Search
Close this search box.

veja todos os modelos que terão IPI zero

Anunciado na semana passada, o programa Carro Sustentável, parte do MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), chegou com a intenção de tentar deixar as regras e critérios para carros mais eficientes mais claras para montadoras e consumidores. A principal mudança é que os carros que se enquadrem nas exigências terão a alíquota de IPI zerada, desde que atendam a critérios ambientais, técnicos e produtivos estabelecidos pelo governo.

Segundo o decreto, para que um veículo seja considerado sustentável e receba o benefício da alíquota zero de IPI, ele deverá cumprir quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro; utilizar ao menos 80% de materiais recicláveis ou reutilizáveis; realizar etapas essenciais de produção no Brasil, como estampagem, soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem; e se enquadrar em uma das seguintes categorias: subcompacto, compacto, utilitário esportivo compacto ou picape compacta. 

Até agora, cinco grupos com fábricas no Brasil enviaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pedido de credenciamento de cinco modelos de veículos de entrada para o programa Carro Sustentável. Veja a lista completa abaixo.

Montadora Marca/Modelo/Versão
Chevrolet ONIX PLUS 1.0 Turbo MT
Chevrolet ONIX PLUS 1.0 MT
Chevrolet ONIX 1.0 Turbo MT
Chevrolet ONIX 1.0 MT 100 anos
Chevrolet ONIX 1.0 MT
Renault KWID INTENSE
Renault KWID ICONIC
Renault KWID INTENSE BITON
Renault KWID OUTSIDER
Renault KWID ZEN
Volkswagen POLO TRACK
Volkswagen POLO ROBUST
Volkswagen POLO TSI MT
Hyundai HB20 1.0 SENSE
Hyundai HB20 1.0 COMFORT
Hyundai HB20 1.0 LIMITED
Hyundai HB20 1.0 Turbo PLATINUM
Hyundai HB20 1.0 SE
Hyundai HB20S 1.0 COMFORT
Hyundai HB20S 1.0 LIMITED
Hyundai HB20S 1.0 TURBO PLATINUM
Hyundai HB20S 1.0 SE
Fiat MOBI LIKE
Fiat MOBI TREKKING 1.0MT
Fiat ARGO DRIVE 1.0


Chevrolet confirma série 100 anos para Onix e Tracker 2026

Onix 100 anos foi mostrado em vídeo durante apresentação dos modelos reestilizados, em 8 de julho

Foto de: Chevrolet

Surpreende entre os modelos algumas versões até então inéditas no mercado, como modelos 1.0 Turbo, tais quais o VW Polo, que deixou de ser oferecido pela marca com a chegada da linha 2026.  E o motivo é bem simples: a versão se enquadra no programa e tem IPI zerado. Só não sabemos qual será seu novo preço, pois a alemã ainda não o divulgou.



Vollkswagen Polo TSI 2023

Retirado na linha 2026, VW Polo TSI com câmbio manual retornou graças ao programa de IPI Zero

Por outro lado, algumas ausências levantam dúvidas sobre a estratégia das montadoras. Há pelo menos dois SUVs 1.0 aspirados que poderiam entrar na lista: o VW Tera e o Citroën Basalt, que utilizam os mesmos motores de modelos credenciados, como o Polo e os compactos da Fiat, como Mobi e Argo.

Para os demais veículos que não se enquadrarem, o decreto estabelece um novo modelo de cálculo para o IPI, que passa a valer em 90 dias. A alíquota base será de 6,3% para carros de passeio e 3,9% para comerciais leves, podendo ser ajustada para mais ou para menos, conforme cinco critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência do motor, nível de segurança e reciclabilidade.



VW Tera MPI MT (3)

VW Tera MPI usa mesmo propulsor do Polo Track, mas não entrou no programa Carro Sustentável

Foto de: Volkswagen



Citroën Basalt 1.0 Feel MT 2025

Outra ausência é o Citroen Basalt, que também utiliza o mesmo propulsor dos populares da Fiat

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Veículos elétricos ou híbridos com propulsão etanol-flex, por exemplo, poderão ter redução de até 2 pontos percentuais na alíquota do IPI. Da mesma forma, modelos mais eficientes, com menor potência e tecnologias de segurança — como frenagem automática de emergência — também poderão receber bônus tributários. Já veículos movidos apenas a gasolina ou diesel, ou com baixo desempenho ambiental e tecnológico, terão acréscimos na alíquota.

Segundo o governo, o novo sistema é de “soma zero”, sem impacto fiscal na arrecadação total, com validade até dezembro de 2026, quando a nova Reforma Tributária passará a vigorar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…