Os automóveis registraram leve crescimento nas vendas no 1º semestre de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Foram 878.604 unidades, 3,52% acima das 848.736 unidades emplacadas no mesmo período de 2024. Uma coisa, entretanto, não mudou: embora com leve retração (-1,1%), o VW Polo manteve uma confortável liderança geral no segmento.
A marca alemã, aliás, teve motivos para comemorar: com 44.529 unidades, 41% a mais no período, o T-Cross assegurou uma inesperada dobradinha. Quarto colocado há um ano, o Fiat Argo (44.466) garantiu presença no pódio muito próximo do líder entre os SUVs / crossovers. O Hyundai HB20 (36.873), terceiro em 2024, perdeu quase 14% de seus compradores.
15
Fonte: Motor1.com
Destaque negativo entre os dez primeiros, o Chevrolet Onix (34.389) recuou mais de 20% e caiu para a 5ª posição. Em situação oposta, a Honda viu as vendas do HR-V (32.002) crescerem quase 46%, desempenho suficiente para fazê-lo saltar da 15ª para a 7ª posição. Também no top 10, Toyota Corolla Cross (30.090) e Jeep Compass (27.531) avançaram acima dos 20%.
Vivendo bom momento comercial, o Fiat Fastback (25.160) avançou quatro posições. Mesmo mantendo a liderança entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus (21.559) teve retração próxima dos 28%. Melhor estreante, o Citroën Basalt entrou no top 30 com 10.017 unidades. Modelo mais barato da Caoa Chery, o Tiggo 5X (5.612) viu sumirem 60% de seus compradores do ano passado.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2025 (A) |
% TOTAL 2025 |
1º SEM. 2024 (B) |
% TOTAL 2025 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2024 |
↑↓ |
1º |
VW POLO |
57.216 |
6,51% |
57.862 |
6,82% |
-1,12% |
1º |
= |
2º |
VW T-CROSS |
44.529 |
5,07% |
31.519 |
3,71% |
41,28% |
6º |
↑ |
3º |
FIAT ARGO |
44.466 |
5,06% |
39.624 |
4,67% |
12,22% |
4º |
↑ |
4º |
HYUNDAI HB20 |
36.873 |
4,20% |
42.696 |
5,03% |
-13,64% |
3º |
↓ |
5º |
CHEVROLET ONIX |
34.389 |
3,91% |
43.603 |
5,14% |
-21,13% |
2º |
↓ |
6º |
FIAT MOBI |
33.230 |
3,78% |
32.240 |
3,80% |
3,07% |
5º |
↓ |
7º |
HONDA HR-V |
32.002 |
3,64% |
21.950 |
2,59% |
45,79% |
15º |
↑ |
8º |
HYUNDAI CRETA |
31.177 |
3,55% |
30.531 |
3,60% |
2,12% |
7º |
↓ |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
30.090 |
3,42% |
21.844 |
2,57% |
37,75% |
16º |
↑ |
10º |
JEEP COMPASS |
27.531 |
3,13% |
22.791 |
2,69% |
20,80% |
14º |
↑ |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
27.238 |
3,10% |
28.865 |
3,40% |
-5,64% |
9º |
↓ |
12º |
RENAULT KWID |
26.380 |
3,00% |
25.635 |
3,02% |
2,91% |
12º |
= |
13º |
FIAT FASTBACK |
25.160 |
2,86% |
21.735 |
2,56% |
15,76% |
17º |
↑ |
14º |
NISSAN KICKS |
23.191 |
2,64% |
28.181 |
3,32% |
-17,71% |
10º |
↓ |
15º |
VW NIVUS |
22.598 |
2,57% |
25.866 |
3,05% |
-12,63% |
11º |
↓ |
16º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
21.559 |
2,45% |
29.907 |
3,52% |
-27,91% |
8º |
↓ |
17º |
JEEP RENEGADE |
20.668 |
2,35% |
23.492 |
2,77% |
-12,02% |
13º |
↓ |
18º |
FIAT PULSE |
20.264 |
2,31% |
18.103 |
2,13% |
11,94% |
18º |
= |
19º |
TOYOTA COROLLA |
18.396 |
2,09% |
16.502 |
1,94% |
11,48% |
20º |
↑ |
20º |
BYD SONG* |
17.486 |
1,99% |
10.038 |
1,18% |
74,20% |
27º |
↑ |
21º |
VW VIRTUS |
17.173 |
1,95% |
14.986 |
1,77% |
14,59% |
21º |
= |
22º |
HYUNDAI HB20S |
14.931 |
1,70% |
14.081 |
1,66% |
6,04% |
23º |
↑ |
23º |
FIAT CRONOS |
14.551 |
1,66% |
16.763 |
1,98% |
-13,20% |
19º |
↓ |
24º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
14.183 |
1,61% |
9.449 |
1,11% |
50,10% |
31º |
↑ |
25º |
BYD DOLPHIN MINI |
13.213 |
1,50% |
9.050 |
1,07% |
46,00% |
33º |
↑ |
26º |
GWM HAVAL H6 |
12.673 |
1,44% |
9.043 |
1,07% |
40,14% |
34º |
↑ |
27º |
CHEVROLET SPIN |
10.348 |
1,18% |
9.415 |
1,11% |
9,91% |
32º |
↑ |
28º |
RENAULT KARDIAN |
10.284 |
1,17% |
5.191 |
0,61% |
98,11% |
41º |
↑ |
29º |
CITROËN BASALT |
10.017 |
1,14% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
30º |
RENAULT DUSTER |
8.600 |
0,98% |
10.173 |
1,20% |
-15,46% |
25º |
↓ |
31º |
VW TAOS |
8.550 |
0,97% |
7.013 |
0,83% |
21,92% |
37º |
↑ |
32º |
HONDA CITY |
8.362 |
0,95% |
6.200 |
0,73% |
34,87% |
38º |
↑ |
33º |
TOYOTA SW4 |
8.307 |
0,95% |
7.631 |
0,90% |
8,86% |
35º |
↑ |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
7.467 |
0,85% |
4.331 |
0,51% |
72,41% |
42º |
↑ |
35º |
HONDA CITY HATCH |
7.401 |
0,84% |
5.674 |
0,67% |
30,44% |
40º |
↑ |
36º |
JEEP COMMANDER |
7.218 |
0,82% |
7.076 |
0,83% |
2,01% |
36º |
= |
37º |
PEUGEOT 2008 |
6.620 |
0,75% |
739 |
0,09% |
795,81% |
– |
↑ |
38º |
CITROËN C3 |
6.316 |
0,72% |
10.131 |
1,19% |
-37,66% |
26º |
↓ |
39º |
BYD DOLPHIN |
6.285 |
0,72% |
9.608 |
1,13% |
-34,59% |
30º |
↓ |
40º |
BYD KING |
6.255 |
0,71% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5.612 |
0,64% |
14.131 |
1,66% |
-60,29% |
22º |
↓ |
42º |
NISSAN VERSA |
5.367 |
0,61% |
5.950 |
0,70% |
-9,80% |
39º |
↓ |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
4.273 |
0,49% |
3.983 |
0,47% |
7,28% |
43º |
= |
44º |
PEUGEOT 208 |
4.202 |
0,48% |
9.871 |
1,16% |
-57,43% |
28º |
↓ |
45º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.911 |
0,45% |
9.772 |
1,15% |
-59,98% |
29º |
↓ |
46º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.563 |
0,41% |
12.314 |
1,45% |
-71,07% |
24º |
↓ |
47º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.833 |
0,32% |
3.912 |
0,46% |
-27,58% |
44º |
↓ |
48º |
VW TERA |
2.750 |
0,31% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
49º |
NISSAN SENTRA |
2.515 |
0,29% |
2.532 |
0,30% |
-0,67% |
47º |
↓ |
50º |
BMW X1 |
2.412 |
0,27% |
2.436 |
0,29% |
-0,99% |
48º |
↓ |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
TOTAL AUTOS |
878.604 |
100,00% |
848.736 |
100,00% |
3,52% |
… |
… |

45
Fonte: Motor1.com
Entre os comerciais leves, nenhuma alteração entre os quatro primeiros colocados. Líder geral do mercado brasileiro, a Fiat Strada (62.697) registrou avanço de pouco mais de 10%, enquanto a VW Saveiro (29.147), sua rival, cresceu quase 20%. Sexta colocada há um ano, a Ford Ranger (15.973) entrou no top 5. Destaque negativo, a Chevrolet Montana (10.129) caiu três posições com uma retração superior a 22%.
Entrando no top 10, a van Renault Master (7.652) aumentou em quase 2/3 o número de emplacamentos de 2024. Em seu 1º semester cheio, a Fiat Titano (3.986) superou a Nissan Frontier (3.913). Dentre os modelos novatos, nenhum foi melhor do que a Mitsubishi Triton (3.793), 15ª. Más notícias para a Ford: com apenas 882 unidades, a Maverick despencou da 17ª para a 26ª colocação, com recuo de quase 39%.

Renault Master Minibus Executive
Na disputa entre as picapes grandes, a Ram emplacou a 3500 (943) e a 1500 (852) no topo da lista, Entre as arquirrivais norte-americanas, vitóra confortável da Ford F150 (565) sobre uma Chevrolet Silverado (358) que recuou quase 58%. Aposta da BYD entre as picapes medias, a Shark conquistou a preferência de apenas 623 consumidores.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2025 (A) |
% TOTAL 2025 |
1º SEM. 2024 (B) |
% TOTAL 2025 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2024 |
↑↓ |
1º |
FIAT STRADA |
62.697 |
24,81% |
56.597 |
24,81% |
10,78% |
1º |
= |
2º |
VW SAVEIRO |
29.147 |
11,54% |
24.477 |
10,73% |
19,08% |
2º |
= |
3º |
FIAT TORO |
23.332 |
9,23% |
23.206 |
10,17% |
0,54% |
3º |
= |
4º |
TOYOTA HILUX |
23.151 |
9,16% |
22.289 |
9,77% |
3,87% |
4º |
= |
5º |
FORD RANGER |
15.973 |
6,32% |
12.766 |
5,60% |
25,12% |
6º |
↑ |
6º |
CHEVROLET S10 |
13.781 |
5,45% |
12.360 |
5,42% |
11,50% |
7º |
↑ |
7º |
RAM RAMPAGE |
11.428 |
4,52% |
11.375 |
4,99% |
0,47% |
8º |
↑ |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
10.129 |
4,01% |
13.004 |
5,70% |
-22,11% |
5º |
↓ |
9º |
FIAT FIORINO |
9.912 |
3,92% |
8.974 |
3,93% |
10,45% |
9º |
= |
10º |
RENAULT MASTER |
7.652 |
3,03% |
4.643 |
2,03% |
64,81% |
13º |
↑ |
11º |
RENAULT OROCH |
5.683 |
2,25% |
6.227 |
2,73% |
-8,74% |
10º |
↓ |
12º |
MITSUBISHI L200 |
4.006 |
1,59% |
5.505 |
2,41% |
-27,23% |
11º |
↓ |
13º |
FIAT TITANO |
3.986 |
1,58% |
1.030 |
0,45% |
286,99% |
19º |
↑ |
14º |
NISSAN FRONTIER |
3.913 |
1,55% |
5.323 |
2,33% |
-26,49% |
12º |
↓ |
15º |
MITSUBISHI TRITON |
3.793 |
1,50% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
16º |
FIAT DUCATO |
2.050 |
0,81% |
947 |
0,42% |
116,47% |
20º |
↑ |
17º |
VW AMAROK |
2.010 |
0,80% |
2.397 |
1,05% |
-16,15% |
14º |
↓ |
18º |
HYUNDAI HR |
1.944 |
0,77% |
423 |
0,19% |
359,57% |
34º |
↑ |
19º |
RENAULT KANGOO |
1.848 |
0,73% |
237 |
0,10% |
679,75% |
37º |
↑ |
20º |
FIAT SCUDO |
1.758 |
0,70% |
1.445 |
0,63% |
21,66% |
15º |
↓ |
21º |
FORD TRANSIT |
1.332 |
0,53% |
1.440 |
0,63% |
-7,50% |
16º |
↓ |
22º |
KIA K2500 |
1.265 |
0,50% |
1.169 |
0,51% |
8,21% |
18º |
↓ |
23º |
IVECO DAILY |
1.229 |
0,49% |
804 |
0,35% |
52,86% |
26º |
↑ |
24º |
VW TRUCK E BUS / EXPRESS |
1.147 |
0,45% |
916 |
0,40% |
25,22% |
22º |
↓ |
25º |
RAM 3500 |
943 |
0,37% |
858 |
0,38% |
9,91% |
23º |
↓ |
26º |
FORD MAVERICK |
882 |
0,35% |
1.437 |
0,63% |
-38,62% |
17º |
↓ |
27º |
IVECO DAILY 30-130 |
868 |
0,34% |
580 |
0,25% |
49,66% |
30º |
↑ |
28º |
RAM 1500 |
852 |
0,34% |
824 |
0,36% |
3,40% |
25º |
↓ |
29º |
EFFA V21 |
830 |
0,33% |
627 |
0,27% |
32,38% |
29º |
= |
30º |
BYD SHARK |
623 |
0,25% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
31º |
FORD F150 |
565 |
0,22% |
258 |
0,11% |
118,99% |
36º |
↑ |
32º |
RAM 2500 |
462 |
0,18% |
737 |
0,32% |
-37,31% |
27º |
↓ |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
422 |
0,17% |
576 |
0,25% |
-26,74% |
31º |
↓ |
34º |
PEUGEOT EXPERT |
380 |
0,15% |
489 |
0,21% |
-22,29% |
32º |
↓ |
35º |
CHEVROLET SILVERADO |
358 |
0,14% |
851 |
0,37% |
-57,93% |
24º |
↓ |
36º |
PEUGEOT PARTNER |
251 |
0,10% |
424 |
0,19% |
-40,80% |
33º |
↓ |
37º |
CITROËN JUMPY |
243 |
0,10% |
654 |
0,29% |
-62,84% |
28º |
↓ |
38º |
SHINERAY P TRUCKS |
241 |
0,10% |
3 |
0,00% |
7933,33% |
– |
↑ |
39º |
EFFA V22 |
227 |
0,09% |
198 |
0,09% |
14,65% |
38º |
↓ |
40º |
JAC HUNTER |
205 |
0,08% |
3 |
0,00% |
6733,33% |
– |
↑ |
41º |
CITROËN JUMPER |
181 |
0,07% |
49 |
0,02% |
269,39% |
45º |
↑ |
42º |
PEUGEOT BOXER |
143 |
0,06% |
78 |
0,03% |
83,33% |
42º |
= |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
139 |
0,06% |
96 |
0,04% |
44,79% |
40º |
↓ |
44º |
IVECO DAILY 35-180 |
94 |
0,04% |
32 |
0,01% |
193,75% |
48º |
↑ |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 317 |
65 |
0,03% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
46º |
EFFA V25 |
63 |
0,02% |
48 |
0,02% |
31,25% |
46º |
= |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
53 |
0,02% |
15 |
0,01% |
253,33% |
50º |
↑ |
48º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
50 |
0,02% |
78 |
0,03% |
-35,90% |
43º |
↓ |
49º |
FOTON TUNLAND |
46 |
0,02% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
50º |
MERCEDES-BENZ ESPRINTER 320 |
45 |
0,02% |
0 |
0,00% |
– |
– |
↑ |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
TOTAL COMERCIAIS |
252.665 |
100,00% |
228.160 |
100,00% |
10,74% |
… |
… |
Observação: O número de emplacamentos do BYD Song* contempla as versões Pro e Plus.
Fonte: Fenabrave