A Volvo Car Brasil foi premiada na categoria Mobilidade do Energy Summit Awards, realizado na última quinta-feira (26), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O reconhecimento destaca o trabalho da marca sueca no avanço da mobilidade elétrica e, em especial, seu projeto de implantação de eletropostos em rodovias brasileiras.
O Energy Summit Awards integra a programação do Energy Summit, evento internacional voltado à transição energética e sustentabilidade, realizado em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Foto de: Volvo
Desde 2017, quando lançou seu primeiro híbrido plug-in no Brasil, a Volvo tem ampliado sua atuação no segmento de eletrificação. Em 2022, a marca inaugurou seu primeiro eletroposto de carga rápida, em Cajati (SP), dando início a uma estratégia robusta de infraestrutura.
Atualmente, a rede de recarga da Volvo conta com 75 pontos ativos em operação, totalizando mais de 145 conectores rápidos. Juntas, as estações permitem que motoristas percorram mais de 29 mil quilômetros de rodovias em todas as regiões do Brasil. A estrutura é aberta a veículos de todas as marcas e pode ser acessada pelo aplicativo Volvo Car Eletropostos, que traz informações em tempo real.

Foto de: Volvo
A iniciativa representa um investimento de R$ 70 milhões, com foco na expansão da infraestrutura e melhoria da experiência dos usuários. Inicialmente gratuitos para todos os motoristas, os pontos de recarga passaram a ter cobrança para veículos de outras montadoras a partir de julho de 2024. Proprietários de modelos Volvo seguem com acesso gratuito.
“Receber esse prêmio é motivo de orgulho e reforça o nosso pioneirismo e compromisso com o futuro da eletrificação no Brasil. A Volvo acredita no futuro elétrico, e, para isso, precisamos oferecer uma infraestrutura de qualidade, que proporcione segurança e tranquilidade aos consumidores”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

9
O portfólio da marca sueca no Brasil inclui os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos híbridos XC60 e XC90. Em 2024, a Volvo emplacou 8.682 veículos no país, mantendo 17% de participação no segmento premium. O destaque foi o EX30, com 2.748 unidades vendidas, tornando-se o carro premium 100% elétrico mais vendido no país.
Vale destacar que o evento Electric Days, promovido anualmente pelo Motor1, foi realizado em parceria com o Energy Summit pela primeira vez em 2025.