Repetindo o cenário de maio, o segmento de picapes registrou novo crescimento em junho. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas no mês passado 37.098 unidades das representantes das quatro categorias, quase 10% acima na comparação com o mesmo período de 2024 (33.808). Em relação a maio (40.175), que contou com mais dias úteis, houve uma retração próxima de 8%.
As grandes responsáveis pela evolução nos números foram as únicas representantes entre as picapes pequenas. Vice-líder geral do mercado brasileiro no mês passado, a Fiat Strada (11.474) registrou crescimento de quase 52%. Acima das 4 mil unidades pelo 11º mês seguido, a VW Saveiro (4.849) avançou ainda mais (+52,4%). Juntas, as duas responderam por 44% de todos os modelos comercializados.
46
Já entre as intermediárias, a líder Fiat Toro (3.414) – às vésperas de uma reestilização – teve o seu desempenho comercial mais fraco desde fevereiro do ano passado (3.043). Com evolução discreta, a Ram Rampage (2.000) assegurou sua 5ª vice-liderança seguida. Embora mantendo-se na última posição, a Ford Maverick (242) cresceu mais de 60% nas últimas semanas com a chegada da linha reestilizada às concessionárias da marca.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
FIAT STRADA |
62702 |
11474 |
11854 |
7551 |
70,29% |
68,17% |
-3,21% |
51,95% |
2º |
VW SAVEIRO |
29147 |
4849 |
5536 |
3182 |
29,71% |
31,83% |
-12,41% |
52,39% |
91849 |
16323 |
17390 |
10733 |
100,00% |
100,00% |
-6,14% |
52,08% |
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
FIAT TORO |
23335 |
3414 |
4690 |
4778 |
41,36% |
48,03% |
-27,21% |
-28,55% |
2º |
RAM RAMPAGE |
11428 |
2000 |
2182 |
1967 |
24,23% |
22,35% |
-8,34% |
1,68% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
10130 |
1692 |
1872 |
2349 |
20,50% |
19,17% |
-9,62% |
-27,97% |
4º |
RENAULT OROCH |
5683 |
907 |
872 |
861 |
10,99% |
8,93% |
4,01% |
5,34% |
5º |
FORD MAVERICK |
882 |
242 |
149 |
323 |
2,93% |
1,53% |
62,42% |
-25,08% |
51458 |
8255 |
9765 |
10278 |
100,00% |
100,00% |
-15,46% |
-19,68% |
Sobrando entre as médias, a Toyota Hilux (4.576), sem resultado similar desde outubro (4.734), abriu mais de 1,6 mil unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (2.961). Vice em maio, a Chevrolet S10 (2.612) cresceu quase 19% nos últimos doze meses. Em seu melhor momento desde o lançamento, a Mitsubishi Triton (983) repetiu a 4ª posição de maio.

Foto de: Motor1.com
Da 5ª posição em diante, nenhum modelo conseguiu emplacar sequer 400 unidades. Substituída pela Triton, a Mitsubishi L200 venceu por apenas 30 unidades uma disputa contra a Nissan Frontier (343 x 313), ambas com quedas acima dos 56%. Menção para a estreia da chinesa Foton Tunland (45). Sem estoques nas lojas, a VW Amarok (10) teve o pior desempenho da representante da marca alemã desde fevereiro de 2021 (26).
Picapes Médias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
TOYOTA HILUX |
23151 |
4576 |
4425 |
3893 |
37,69% |
35,40% |
3,41% |
17,54% |
2º |
FORD RANGER |
15973 |
2961 |
2670 |
3025 |
24,39% |
21,36% |
10,90% |
-2,12% |
3º |
CHEVROLET S10 |
13782 |
2612 |
2771 |
2197 |
21,52% |
22,17% |
-5,74% |
18,89% |
4º |
MITSUBISHI TRITON |
3793 |
983 |
892 |
0 |
8,10% |
7,14% |
10,20% |
– |
5º |
MITSUBISHI L200 |
4006 |
343 |
571 |
782 |
2,83% |
4,57% |
-39,93% |
-56,14% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
3913 |
313 |
363 |
788 |
2,58% |
2,90% |
-13,77% |
-60,28% |
7º |
FIAT TITANO |
3986 |
170 |
657 |
677 |
1,40% |
5,26% |
-74,12% |
-74,89% |
8º |
BYD SHARK |
623 |
86 |
103 |
0 |
0,71% |
0,82% |
-16,50% |
– |
9º |
FOTON TUNLNAD |
46 |
45 |
1 |
0 |
0,37% |
0,01% |
4400,00% |
– |
10º |
JAC HUNTER |
205 |
41 |
17 |
0 |
0,34% |
0,14% |
141,18% |
– |
11º |
VW AMAROK |
2011 |
10 |
30 |
702 |
0,08% |
0,24% |
-66,67% |
-98,58% |
71489 |
12140 |
12500 |
12064 |
100,00% |
100,00% |
-2,88% |
0,63% |
Finalizando com as picapes maiores, a Ram retomou a dobradinha perdida em maio, com a 3500 (103) novamente à frente da 1500 (93). Vice em maio, a Ford F-150 (65) foi a única da lista com crescimento nas vendas, embora por muito pouco não tenha perdido lugar no pódio para a arquirrival Chevrolet Silverado (63).
Picapes Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
RAM 3500 |
943 |
103 |
192 |
169 |
27,11% |
36,92% |
-46,35% |
-39,05% |
2º |
RAM 1500 |
851 |
93 |
89 |
264 |
24,47% |
17,12% |
4,49% |
-64,77% |
3º |
FORD F150 |
565 |
65 |
96 |
41 |
17,11% |
18,46% |
-32,29% |
58,54% |
4º |
CHEVROLET SILVERADO |
358 |
63 |
65 |
68 |
16,58% |
12,50% |
-3,08% |
-7,35% |
5º |
RAM 2500 |
462 |
55 |
78 |
189 |
14,47% |
15,00% |
-29,49% |
-70,90% |
6º |
JEEP GLADIATOR |
15 |
1 |
0 |
2 |
0,26% |
0,00% |
– |
-50,00% |
3194 |
380 |
520 |
733 |
100,00% |
100,00% |
-26,92% |
-48,16% |