Search
Close this search box.

Volkswagen só terá novos carros elétricos em 2027

A gigante automobilística Volkswagen anunciou uma pausa em seus lançamentos de eletrificados. Segundo a marca, a previsão de novos carros elétricos só em 2027. A decisão é resultado de uma análise cuidadosa do cenário atual do mercado, assim como os desafios enfrentados pela empresa.

Até mesmo o ID.2 que estava nos planos da montadora para este ano teve seu lançamento adiado. Entenda os motivos.

Volkswagen só terá novos carros elétricos em 2027

O último carro do segmento lançado pela montadora foi o ID.7 neste primeiro ciclo de veículos 100% elétricos. E foi justamente o baixo desempenho da linha ID o estopim para a decisão. 

Desde que chegou ao mercado, a linha ID não alcançou as metas de vendas esperadas. Modelos como o ID.4, por exemplo, não obtiveram o sucesso projetado, inclusive em países mais evoluídos na questão da eletrificação. 

Nos Estados Unidos e Europa, seus veículos elétricos encontraram uma grande instabilidade nas vendas. Mesmo na China, onde tem uma presença forte, a marca não desencantou, uma vez que o público local prefere carros nacionais. 

Soma-se aí o fim dos incentivos para a compra de carros elétricos na Europa e nos Estados Unidos. O resultado é um cenário de vendas mais fracas desse tipo de veículos.

No Brasil, a marca sequer chegou a colocar veículos elétricos à venda. Para conseguir um desses modelos só por meio de assinatura VW Sign & Drive, em que o cliente paga um valor mensal (acima dos R$ 10 mil) e fica com o veículo por 24 meses. 

ID.4 não teve grande sucesso nos países em que foi comercializado - Foto: Divulgação
ID.4 não teve grande sucesso nos países em que foi comercializado – Foto: Divulgação

Outro ponto que desestimulou a VW foi a concorrência acirrada, sobretudo de veículos chineses. Todo dia uma novidade que a marca alemã não conseguiu alcançar mesmo com as parcerias. 

“A introdução de novos modelos é uma solução, mas é tão importante quanto manter o que já temos no portfólio atual”, disse o porta-voz Stefan Voswinkel. “Temos trabalhado nos últimos anos e teremos novos modelos de alta performance e alta qualidade”, completou Voswinkel.

Nova estratégia

Uma das soluções encontradas foi mais uma parceria, dessa vez com a chinesa XPeng, fabricante de carros elétricos. 

Juntas, as duas empresas desenvolvem uma plataforma chamada “electrical and electronic” (E&E). A ideia é utilizá-la como base para os novos eletrificados da VW produzidos na China e exportados para Europa e outros mercados.

Eai, vai esperar por um carro elétrico da VW? Responda nos comentários!

Leia também: 

Volkswagen aumento o preço de 3 veículos do seu portfólio – veja os novos valores

 

 



Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp

Robson QuirinoRobson Quirino

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…