Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Volkswagen lidera e híbridos e elétricos puxam crescimento de 10,7% em setembro

Volkswagen lidera e híbridos e elétricos puxam crescimento de 10,7% em setembro

O mercado europeu de automóveis registrou alta de 10,7% em setembro de 2025, segundo dados da ACEA. Foram 1.236.876 unidades vendidas na União Europeia, países da EFTA e Reino Unido, o maior volume para o mês desde 2020. O avanço foi puxado pela expansão dos veículos híbridos e elétricos, enquanto os carros a combustão continuam perdendo espaço no continente.

Os híbridos plug-in foram os que mais cresceram, com aumento de 62,1% em relação a setembro de 2024. Já os veículos a diesel recuaram 15,5%, confirmando a tendência de queda contínua do combustível. A transição tecnológica avança em ritmo constante e já redefine a composição de mercado entre as principais montadoras.

Híbridos e elétricos ganham espaço

Os híbridos plug-in aumentaram sua participação para 10,6% do total de emplacamentos, ante 7,3% no mesmo mês do ano passado. Os híbridos leves e completos também avançaram e agora representam 35,1% das vendas, frente a 33,7% em 2024. No total, os eletrificados já respondem por quase metade dos carros vendidos na região.

Os elétricos chegaram a 21% de participação, impulsionados pelo desempenho em mercados como Alemanha e Reino Unido, que cresceram 31,9% e 29,1%, respectivamente. O avanço está ligado à ampliação da infraestrutura de recarga e à maior oferta de produtos por parte das marcas locais e chinesas.

Gasolina e diesel em queda

Os carros a gasolina representaram 24,4% das vendas de setembro, contra 29,4% no mesmo período de 2024. O diesel caiu para 6,3%, ante 8,2% no ano anterior. O espaço deixado pelos combustíveis tradicionais vem sendo preenchido por opções eletrificadas e por combustíveis alternativos, como gás natural e GLP, que agora somam 2,3% de participação no mercado europeu.

O crescimento desses segmentos foi impulsionado por resultados positivos em países da Europa Central e Oriental, como República Tcheca, Romênia e Hungria, onde o custo de operação ainda é um fator decisivo na escolha do consumidor.

Volkswagen e Stellantis mantêm a liderança

O grupo Volkswagen manteve a liderança com 317.432 unidades vendidas em setembro, alta de 9,7% em relação ao mesmo mês de 2024. A participação ficou em 25,7%. Cupra e Skoda foram as marcas de melhor desempenho dentro do grupo, enquanto a Volkswagen também cresceu em volume e manteve o primeiro lugar no acumulado do ano.

O grupo Stellantis permaneceu na segunda posição com 165.457 unidades e crescimento de 11,5%, ampliando sua fatia para 13,4%. Alfa Romeo teve o maior avanço percentual entre as marcas do grupo, seguida por Citroën e Fiat. Em terceiro lugar ficou o Grupo Renault, com 115.830 unidades e aumento de 15,2%, impulsionado pelos resultados da Dacia.

Posição Grupo Unidades (Set/25) Variação vs 2024 Participação
Volkswagen Group 317.432 0,097 25,70%
Stellantis 165.457 0,115 13,40%
Renault Group 115.830 0,152 9,40%
Hyundai Group 97.846 0,008 7,90%
Toyota Group 86.797 0,028 7,00%
BMW Group 85.538 0,042 6,90%
Mercedes 67.942 0,005 5,50%
Ford 40.713 -3,40% 3,30%
Tesla 39.837 -10,50% 3,20%
10º SAIC Motor 33.924 0,755 2,70%
11º Volvo 32.072 0,07 2,60%
12º Nissan 29.882 0,042 2,40%
13º BYD 24.963 3,98 2,00%
14º Suzuki 16.535 -7,00% 1,30%
15º Mazda 16.087 -5,00% 1,30%
16º Jaguar Land Rover 10.237 -36,80% 0,80%
17º Honda 9.293 0,092 0,80%
18º Mitsubishi 2.591 -24,10% 0,20%

Marcas chinesas ganham força, Tesla recua

As montadoras chinesas mantêm ritmo acelerado de expansão no continente. A BYD cresceu 398% em comparação a setembro de 2024, enquanto a SAIC Motor, responsável pela MG, aumentou 75,5%. Ambas consolidam presença crescente entre os veículos elétricos e híbridos no mercado europeu.

A Volvo também registrou aumento, com crescimento de 7% nas vendas. Na direção oposta, a Tesla caiu 10,5% no comparativo anual, acompanhada por Ford e Mazda, que recuaram 3,4% e 5%, respectivamente. A Jaguar Land Rover teve queda de 36,8% e segue em fase de reestruturação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…