O mercado europeu de automóveis registrou alta de 10,7% em setembro de 2025, segundo dados da ACEA. Foram 1.236.876 unidades vendidas na União Europeia, países da EFTA e Reino Unido, o maior volume para o mês desde 2020. O avanço foi puxado pela expansão dos veículos híbridos e elétricos, enquanto os carros a combustão continuam perdendo espaço no continente.
Os híbridos plug-in foram os que mais cresceram, com aumento de 62,1% em relação a setembro de 2024. Já os veículos a diesel recuaram 15,5%, confirmando a tendência de queda contínua do combustível. A transição tecnológica avança em ritmo constante e já redefine a composição de mercado entre as principais montadoras.
22
Híbridos e elétricos ganham espaço
Os híbridos plug-in aumentaram sua participação para 10,6% do total de emplacamentos, ante 7,3% no mesmo mês do ano passado. Os híbridos leves e completos também avançaram e agora representam 35,1% das vendas, frente a 33,7% em 2024. No total, os eletrificados já respondem por quase metade dos carros vendidos na região.
Os elétricos chegaram a 21% de participação, impulsionados pelo desempenho em mercados como Alemanha e Reino Unido, que cresceram 31,9% e 29,1%, respectivamente. O avanço está ligado à ampliação da infraestrutura de recarga e à maior oferta de produtos por parte das marcas locais e chinesas.

41
Fonte: Fiat
Gasolina e diesel em queda
Os carros a gasolina representaram 24,4% das vendas de setembro, contra 29,4% no mesmo período de 2024. O diesel caiu para 6,3%, ante 8,2% no ano anterior. O espaço deixado pelos combustíveis tradicionais vem sendo preenchido por opções eletrificadas e por combustíveis alternativos, como gás natural e GLP, que agora somam 2,3% de participação no mercado europeu.
O crescimento desses segmentos foi impulsionado por resultados positivos em países da Europa Central e Oriental, como República Tcheca, Romênia e Hungria, onde o custo de operação ainda é um fator decisivo na escolha do consumidor.

18
Volkswagen e Stellantis mantêm a liderança
O grupo Volkswagen manteve a liderança com 317.432 unidades vendidas em setembro, alta de 9,7% em relação ao mesmo mês de 2024. A participação ficou em 25,7%. Cupra e Skoda foram as marcas de melhor desempenho dentro do grupo, enquanto a Volkswagen também cresceu em volume e manteve o primeiro lugar no acumulado do ano.
O grupo Stellantis permaneceu na segunda posição com 165.457 unidades e crescimento de 11,5%, ampliando sua fatia para 13,4%. Alfa Romeo teve o maior avanço percentual entre as marcas do grupo, seguida por Citroën e Fiat. Em terceiro lugar ficou o Grupo Renault, com 115.830 unidades e aumento de 15,2%, impulsionado pelos resultados da Dacia.
| Posição | Grupo | Unidades (Set/25) | Variação vs 2024 | Participação |
| 1º | Volkswagen Group | 317.432 | 0,097 | 25,70% |
| 2º | Stellantis | 165.457 | 0,115 | 13,40% |
| 3º | Renault Group | 115.830 | 0,152 | 9,40% |
| 4º | Hyundai Group | 97.846 | 0,008 | 7,90% |
| 5º | Toyota Group | 86.797 | 0,028 | 7,00% |
| 6º | BMW Group | 85.538 | 0,042 | 6,90% |
| 7º | Mercedes | 67.942 | 0,005 | 5,50% |
| 8º | Ford | 40.713 | -3,40% | 3,30% |
| 9º | Tesla | 39.837 | -10,50% | 3,20% |
| 10º | SAIC Motor | 33.924 | 0,755 | 2,70% |
| 11º | Volvo | 32.072 | 0,07 | 2,60% |
| 12º | Nissan | 29.882 | 0,042 | 2,40% |
| 13º | BYD | 24.963 | 3,98 | 2,00% |
| 14º | Suzuki | 16.535 | -7,00% | 1,30% |
| 15º | Mazda | 16.087 | -5,00% | 1,30% |
| 16º | Jaguar Land Rover | 10.237 | -36,80% | 0,80% |
| 17º | Honda | 9.293 | 0,092 | 0,80% |
| 18º | Mitsubishi | 2.591 | -24,10% | 0,20% |

8
Fonte: BYD
Marcas chinesas ganham força, Tesla recua
As montadoras chinesas mantêm ritmo acelerado de expansão no continente. A BYD cresceu 398% em comparação a setembro de 2024, enquanto a SAIC Motor, responsável pela MG, aumentou 75,5%. Ambas consolidam presença crescente entre os veículos elétricos e híbridos no mercado europeu.
A Volvo também registrou aumento, com crescimento de 7% nas vendas. Na direção oposta, a Tesla caiu 10,5% no comparativo anual, acompanhada por Ford e Mazda, que recuaram 3,4% e 5%, respectivamente. A Jaguar Land Rover teve queda de 36,8% e segue em fase de reestruturação.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com