIA |
8.763 |
7,4% |
9.686 |
7,8% |
-9,5% |
|
4º |
VOLKSWAGEN |
8.246 |
7,0% |
8.998 |
7,2% |
-8,4% |
|
5º |
BMW |
6.063 |
5,1% |
5.763 |
4,6% |
5,2% |
|
6º |
RENAULT |
5.721 |
4,8% |
7.511 |
6,0% |
-23,8% |
|
7º |
AUDI |
5.526 |
4,7% |
6.265 |
5,0% |
-11,8% |
|
8º |
JEEP |
4.938 |
4,2% |
5.730 |
4,6% |
-13,8% |
|
9º |
PEUGEOT |
4.820 |
4,1% |
6.359 |
5,1% |
-24,2% |
|
10º |
FORD |
4.796 |
4,0% |
5.208 |
4,2% |
-7,9% |
|
11º |
MERCEDES-BENZ |
4.360 |
3,7% |
4.006 |
3,2% |
8,8% |
|
12º |
KIA |
4.180 |
3,5% |
4.762 |
3,8% |
-12,2% |
|
13º |
MG |
3.748 |
3,2% |
3.344 |
2,7% |
12,1% |
|
14º |
CITROËN |
3.748 |
3,2% |
3.619 |
2,9% |
3,6% |
|
15º |
HYUNDAI |
3.721 |
3,1% |
3.816 |
3,1% |
-2,5% |
|
16º |
SKODA |
3.063 |
2,6% |
2.873 |
2,3% |
6,6% |
|
17º |
OPEL |
2.739 |
2,3% |
4.170 |
3,3% |
-34,3% |
|
18º |
SUZUKI |
2.557 |
2,2% |
3.253 |
2,6% |
-21,4% |
|
19º |
BYD |
1.967 |
1,7% |
205 |
0,2% |
859,5% |
|
20º |
ALFA ROMEO |
1.953 |
1,6% |
1.718 |
1,4% |
13,7% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
|
TOTAL |
118.493 |
100,0% |
124.871 |
100,0% |
-5,1% |
|
|
ACUMULADO |
973.396 |
100,0% |
1.011.338 |
100,0% |
-3,8% |

Fiat Panda ”clássico” continua sendo best-seller, com 7.860 unidades
Foto de: Motor1 Brasil
Sem surpresas, o Fiat Panda (7.860) foi novamente o mais vendido. Com dois modelos no pódio pela 2ª vez seguida – e 2ª na história –, a Dacia viu o Sandero (4.371) recuar mais de 26% e o Duster avançar quase 17%. O hatch da marca romena, apesar do mau momento, segue como vice no acumulado do ano. Em mais um top 5, o Jeep Avenger foi o preferido por 3.519 consumidores.
Sexto colocado, o Renault Clio (2.516) registrou a maior queda entre os dez primeiros (-32,6%). O chinês BYD Seal U, com 1.412 unidades, garantiu lugar no top 30 pela 3ª vez seguida. Principal aposta da Fiat em seu mercado de origem, o Grande Panda (1.082) surgiu pela 1ª vez na relação dos mais vendidos. Vale lembrar que o modelo servirá de inspiração para o substituto do Fiat Argo no Brasil nos próximos anos.

Entre os Dacia, Sandero (4.371) recuou mais de 26%, enquanto Duster (3.651) avançou quase 17%
|
POS. |
MODELO |
JUL.25 |
% JUL.25 |
JUL.24 |
% JUL.24 |
% VAR. 2025/2024 |
|
1º |
FIAT PANDA |
7.860 |
6,6% |
7.337 |
5,9% |
7,1% |
|
2º |
DACIA SANDERO |
4.371 |
3,7% |
5.925 |
4,7% |
-26,2% |
|
3º |
DACIA DUSTER |
3.651 |
3,1% |
3.122 |
2,5% |
16,9% |
|
4º |
JEEP AVENGER |
3.519 |
3,0% |
3.169 |
2,5% |
11,0% |
|
5º |
TOYOTA YARIS CROSS |
3.334 |
2,8% |
3.434 |
2,8% |
-2,9% |
|
6º |
RENAULT CLIO |
2.516 |
2,1% |
3.731 |
3,0% |
-32,6% |
|
7º |
TOYOTA YARIS |
2.487 |
2,1% |
2.190 |
1,8% |
13,6% |
|
8º |
MG ZS |
2.203 |
1,9% |
2.079 |
1,7% |
6,0% |
|
9º |
PEUGEOT 208 |
2.166 |
1,8% |
2.280 |
1,8% |
-5,0% |
|
10º |
FORD PUMA |
2.116 |
1,8% |
2.179 |
1,7% |
-2,9% |
|
11º |
VW T-ROC |
2.054 |
1,7% |
2.425 |
1,9% |
-15,3% |
|
12º |
CITROËN C3 |
1.982 |
1,7% |
2.385 |
1,9% |
-16,9% |
|
13º |
RENAULT CAPTUR |
1.968 |
1,7% |
2.680 |
2,1% |
-26,6% |
|
14º |
VW TIGUAN |
1.942 |
1,6% |
1.631 |
1,3% |
19,1% |
|
15º |
KIA SPORTAGE |
1.860 |
1,6% |
1.876 |
1,5% |
-0,9% |
|
16º |
BMW X1 |
1.826 |
1,5% |
1.822 |
1,5% |
0,2% |
|
17º |
VW T-CROSS |
1.783 |
1,5% |
1.969 |
1,6% |
-9,4% |
|
18º |
TOYOTA AYGO X |
1.520 |
1,3% |
1.933 |
1,5% |
-21,4% |
|
19º |
KIA PICANTO |
1.488 |
1,3% |
1.399 |
1,1% |
6,4% |
|
20º |
FIAT 600* |
1.470 |
1,2% |
966 |
0,8% |
52,2% |
|
21º |
BYD SEAL U* |
1.412 |
1,2% |
0 |
0,0% |
– |
|
22º |
OPEL CORSA |
1.402 |
1,2% |
3.206 |
2,6% |
-56,3% |
|
23º |
HYUNDAI TUCSON |
1.188 |
1,0% |
1.100 |
0,9% |
8,0% |
|
24º |
AUDI A3 |
1.169 |
1,0% |
965 |
0,8% |
21,1% |
|
25º |
CITROËN C3 AIRCROSS* |
1.147 |
1,0% |
0 |
0,0% |
– |
|
26º |
HYUNDAI I10 |
1.114 |
0,9% |
1.283 |
1,0% |
-13,2% |
|
27º |
PEUGEOT 3008 |
1.101 |
0,9% |
916 |
0,7% |
20,2% |
|
28º |
FIAT GRANDE PANDA* |
1.082 |
0,9% |
0 |
0,0% |
– |
|
29º |
MERCEDES GLA |
1.023 |
0,9% |
1.038 |
0,8% |
-1,4% |
|
30º |
PEUGEOT 2008 |
1.020 |
0,9% |
2.250 |
1,8% |
-54,7% |
Observação (*): Resultados de julho/24 indisponíveis para os modelos em destaque.